ODC16 Segunda-feira: Isaías 11:1-9; Números 16:1-19; Hebreus 13:7-17
Isaías 11:1-9
1 Do tronco de Jessé sairá um ramo, um broto nascerá de suas raízes.
2 Sobre ele pousará o espírito de Javé: espírito de sabedoria e inteligência, espírito de conselho e fortaleza, espírito de conhecimento e temor de Javé.
3 A sua inspiração estará no temor de Javé. Ele não julgará pelas aparências, nem dará a sentença só por ouvir.
4 Ele julgará os fracos com justiça, dará sentenças retas aos pobres da terra. Ele ferirá o violento com o cetro de sua boca, e matará o ímpio com o sopro de seus lábios.
5 A justiça é a correia de sua cintura, é a fidelidade que lhe aperta os rins.
6 O lobo será hóspede do cordeiro, a pantera se deitará ao lado do cabrito; o bezerro e o leãozinho pastarão juntos, e um menino os guiará;
7 pastarão juntos o urso e a vaca, e suas crias ficarão deitadas lado a lado, e o leão comerá capim como o boi.
8 O bebê brincará no buraco da cobra venenosa, a criancinha enfiará a mão no esconderijo da serpente.
9 Ninguém agirá mal nem provocará destruição em meu monte santo, pois a terra estará cheia do conhecimento de Javé, como as águas enchem o mar.
Números 16:1-19
1 Coré, filho de Isaar, filho de Caat, filho de Levi, junto com Datã e Abiram, filhos de Eliab, e On, filho de Felet, sendo Eliab e Felet filhos de Rúben,
2 se revoltaram contra Moisés juntamente com duzentos e cinqüenta homens, chefes da comunidade, membros do conselho e pessoas de fama.
3 Eles se reuniram contra Moisés e Aarão, dizendo: «Chega! Todos os membros da comunidade são consagrados, e Javé está no meio deles. Por que vocês dois se colocam acima da comunidade de Javé?»
4 Quando ouviu isso, Moisés se prostrou com o rosto no chão.
5 Depois falou a Coré e aos outros que estavam com ele: «Amanhã cedo Javé mostrará quem é dele e quem é o consagrado, e ele o fará aproximar-se. Fará aproximar de si aquele que ele tiver escolhido.
6 Façam o seguinte: peguem os incensórios, vocês e todos que os seguem.
7 Amanhã vocês acenderão neles o fogo e colocarão incenso diante de Javé. Aquele que Javé escolher, esse será o consagrado. E, por ora, chega, filhos de Levi!»
8 Depois Moisés disse a Coré: «Agora, escutem, filhos de Levi!
9 O que é que vocês estão querendo? O Deus de Israel separou-os da comunidade de Israel, levando-os para perto dele, para vocês servirem no santuário de Javé e estarem à disposição para servir à comunidade.
10 Javé fez você e seus irmãos levitas se aproximarem dele. Agora vocês querem também o sacerdócio?
11 Vocês e seus seguidores se revoltaram contra Javé! Quem é Aarão, para vocês protestarem contra ele?»
12 Então Moisés mandou chamar Datã e Abiram, filhos de Eliab. Estes responderam: «Não iremos.
13 Por acaso não basta você nos ter feito sair de uma terra onde corre leite e mel, para nos fazer morrer neste deserto? Você quer ainda ser o nosso chefe?
14 Você não nos levou para uma terra onde corre leite e mel, nem nos deu como herança campos e vinhas! Você pensa que somos cegos? Não iremos».
15 Então Moisés ficou furioso e disse a Javé: «Não aceites a oferta deles. Eu não tirei deles sequer um burro, e não fiz mal a nenhum deles!»
16 Depois disse a Coré: «Amanhã, você e seus seguidores, e também Aarão, deverão apresentar-se a Javé.
17 Cada um pegue o seu incensório, coloque nele o incenso e o ofereça a Javé. Cada um dos duzentos e cinqüenta pegue o próprio incensório, juntamente com você e Aarão».
18 Cada um pegou o seu incensório, o acendeu e colocou incenso nele. A seguir, ficaram na porta da tenda da reunião com Moisés e Aarão.
19 Coré reuniu seus seguidores na entrada da tenda da reunião. E a glória de Javé manifestou-se a toda a comunidade.
Hebreus 13:7-17
7 Lembrem-se dos dirigentes, que ensinaram a vocês a Palavra de Deus. Imitem a fé que eles tinham, tendo presente como eles morreram.
8 Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje, e será sempre o mesmo.
9 Não se deixem levar por nenhum tipo de doutrinas estranhas. O bom mesmo é fortalecer o coração pela graça, e não com regras alimentares, que de nada serviam para quem as observava.
10 Nós temos um altar, do qual não têm direito de comer aqueles que ainda servem na Tenda. 11 De fato, depois que o sumo sacerdote oferece o sangue no santuário pelos pecados do povo, os corpos dos animais oferecidos em sacrifício são queimados fora do recinto sagrado.
12 Por esse motivo, também Jesus sofreu sua paixão fora de Jerusalém, quando purificou o povo com o seu próprio sangue.
13 Portanto, saiamos também do recinto sagrado para ir ao encontro de Jesus, carregando a humilhação dele.
14 Pois nós não temos aqui a nossa pátria definitiva, mas buscamos a pátria futura.
15 Portanto, ofereçamos continuamente, por meio de Jesus, um sacrifício de louvor a Deus, isto é, o fruto de lábios que confessam o seu nome.
16 Não se esqueçam de ser generosos, e saibam repartir com os outros, porque tais são os sacrifícios que agradam a Deus.
17 Respeitem os dirigentes e sejam dóceis a eles, pois eles se dedicam pelo bem de vocês e terão que prestar contas disso. Assim, eles poderão fazê-lo com alegria e não gemendo, o que não seria vantajoso para vocês.
----------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário