ODA64

ODA64 Sl.37:1-17; Ruth 3:1-13; 4:13-22; Lucas 6:17-26;

Salmo 37:1-17
1 Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade.

2 Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura.3 Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.4 Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.6 E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.7 Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.8 Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.9 Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.10 Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá.11 Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.12 O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes.13 O Senhor se rirá dele, pois vê que vem chegando o seu dia.14 Os ímpios puxaram da espada e armaram o arco, para derrubarem o pobre e necessitado, e para matarem os de reta conduta.15 Porém a sua espada lhes entrará no coração, e os seus arcos se quebrarão.16 Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios.17 Pois os braços dos ímpios se quebrarão, mas o Senhor sustém


Ruth 3:1-13; e 4:13-22; 
Certo dia, Noemi, sua sogra, lhe disse: "Minha filha, tenho que procurar um lar seguro, para sua felicidade.

2 Boaz, aquele com cujas servas você esteve, é nosso parente próximo. Esta noite ele estará limpando cevada na eira.3 Lave-se, perfume-se, vista sua melhor roupa e desça para a eira. Mas não deixe que ele perceba você até que tenha comido e bebido.4 Quando ele for dormir, note bem o lugar em que ele se deitar. Então vá, descubra os pés dele e deite-se. Ele lhe dirá o que fazer".5 Respondeu Rute: "Farei tudo o que você está me dizendo".6 Então ela desceu para a eira e fez tudo o que a sua sogra lhe tinha recomendado.7 Quando Boaz terminou de comer e beber, ficou alegre e foi deitar-se perto do monte de grãos. Rute aproximou-se sem ser notada, descobriu os pés dele, e deitou-se.8 No meio da noite, o homem acordou de repente. Ele se virou e assustou-se ao ver uma mulher deitada a seus pés.9 "Quem é você? ", perguntou ele. "Sou sua serva Rute", disse ela. "Estenda a sua capa sobre a sua serva, pois o senhor é resgatador. "10 Boaz lhe respondeu: "O Senhor a abençoe, minha filha! Este seu gesto de bondade é ainda maior do que o primeiro, pois você poderia ter ido atrás dos mais jovens, ricos ou pobres!11 Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa.12 É verdade que sou resgatador, mas há um outro que é parente mais próximo do que eu.13 Passe a noite aqui. De manhã veremos: se ele quiser resgatá-la, muito bem, que resgate. Se não quiser, juro pelo nome do Senhor que eu a resgatarei. Deite-se aqui até de manhã".

Rute 4:13-22;

¹³ Boaz casou-se com Rute, e ela se tornou sua mulher. Boaz a possuiu, e o Senhor concedeu que ela engravidasse e desse à luz um filho.

¹⁴ As mulheres disseram a Noemi: "Louvado seja o Senhor, que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel!

¹⁵ O menino lhe dará nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que lhe é melhor do que sete filhos! "

¹⁶ Noemi pôs o menino no colo, e passou a cuidar dele.

¹⁷ As mulheres da vizinhança celebraram o seu nome e disseram: "Noemi tem um filho! " e lhe deram o nome de Obede. Este foi o pai de Jessé, pai de Davi.

¹⁸ Esta é a história da descendência de Perez: Perez gerou Hezrom;

¹⁹ Hezrom gerou Rão; Rão gerou Aminadabe;

²⁰ Aminadabe gerou Naassom; Naassom gerou Salmom;

²¹ Salmom gerou Boaz; Boaz gerou Obede;

²² Obede gerou Jessé; e Jessé gerou Davi. 


Lucas 6:17-26;
 17 E, descendo com eles, parou num lugar plano, e também um grande número de seus discípulos, e grande multidão de povo de toda a Judeia, e de Jerusalém, e da costa marítima de Tiro e de Sidom; os quais tinham vindo para o ouvir, e serem curados das suas enfermidades,

18 Como também os atormentados dos espíritos imundos; e eram curados.19 E toda a multidão procurava tocar-lhe, porque saía dele poder, e curava a todos.20 E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.21 Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir.22 Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem.23 Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas.24 Mas ai de vós, ricos! Porque já tendes a vossa consolação.25 Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome. Ai de vós, os que agora rides, porque vos lamentareis e chorareis.26 Ai de vós quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal