Odc227 Segunda-feira

 Odc227 Segunda-feira: 
Complementares: Salmo 25:11-20; Jó 24:1-8; Tiago 2:1-7 
Semicontínuas: Salmo 7; Amós 3: 9-4: 5; Tiago 2: 1-7
 
Salmo 25:11-20 Ad te, Domine, levavi
11 Por amor de teu Nome, ó SENHOR, * perdoa minha maldade, que é tão grande.
12 A quem teme ao SENHOR, * ensinará ele o caminho que deve escolher.
13 Sua alma permanecerá na felicidade, * e sua descendência possuirá a terra.
14 Os conselhos íntimos do SENHOR são para quem o teme, * e para estas pessoas manifesta o seu pacto.
15 Meus olhos estão sempre postos no SENHOR, * porque ele da armadilha livrará meus pés.
16 Volta-te para mim e tem de mim piedade; * que vivo o desamparo e a aflição.
17 Alivia meu coração das tribulações; * livra-me de minhas angústias.
18 Olha para minha aflição e para meu sofrimento; * e perdoa todos os meus pecados.
19 Olha para aquelas pessoas que são contra mim, que são muitas; * e contra mim se voltam com ódio.
20 Oh! Guarda a minha alma e livra-me; que não viva em confusão; * pois em ti me refugio.

Jó 24:1-8
1 "Por que o Todo-poderoso
não marca as datas de julgamento?
Por que aqueles que o conhecem
não chegam a vê-las?
2 Há os que mudam
os marcos dos limites
e apascentam rebanhos
que eles roubaram.
3 Levam o jumento
que pertence ao órfão
e tomam o boi da viúva como penhor.
4 Forçam os necessitados
a sair do caminho
e os pobres da terra a esconder-se.
5 Como jumentos selvagens no deserto,
os pobres vão em busca de comida;
da terra deserta a obtêm
para os seus filhos.
6 Juntam forragem nos campos
e respigam nas vinhas dos ímpios.
7 Pela falta de roupas,
passam a noite nus;
não têm com que cobrir-se no frio.
8 Encharcados pelas chuvas
das montanhas,
abraçam-se às rochas
por falta de abrigo.

Tiago 2:1-7 
1 Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com parcialidade.
2 Suponham que, na reunião de vocês, entre um homem com anel de ouro e roupas finas e também entre um pobre com roupas velhas e sujas.
3 Se vocês derem atenção especial ao homem que está vestido com roupas finas e disserem: "Aqui está um lugar apropriado para o senhor", mas disserem ao pobre: "Você, fique em pé ali", ou: "Sente-se no chão, junto ao estrado onde ponho os meus pés",
4 não estarão fazendo discriminação, fazendo julgamentos com critérios errados?
5 Ouçam, meus amados irmãos: Não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?
6 Mas vocês têm desprezado o pobre. Não são os ricos que oprimem vocês? Não são eles os que os arrastam para os tribunais?
7 Não são eles que difamam o bom nome que sobre vocês foi invocado?

Semicontínuas:
Salmo 7  Domine. Deus meus 
Ó SENHOR, DEUS meu, em ti busco refúgio; * salva-me de todas as pessoas que me perseguem e livra-me
2  Que não seja destruída a minha vida, * sem haver quem a livre. 
3  SENHOR, DEUS meu, se eu fiz isso, se há contra mim acusação, * se nas minhas mãos há maldade, 
4  Se eu retribuí com maldade quem estava em paz comigo; * e se porventura alguém eu despojei sem razão. 
5  Seja então eu perseguido, * humilhada a minha vida e reduzida a pó a minha glória. 
6  Exalta-te, SENHOR, contra quem me oprime * e prevaleça a tua justiça. 
7  Que a congregação dos povos te cerque; * sejas tu exaltado sobre todos eles. 
8  O SENHOR administre justiça às nações; * SENHOR, julga-me conforme a minha sinceridade. 
9  Cesse a maldade dos maus e firme-se a pessoa justa; * pois tu, ó DEUS, sondas os corações. 
10 Em DEUS está o meu escudo; * é ele quem salva quem tem reto coração. 
11 DEUS é justo juiz; * um Deus que aborrece a maldade. 
12 A espada divina está preparada * contra quem não se arrepende. 
13 E preparou-lhe armas mortais, * e suas setas inflamadas para o seu perseguidor. 
14 Quem pratica perversidade se debate na injustiça, alimenta a malvadeza, * e gera a falsidade. 
15 Cavou um abismo * e nele pereceu. 
16 Sofrerá o golpe de suas ciladas * e o efeito de sua violência. 
17 Darei graças pela justiça do SENHOR; * e cantarei louvores ao Nome do SENHOR Altíssimo. 

Amós 3:9-4:5
9 Proclamem nos palácios de Asdode
e do Egito:
"Reúnam-se nos montes de Samaria
para verem o grande tumulto que há ali,
e a opressão no meio do seu povo".
10 "Eles não sabem agir com retidão",
declara o Senhor,
"eles, que acumulam em seus palácios
o que roubaram e saquearam".
11 Portanto, assim diz o Senhor,
o Soberano:
"Um inimigo cercará o país.
Ele derrubará as suas fortalezas
e saqueará os seus palácios".
12 Assim diz o Senhor:
"Assim como o pastor livra a ovelha,
arrancando da boca do leão
só dois ossos da perna
ou um pedaço da orelha,
assim serão arrancados
os israelitas de Samaria,
com a ponta de uma cama
e um pedaço de sofá.
13 "Ouçam isto e testemunhem contra a descendência de Jacó", declara o Senhor, o Soberano, o Deus dos Exércitos.
14 "No dia em que eu castigar Israel
por causa dos seus pecados,
destruirei os altares de Betel;
as pontas do altar serão cortadas
e cairão no chão.
15 Derrubarei a casa de inverno
junto com a casa de verão;
as casas enfeitadas de marfim
serão destruídas,
e as mansões desaparecerão",
declara o Senhor.
Amós 4:1-5
1 Ouçam esta palavra, vocês,
vacas de Basã que estão
no monte de Samaria,
vocês que oprimem os pobres
e esmagam os necessitados
e dizem aos senhores deles:
"Tragam bebidas e vamos beber!"
2 O Senhor, o Soberano,
jurou pela sua santidade:
"Certamente chegará o tempo
em que vocês serão levados com ganchos,
e os últimos de vocês com anzóis.
3 Cada um de vocês sairá
pelas brechas do muro,
e serão atirados
na direção do Harmom",
declara o Senhor.
4 "Vão a Betel e ponham-se a pecar;
vão a Gilgal e pequem ainda mais.
Ofereçam os seus sacrifícios cada manhã,
os seus dízimos no terceiro dia.
5 Queimem pão fermentado
como oferta de gratidão
e proclamem em toda parte
suas ofertas voluntárias;
anunciem-nas, israelitas,
pois é isso que vocês gostam de fazer",
declara o Senhor, o Soberano.

Tiago 2:1-7 
1 Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com parcialidade.
2 Suponham que, na reunião de vocês, entre um homem com anel de ouro e roupas finas e também entre um pobre com roupas velhas e sujas.
3 Se vocês derem atenção especial ao homem que está vestido com roupas finas e disserem: "Aqui está um lugar apropriado para o senhor", mas disserem ao pobre: "Você, fique em pé ali", ou: "Sente-se no chão, junto ao estrado onde ponho os meus pés",
4 não estarão fazendo discriminação, fazendo julgamentos com critérios errados?
5 Ouçam, meus amados irmãos: Não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?
6 Mas vocês têm desprezado o pobre. Não são os ricos que oprimem vocês? Não são eles os que os arrastam para os tribunais?
7 Não são eles que difamam o bom nome que sobre vocês foi invocado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal