ODB321 Quinta

ODB321 Quinta: 
Complem: Salmo 119:1-8; Êxodo 22:1-15; Hebreus 9:1-12 
Semicont: Salmo 146; Rute 1:18-22; Hebreus 9:1-12

Complem: Salmo 119:1-8; Êxodo 22:1-15; Hebreus 9:1-12 

Salmos Litúrgicos - Livro V – 24º Dia: Oração Vespertina
Salmo 119:1-8 
 I. Beati immaculati
FELIZ quem é íntegro no seu caminho, * que anda conforme a lei do SENHOR.
2 Feliz quem guarda os seus testemunhos, * e quem o busca de todo o seu coração.
3 E não pratica a  maldade* andando nos seus caminhos.
4 Tu determinaste * que observássemos com zelo teus mandamentos.
5 Meu desejo é caminhar corretamente, * de forma que eu guarde teus preceitos!
6 Jamais me humilharão, * quando observar todos os teus mandamentos.
7 Te louvarei com retidão no coração, * quando tiver aprendido os teus justos ensinamentos.
8 Aspiro a guardar a tua lei; * não me abandonem pois, a tua graça e a tua misericórdia.

Êxodo 22:1-15

1 Se um ladrão for surpreendido arrombando uma casa e sendo ferido morrer, não será caso de homicídio culposo. 2 Contudo, se o ferir à luz do dia, será caso de homicídio. O ladrão restituirá, e quando não tiver com que pagar, será vendido para compensar o que roubou. 3 Se o boi, jumento ou ovelha roubados forem encontrados vivos na mão do ladrão, ele deverá restituir o dobro.
4 Se alguém estraga uma roça ou vinha porque levou seu rebanho a pastar na roça alheia, deverá restituir com o melhor da sua própria roça ou vinha.
5 Se um fogo se alastrar pelos espinheiros e queimar os feixes de trigo, a plantação ou a roça, o responsável pelo incêndio pagará todos os danos.
6 Se alguém confiar ao seu próximo dinheiro ou objetos para guardar, e isso for roubado da casa deste, então, se o ladrão for descoberto, este pagará em dobro. 7 Se o ladrão não for encontrado, o dono da casa será levado diante de Deus para jurar que não se apossou do bem alheio.
8 Em crimes contra a propriedade, quando estiver em jogo um boi, jumento, boi, ovelha, roupa ou qualquer outro objeto perdido, do qual se diz: ‘Isso é meu’, a causa será levada diante de Deus: aquele que Deus declarar culpado, pagará ao outro em dobro.
9 Se alguém confiar ao seu próximo um jumento, boi, ovelha ou qualquer outro animal, e este morrer, ficar aleijado ou fugir sem que ninguém veja, 
10 então a questão se resolverá por meio de juramento a Javé, a fim de provar que um não se apossou das coisas do outro; o dono aceitará o juramento, e não haverá restituição. 
11 Contudo, se o animal tiver sido roubado diante de seus olhos, deverá indenizar o dono. 12 Se o animal tiver sido dilacerado por uma fera, o animal dilacerado será levado como prova, e não haverá restituição.
13 Se alguém pedir emprestado ao seu próximo um animal, e este ficar aleijado ou morrer, não estando presente o dono, então deverá pagar. 
14 Mas, se o dono estiver presente, não haverá restituição; se o animal tiver sido alugado, então se pagará ao dono o preço do aluguel.
15 Se alguém seduzir uma virgem solteira e se deitar com ela, pagará o dote e se casará com ela. 

Hebreus 9:1-12 

1 A primeira aliança tinha normas para o culto e um santuário terrestre. 
2 De fato, foi construída uma tenda: trata-se da primeira tenda, chamada «Santo»; e nela estavam o candelabro, a mesa e os pães da oferta. 
3 Atrás do segundo véu havia outra tenda, chamada «Santo dos Santos». 
4 Estavam aí o altar de ouro para o incenso, e a arca da aliança toda recoberta de ouro, na qual se encontrava uma urna de ouro que continha o maná, o bastão de Aarão, que tinha brotado, e as tábuas da aliança. 
5 Sobre a arca estavam os querubins da Glória, que com sua sombra cobriam o lugar do perdão. Agora, porém, não é o momento de nos perdermos em pormenores.
6 Estando tudo assim disposto, os sacerdotes a todo momento entram na primeira tenda para celebrar o culto. 
7 Na segunda tenda, porém, entra somente o sumo sacerdote uma vez por ano, levando o sangue que ele oferece por si mesmo e pelos pecados que o povo cometeu por ignorância. 
8 Desse modo, o Espírito Santo pretendia mostrar que, enquanto existisse a primeira tenda, o caminho para o santuário ainda não estava aberto. 
9 Trata-se de um símbolo do tempo presente. Nessa tenda são oferecidos dons e sacrifícios, que não podem tornar perfeita a consciência de quem os oferece. 
10 Esses alimentos, bebidas e diferentes tipos de purificação com água, são apenas prescrições humanas, válidas até o tempo em que seriam corrigidas.
11 Cristo, porém, veio como sumo sacerdote dos bens futuros. Ele atravessou uma tenda muito maior e mais perfeita, não construída por mãos humanas, isto é, ele atravessou uma tenda que não pertence a esta criação. 
12 Ele entrou uma vez por todas no santuário, e não com sangue de bodes e novilhos, mas com o seu próprio sangue, depois de conseguir para nós uma libertação definitiva.

Semicont: Salmo 146; Rute 1:18-22; Hebreus 9:1-12

Salmos Litúrgicos Livro V Trigésimo Dia: Oração Matutina
Salmo 146
Lauda, anima mea
ALELUIA! Louvem ao SENHOR. *Louva ó minha alma, ao SENHOR.
2 Enquanto eu viver louvarei ao SENHOR, * enquanto existir, cantarei ao meu Deus.
3 Não confiem em príncipes, * nem em pessoa alguma, em quem não há auxílio. 
4 Porque, dando o derradeiro suspiro, volta o ser humano à terra, * e seus pensamentos estão condenados ao esquecimento.
5 Feliz quem tem Deus por seu auxílio; * quem tem sua esperança no SENHOR seu Deus,
6 O qual fez os céus e a terra, o mar e tudo o que nele existe; * o qual guarda a verdade para sempre. 
7 O qual faz justiça às pessoas oprimidas  e dá pão às famintas,* o SENHOR solta as pessoas aprisionadas.
8 O SENHOR abre os olhos das pessoas cegas. *  levanta as abatidas e ama as justas.
9 O SENHOR guarda quem os peregrina, ampara às pessoas órfãs e às viúvas, * mas transtorna o caminho das pessoas perversas.
10 O SENHOR reinará eternamente; * o teu Deus, ó Sião, é por todas as gerações. Aleluia!

Rute 1:18-22
18 Noemi viu que Rute estava decidida a ir com ela, e não insistiu mais. 
19 Puseram-se a caminho e chegaram a Belém. Logo que entraram na cidade, todo mundo se alvoroçou, e as mulheres comentavam: «Não é a Noemi?» 
20 Mas Noemi corrigia: «Não me chamem de Noemi. Me chamem de Mara, porque o Todo-poderoso me encheu de amargura. 
21 Parti com as mãos cheias, e Javé me traz de volta de mãos vazias! Não me chamem de Noemi, porque Javé está contra mim e o Todo-poderoso me tornou infeliz».
22 Foi assim que Noemi voltou dos Campos de Moab, junto com sua nora Rute, a moabita. Chegaram a Belém quando estava começando a colheita da cevada.

Hebreus 9:1-12 
1 A primeira aliança tinha normas para o culto e um santuário terrestre. 
2 De fato, foi construída uma tenda: trata-se da primeira tenda, chamada «Santo»; e nela estavam o candelabro, a mesa e os pães da oferta. 
3 Atrás do segundo véu havia outra tenda, chamada «Santo dos Santos». 
4 Estavam aí o altar de ouro para o incenso, e a arca da aliança toda recoberta de ouro, na qual se encontrava uma urna de ouro que continha o maná, o bastão de Aarão, que tinha brotado, e as tábuas da aliança. 
5 Sobre a arca estavam os querubins da Glória, que com sua sombra cobriam o lugar do perdão. Agora, porém, não é o momento de nos perdermos em pormenores.
6 Estando tudo assim disposto, os sacerdotes a todo momento entram na primeira tenda para celebrar o culto. 
7 Na segunda tenda, porém, entra somente o sumo sacerdote uma vez por ano, levando o sangue que ele oferece por si mesmo e pelos pecados que o povo cometeu por ignorância. 
8 Desse modo, o Espírito Santo pretendia mostrar que, enquanto existisse a primeira tenda, o caminho para o santuário ainda não estava aberto. 
9 Trata-se de um símbolo do tempo presente. Nessa tenda são oferecidos dons e sacrifícios, que não podem tornar perfeita a consciência de quem os oferece. 
10 Esses alimentos, bebidas e diferentes tipos de purificação com água, são apenas prescrições humanas, válidas até o tempo em que seriam corrigidas.
11 Cristo, porém, veio como sumo sacerdote dos bens futuros. Ele atravessou uma tenda muito maior e mais perfeita, não construída por mãos humanas, isto é, ele atravessou uma tenda que não pertence a esta criação. 
12 Ele entrou uma vez por todas no santuário, e não com sangue de bodes e novilhos, mas com o seu próprio sangue, depois de conseguir para nós uma libertação definitiva.



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