Odc226 Sábado

Odc226 Sábado
Complementares: Salmo 25:1-10; Levítico 19:1-4, 32-37; João 3:16-21 
Semicontínuas: Salmo 82; Amós 2:12-3:8; João 3:16-21 

Complementares:
Salmo 25:1-10 Ad te, Domine, levavi
A TI, Ó SENHOR, * elevo minha alma.
2 Ó Deus meu, em ti confio; não seja eu confundido; * não me subjuguem meus adversários.
3 Sim, ninguém que em ti espera, viva em confusão; * que a confusão seja com quem, mesmo sem causa te nega.
4 Mostra-me, SENHOR, os teus caminhos; * ensina-me a andar por eles.
5 Guia-me na tua fidelidade e me instrui; * porque tu és o Deus de minha salvação; em ti espero todo o dia.
6 Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas bondades; * porque elas são desde a eternidade.
7 Não te lembres dos pecados de minha juventude e das minhas transgressões; * mas, na tua misericórdia, recorda-te de mim; por amor de tua bondade, ó SENHOR! 
8 Bondoso e justo é o SENHOR; * pelo que ensinará o caminho a quem peca.
9 Guiará as pessoas humildes na retidão; * e  às pessoas pobres ensinará seu caminho.
10 Todos os caminhos do SENHOR são benevolência e verdade; * para os que guardam sua aliança e seus preceitos.


Levítico 19:1-4,32-37
1 Disse ainda o Senhor a Moisés:
2 "Diga o seguinte a toda comunidade de Israel: Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo.
3 "Respeite cada um de vocês a sua mãe e o seu pai e guarde os meus sábados. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.
4 "Não se voltem para os ídolos nem façam para vocês deuses de metal. Eu sou o ­Senhor, o Deus de vocês.
32 "Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, temam o seu Deus. Eu sou o Senhor.
33 "Quando um estrangeiro viver na terra de vocês, não o maltratem.
34 O estrangeiro resi­dente que viver com vocês deverá ser tratado como o natural da terra. Amem-no como a si mesmos, pois vocês foram estrangeiros no Egito. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.
35 "Não usem medidas desonestas quan­do medirem comprimento, peso ou quantidade.
36 Usem balanças de pesos honestos, tanto para cereais quanto para líquidos. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês, que os tirei da terra do Egito.
37 "Obedeçam a todos os meus decretos e a todas as minhas leis e pratiquem-nos. Eu sou o Senhor".


João 3:16-21
16 "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.
18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.
19 Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.
20 Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas.
21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus".


Semicontínuas:

Salmo 82 Deus stetit
DEUS assiste na congregação divina; * e entre os príncipes exerce julgamento.
2 Até quando vocês vão julgar injustamente, * favorecendo pessoas  perversas?
3 Defendam as pessoas pobres e órfãs; * façam justiça a quem vive na aflição e desamparo.
4 Livrem quem está em desgraça ou indigência; * salvem estas pessoas da  mão de gente perversa.
5 Pessoas assim não conhecem nem entendem; * andam vagando às escuras.
6 Eu disse: Vocês são divindades; * e todos vcês são filhos e filhas do Altíssimo.
7 Todavia, como humanos vocês morrerão, * e como qualquer príncipe sucumbir.
8 Exalta-te, ó Deus, julga a terra, * pois a ti pertencem todas as nações.


Amós 2:12-3:8
12 "Mas vocês fizeram os nazireus
beber vinho
e ordenaram aos profetas
que não profetizassem.
13 "Agora, então, eu os amassarei
como uma carroça amassa a terra
quando carregada de trigo.
14 O ágil não escapará,
o forte não reunirá as suas forças,
e o guerreiro não salvará a sua vida.
15 O arqueiro não manterá a sua posição,
o que corre não se livrará,
e o cavaleiro não salvará a própria vida.
16 Até mesmo os guerreiros
mais corajosos
fugirão nus naquele dia",
declara o Senhor.
Amós 3:1-8
1 Ouçam esta palavra que o Senhor falou contra vocês, ó israelitas; contra toda esta família que tirei do Egito:
2 "Escolhi apenas vocês
de todas as famílias da terra;
por isso eu os castigarei
por todas as suas maldades".
3 Duas pessoas andarão juntas
se não estiverem de acordo?
4 O leão ruge na floresta
se não apanhou presa alguma?
O leão novo ruge em sua toca
se nada caçou?
5 Cai o pássaro numa armadilha
que não foi armada?
Será que a armadilha se desarma
se nada foi apanhado?
6 Quando a trombeta toca na cidade,
o povo não treme?
Ocorre alguma desgraça na cidade
sem que o Senhor a tenha mandado?
7 Certamente o Senhor, o Soberano,
não faz coisa alguma
sem revelar o seu plano
aos seus servos, os profetas.
8 O leão rugiu,
quem não temerá?
O Senhor, o Soberano, falou,
quem não profetizará?


João 3:16-21
16 "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.
18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.
19 Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.
20 Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas.
21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal