ODB265 Terça-feira

ODB265 Terça-feira: 
Complem: Salmo 119:97-104; Neemias 9:16-31; Efésios 6:21-24 
Semicont: Salmo 11; 1Reis 6:1-14; Efésios 6:21-24 

Complem: Salmo 119:97-104; Neemias 9:16-31; Efésios 6:21-24 

Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Quinto Dia: Oração Vespertina
Salmo 119:97-104
XIII. Quomodo dilexi!
OH! QUANTO amo a tua lei! * Nela medito da manhã à tarde.
98 Os teus mandamentos me deram mais sabedoria que a de quem me quer mal, * porque sempre estão comigo.
99 Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, * porque os teus testemunhos são a minha meditação.
100 Minha compreensão é maior que a dos anciãos, * pois guardo os teus preceitos.
101 Desvio os meus pés de todo mau caminho, * a fim de guardar a tua palavra.
102 De teus preceitos não me afasto, * porque tu és quem me ensina.
103 Oh, quão doces são ao meu paladar tuas palavras! * Sim, mais doces do que o mel à minha boca.
104 Por teus preceitos alcanço compreensão; * pelo que aborreço todo caminho de falsidade.

Neemias 9:16-31
16 Nossos antepassados, porém, se encheram de orgulho, se tornaram altivos e desobedeceram aos teus mandamentos.
17 Não quiseram ouvir, nem lembrar as maravilhas que realizaste em favor deles. Ficaram altivos e se empenharam em voltar para a escravidão do Egito.
Tu, porém, és o Deus que perdoa, cheio de piedade e compaixão, lento para a cólera e cheio de amor, e não os abandonaste. 
18 Fizeram um bezerro de metal e disseram: «Este é o seu Deus que tirou você do Egito!» Cometeram uma ofensa terrível. 
19 Tu, porém, com grande compaixão, não os abandonaste no deserto. Não se afastou deles a coluna de nuvem, que os guiava de dia pelo caminho, nem a coluna de fogo,
que de noite lhes iluminava o caminho que deviam percorrer.
20 Deste a eles teu bom espírito para torná-los prudentes. Não lhes tiraste da boca o maná, e, na sede, lhes deste água.
21 Quarenta anos tu os sustentaste no deserto, e de nada sentiram falta. Suas roupas não se gastaram e seus pés não ficaram inchados. 
22 A eles entregaste reinos e povos, e entre eles repartiste o território. Tomaram posse da terra de Seon, rei de Hesebon, e da terra de Og, rei de Basã.
23 Multiplicaste seus filhos como as estrelas do céu, e os introduziste na terra, cuja posse tinhas prometido a seus antepassados. 
24 Os filhos invadiram e tomaram posse da terra, e tu derrotaste diante deles os cananeus que moravam no país. Tu os entregaste na mão deles, e também os reis e os povos do país, para que os tratassem como bem entendessem.
25 Eles conquistaram cidades fortificadas e terra fértil. Tomaram posse de casas bem abastecidas, cisternas prontas, vinhas e olivais, e muitas árvores frutíferas.
Eles comeram, se fartaram e engordaram, desfrutando dos teus dons generosos. 
26 Depois disso, ficaram indóceis e se revoltaram contra ti. Desprezaram tua Lei e mataram os profetas que os advertiam a se converterem para ti. E cometeram graves ofensas.
27 Então tu os entregaste aos inimigos que os oprimiram. Na angústia, porém, eles clamaram a ti, e do céu tu os escutaste. Com tua grande compaixão enviaste salvadores que os libertaram dos inimigos.
28 Mas logo que recuperavam a paz, faziam de novo aquilo que reprovas, e tu os abandonavas aos inimigos que os oprimiam. De novo, eles clamavam a ti, e do céu tu os escutavas. Tu os libertaste muitas vezes, por causa de tua grande compaixão.
29 Chamaste a atenção deles, a fim de que voltassem para tua Lei. Mas eles se encheram de orgulho e não obedeceram aos teus mandamentos. Pecaram contra as tuas normas,
que dão vida a quem as observa. Voltaram as costas com rebeldia, ficaram altivos e não obedeceram.
30 Por muitos anos, foste paciente com eles, e teu espírito os advertiu por meio dos profetas, mas eles não prestaram atenção.Por isso, os entregaste aos povos pagãos. 
31 Tu, porém, com tua grande compaixão, não os aniquilaste, nem os abandonaste, pois és um Deus de piedade e compaixão.

Efésios 6:21-24
21 Desejo que também vocês fiquem sabendo qual é a minha situação e o que estou fazendo. Tíquico, o irmão querido e fiel ministro no Senhor, dará todas as notícias. 
22 Eu o envio, para que vocês fiquem sabendo notícias nossas, e sejam reconfortados. 
23 Aos irmãos, a paz, o amor e a fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.
24 A graça esteja com todos aqueles que amam nosso Senhor Jesus Cristo com amor perene.

Semicont: Salmo 11; 1Reis 6:1-14; Efésios 6:21-24 

Salmos Litúrgicos  Livro 1 Segundo Dia: Oração Matutina 
Salmo 11
  In Domino confido
NO SENHOR  tenho posto a minha confiança; * como dizes à minha alma: Foge, qual pássaro, para a montanha?
2 Eis que pessoas más armam o arco e ajustam a flecha no cordel; * para dispararem, do escuro, contra as de reto coração.
3 Ora, se os alicerces forem destruídos, * que pode, então, quem pratica a justiça?
4 O SENHOR está no seu santo templo, * e tem nos céus o seu trono.
5 Seus olhos contemplam e sondam a humanidade; o SENHOR prova a pessoa justa; * mas aborrece a quem pratica a perversidade e quem usa de violência.
6 Castigos severos sobrevirão às pessoas más; * tal será a sua parte.
7 Pois o SENHOR é justo e ama a justiça; * e quem vive na íntegridade verá a sua face.

1Reis 6:1-14
1 No ano quatrocentos e oitenta depois da saída dos israelitas do Egito, quarto do reinado de Salomão em Israel, no mês de Ziv, que é o segundo mês, Salomão começou a construir o Templo de Javé.
2 O Templo de Javé construído por Salomão media trinta metros de comprimento, dez de largura e quinze de altura. 
3 O vestíbulo diante do santuário do Templo tinha dez metros no sentido da largura do Templo e cinco no sentido do seu comprimento. 
4 No Templo, ele fez janelas quadradas com grades. 
5 Encostado à parede do Templo, construiu um anexo rodeando o santuário e o Santíssimo, com pisos, e fez aposentos laterais ao redor. 
6 De largura, o andar térreo tinha dois metros e meio; o intermediário, três metros; e o terceiro, três metros e meio. É que ele tinha feito, do lado de fora, saliências em torno do Templo, de modo que as vigas não ficavam presas nas paredes do Templo. 
7 E o Templo foi construído com pedras já talhadas, de modo que durante sua construção não se ouviu barulho de martelo, de cinzel ou de qualquer outro instrumento de ferro.
8 A entrada para o andar inferior ficava no canto direito do Templo e, por meio de escadas em caracol, subia-se para o andar do meio, e deste para o andar superior. 
9 Salomão terminou a construção do Templo, cobrindo-o com teto de pranchões de cedro. 
10 Fez uma galeria anexa a todo o Templo, com dois metros e meio de altura, unida ao Templo por vigas de cedro.
11 Então Javé disse a Salomão: 
12 «Quanto a essa casa que você está construindo, se você se comportar de acordo com os meus estatutos, e observar minhas normas e seguir meus mandamentos, eu cumprirei em seu favor a promessa que fiz a seu pai Davi: 
13 habitarei entre os israelitas e não abandonarei o meu povo Israel».
14 Quando Salomão terminou as obras do Templo, 

Efésios 6:21-24
21 Desejo que também vocês fiquem sabendo qual é a minha situação e o que estou fazendo. Tíquico, o irmão querido e fiel ministro no Senhor, dará todas as notícias. 
22 Eu o envio, para que vocês fiquem sabendo notícias nossas, e sejam reconfortados. 
23 Aos irmãos, a paz, o amor e a fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.
24 A graça esteja com todos aqueles que amam nosso Senhor Jesus Cristo com amor perene.


----------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal