Odc215 Segunda-feira

 Odc215 Segunda-feira: 
Complementares: Salmo 140; Gênesis 24:34-41,50-67; 1 João 2:7-11 

Semicontínuas:  Salmo 75; 2 Reis 2:15-22; 1 João 2:7-11 

---------------------------------- 

Complementares:

Salmo 140 Eripe me, Domine (LOC,966)
LIVRA-ME, ó SENHOR, das pessoas más, * e defende-me de gente violenta.
2 Pois alimentam maus intentos em seu coração, * e promovem contendas todo o dia.
3 Aguçam a língua perversa, * conservam lábios venenosos.
4 Guarda-me, SENHOR das mãos do ímpio: * sempre dispostas a armar ciladas.
5 Os soberbos armaram-me laços, * puseram uma rede ao lado do caminho, prepararam armadilhas.
6 Eu disse ao SENHOR: Tu és o meu Deus; * ouve a voz das minhas súplicas.
7 SENHOR Deus, fortaleza de minha salvação, * protegeste minha fronte no dia da batalha.
8 As ambições das pessoas más não se realizam, * porque isso promoveria seu orgulho.
9 Os que me cercam não levantem sua cabeça, * cubra-os a maldade dos seus lábios.
10 Brasas vivas e fogo, também o abismo, * eis o quinhão de quem pratica a injustiça.
11 Não subsistirá sobre a terra a pessoa  caluniadora; * ed o mal perseguirá a pessoa violenta sem trégua.
12 Sei que o SENHOR sustentará a causa das pessoas oprimidas, * e o direito das pessoas necessitadas.
13 Assim louvará quem vive a justiça o teu Nome, * e as pessoas  fiéis viverão em tua presença.


Gênesis 24:34-41,50-67
34 E ele disse: "Sou servo de Abraão.
35 O Senhor o abençoou muito, e ele se tornou mui­to rico. Deu-lhe ovelhas e bois, prata e ouro, servos e servas, camelos e jumentos.
36 Sara, mulher do meu senhor, na velhice lhe deu um filho, que é o herdeiro de tudo o que Abra­ão possui.
37 E meu senhor fez-me jurar, dizendo: 'Você não buscará mulher para meu filho entre as filhas dos cana­neus, em cuja terra estou vi­vendo,
38 mas irá à família de meu pai, ao meu pró­prio clã, buscar uma mulher para meu filho'.
39 "Então perguntei a meu senhor: E se a mulher não quiser me acompa­nhar?
40 "Ele respondeu: 'O Senhor, a quem tenho servido, enviará seu anjo com você e coroará de êxito a sua missão, para que você traga para meu filho uma mulher do meu próprio clã, da família de meu pai.
41 Quando chegar aos meus parentes, você estará livre do juramento se eles se recusarem a entregá-la a você. Só então você estará livre do juramento'.
50 Labão e Betuel responderam: "Isso vem do Senhor; nada lhe po­demos dizer, nem a favor, nem contra.
51 Aqui está Rebeca; leve-a com você e que ela se torne a mulher do filho do seu senhor, como disse o Senhor".
52 Quando o servo de Abraão ouviu o que disseram, curvou-se até o chão diante do Se­nhor.
53 Então o servo deu joias de ouro e de prata e vestidos a Rebeca; deu também presentes valiosos ao irmão dela e à sua mãe.
54 Depois ele e os homens que o acompanhavam comeram, beberam e ali passaram a noite.
Ao se levantarem na manhã seguinte, ele disse: "Deixem-me voltar ao meu senhor".
55 Mas o irmão e a mãe dela responderam: "Deixe a jovem ficar mais uns dez dias conosco; então você poderá partir".
56 Mas ele disse: "Não me detenham, agora que o Senhor coroou de êxito a minha missão. Vamos despedir-nos, e voltarei ao meu senhor".
57 Então lhe disseram: "Vamos chamar a jovem e ver o que ela diz".
58 Chamaram Rebeca e lhe perguntaram: "Você quer ir com este homem?" "Sim, quero", respondeu ela.
59 Despediram-se, pois, de sua irmã Rebeca, de sua ama, do servo de Abraão e ­dos que o acom­panhavam.
60 E abençoaram Rebeca, dizendo-lhe:
"Que você cresça, nossa irmã, até ser milhares de milhares; e que a sua descendência conquiste as cidades dos seus inimigos".
61 Então Rebeca e suas servas se apronta­ram, montaram seus camelos e partiram com o homem. E assim o servo partiu levando Rebeca.
62 Isaque tinha voltado de Beer-Laai-Roi, pois habitava no Neguebe.
63 Certa tarde, saiu ao campo para meditar. Ao erguer os olhos, viu que se aproximavam camelos.
64 Rebeca também ergueu os olhos e viu Isaque. Ela desceu do camelo
65 e perguntou ao servo: "Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encon­tro?" "É meu senhor", respondeu o servo. Então ela se cobriu com o véu.
66 Depois o servo contou a Isaque tudo o que havia feito.
67 Isaque levou Rebeca para a tenda de sua mãe, Sara; fez dela sua mulher, e a amou; assim Isaque foi consolado após a morte de sua mãe.


1 João 2:7-11 (O novo mandamento)
7 Amados, não escrevo a vocês um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que vocês têm desde o princípio: a mensagem que ouviram.
8 No entanto, o que escrevo é um mandamento novo, o qual é verdadeiro nele e em vocês, pois as trevas estão se dissipando e já brilha a verdadeira luz.
9 Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas.
10 Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço.
11 Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram.

Semicontínuas:

Salmo 75 Confitebimur tibi     (LOC,866)
GRAÇAS te rendemos, ó Deus, graças te rendemos, pois próximo está o teu Nome; * as pessoas anunciam as tuas maravilhas.
2 Quando chegar o tempo marcado* eu então julgarei com justiça.
3 Ainda que a terra e tudo que nela existe se desfaçam, * sou eu mesmo quem apruma as suas colunas.
4 A quem é insolente eu digo: Não sejas assim; * e às pessoas perversas: Não sejam prepotentes.
5 Não levantem, como orgulho, sua fronte, * nem falem com modo altivo.
6 Porque nem do Oriente, nem do Ocidente, * nem do Sul vem auxilio.
7 Mas o juiz é Deus; * que umas pessoas abate e outras exalta.
8 Pois na mão do SENHOR há um cálice, cujo vinho ferve, está cheio de mistura; * dele o dá a beber e hão de sorvê-lo inteiramente todas as pessoas perversas da terra.
9 E eu, afirmo; *  para sempre cantarei louvores ao DEUS de Jacó.
10 A força de quem pratica a perversidade será abatida; * mas a força de quem pratica a justiça será exaltada.

2 Reis 2:15-22
15 Quando os discípulos dos profetas, vindos de Jericó, viram isso, disseram: "O espírito profético de Elias repousa sobre Eliseu". Então foram ao seu encontro, prostraram-se diante dele e disseram:
16 "Olha, nós, teus servos, temos cinquenta homens fortes. Deixa-os sair à procura do teu mestre. Talvez o Espírito do Senhor o tenha levado e deixado em algum monte ou em algum vale". Respondeu Eliseu: "Não mandem ninguém".
17 Mas eles insistiram até que, constrangido, consentiu: "Podem mandar os ho­mens". E mandaram cinquenta homens, que procuraram Elias por três dias, mas não o encontraram.
18 Quando voltaram a Eliseu, que tinha ficado em Jericó, ele lhes falou: "Não disse a vocês que não fossem?"
Purificação da água
19 Alguns homens da cidade foram dizer a Eliseu: "Como podes ver, esta cidade está bem localizada, mas a água não é boa e a terra é improdutiva".
20 E disse ele: "Ponham sal numa tigela nova e tragam-na para mim". Quando a levaram,
21 ele foi à nascente, jogou o sal ali e disse: "Assim diz o Senhor: 'Purifiquei esta água. Não causará mais mortes nem deixará a terra improdutiva' ".
22 E até hoje a água permanece pura, conforme a palavra de Eliseu.


1 João 2:7-11  (O novo mandamento)
7 Amados, não escrevo a vocês um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que vocês têm desde o princípio: a mensagem que ouviram.
8 No entanto, o que escrevo é um mandamento novo, o qual é verdadeiro nele e em vocês, pois as trevas estão se dissipando e já brilha a verdadeira luz.
9 Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas.
10 Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço.
11 Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal