ODB259 Terça-feira

ODB259 Terça-feira:
Complem: Salmo 36; Gênesis 45:1-15; Atos 7:9-16 
Semicont: Salmo 101; 1Reis 7:1-12; Atos 7:9-16  

Complem: Salmo 36; Gênesis 45:1-15; Atos 7:9-16 

Salmos Litúrgicos    Livro 1   Sétimo Dia: Oração Matutina
Salmo 36
Dlxit injustus
A TRANSGRESSÃO de quem pratica a maldade repercute em meu coração; * não existe a seus olhos temor de Deus.
2 Mas a seus olhos se acha muito importante, * até que sua maldade seja descoberta.
3 Suas palavras são maldade e mentira; * recusa instruir-se e fazer o bem.
4 Planeja a maldade no seu leito; * detém-se no caminho mau e nele persevera.
5 Ó SENHOR, tua misericórdia chega até os céus; * tua fidelidade alcança até o firmamento.
6 Tua Justiça é como as mais altas montanhas; teus juízos são um abismo profundo; * ó SENHOR, cuidas dos humanos e animais.
7 Quão preciosa é tua misericórdia, ó Deus! * A sombra de tuas asas se acolhe a humanidade.
8 São eles saciados com a fartura da tua casa; * e da torrente de tua bondade lhes dás de beber.
9 Porque em ti está a fonte da vida; * na tua luz é que nós vemos a luz.
10 Continua tua misericórdia a quem te conhece, * e tua justiça a quem tem o coração puro.
11 Não venha sobre mim o pé de quem é arrogante, * e não me mova a mão de quem pratica a maldade.
12 Ali cai quem pratica a maldade; * cairão e não se poderão levantar.

Gênesis 45:1-15

1 Nesse momento, José não pôde mais se conter na presença de sua corte, e ordenou: «Saiam todos!» E não havia mais ninguém, quando José se deu a conhecer a seus irmãos: 
2 começou a chorar tão alto que todos os egípcios ouviram, e a notícia chegou à casa do Faraó.
3 José disse aos irmãos: «Eu sou José! Meu pai ainda está vivo?» Seus irmãos, espantados, ficaram sem resposta. 
4 Então José disse aos irmãos: «Cheguem mais perto de mim!» Eles se aproximaram. José continuou: «Eu sou José, o irmão de vocês, aquele que vocês venderam para o Egito. 
5 Mas agora, não fiquem tristes nem se aflijam porque me venderam para este país, pois foi para lhes preservar a vida que Deus me enviou na frente de vocês. 
6 De fato, há dois anos que a fome se instalou no país e ainda haverá cinco anos sem semeadura e sem colheita. 
7 Deus me enviou na frente de vocês, para que possam sobreviver neste país, salvando a vida para uma libertação maravilhosa. 
8 Portanto, não foram vocês que me mandaram para cá. Foi Deus. Ele me tornou ministro do Faraó, administrador de todo o palácio e governador de todo o Egito. 
9 Subam depressa à casa do meu pai e digam a ele: ‘Assim fala seu filho José: Deus me tornou senhor de todo o Egito. Desça sem demora para junto de mim; 
10 o senhor habitará na terra de Gessen e ficará comigo: o senhor, seus filhos, netos, ovelhas, bois e tudo o que lhe pertence. 
11 Aí eu o sustentarei, a fim de que não falte mais nada ao senhor, à sua família e a tudo o que possui, pois a fome ainda vai durar cinco anos. 
12 Vocês estão vendo com os próprios olhos, e Benjamim também está vendo, que sou eu quem lhes fala pessoalmente. 
13 Contem a meu pai todo o poder que tenho no Egito e tudo o que vocês viram, e tragam logo o meu pai para cá».
14 Então José abraçou seu irmão Benjamim e chorou. Benjamim também chorou abraçado a ele. 15 Em seguida, José cobriu de beijos todos os irmãos e, abraçando-os, chorava. Só então seus irmãos começaram a conversar com ele.

Atos 7:9-16
9 Os patriarcas, porém, por inveja venderam José como escravo para o Egito. Mas Deus estava com ele 
10 e o libertou de todas as aflições, e lhe concedeu graça e sabedoria diante do Faraó, rei do Egito. Este o nomeou administrador do Egito e de toda a sua casa. 
11 Sobreveio então uma carestia em todo o Egito e em Canaã; a miséria era grande e nossos pais não encontravam o que comer. 
12 Sabendo que no Egito havia mantimentos, Jacó enviou para lá nossos pais uma primeira vez. 
13 Na segunda vez, José deu-se a conhecer aos seus irmãos. E o Faraó ficou sabendo de que raça era José. 
14 Então José mandou chamar seu pai Jacó e toda a sua família, ao todo setenta e cinco pessoas. 
15 Jacó desceu para o Egito e aí morreu, como também nossos pais. 
16 E eles foram transportados para Siquém e colocados no sepulcro que Abraão tinha comprado em Siquém, a preço de prata, dos filhos de Hemor.

Semicont: Salmo 101; 1Reis 7:1-12; Atos 7:9-16   

Salmos Litúrgicos  Livro IV Décimo Nono Dia: Oração Vespertina
Salmo 101
Misericordiam et judicium
CANTAREI a misericórdia e a justiça; * para ti, SENHOR, farei uma canção.
2 Andarei sabiamente no caminho reto. * Andarei em minha casa com um coração sincero.
3 Jamais porei ante meus olhos o que é mau; * detesto o proceder de quem pratica a maldade.
4 De mim se apartará o coração perverso, * não conhecerei o mal.
5 Quem às ocultas calunia outra pessoa, eu destruirei; * não suportarei quem tem olhar altivo e coração orgulhoso.
6 Meus olhos se voltam para os fiéis da terra, para que habitem comigo; * quem anda na retidão me servirá.
7 Não habitará em minha casa quem usa de falsidade; * não persistirá quem mente diante de meus olhos.
8 De manhã em manhã irei acabando com as pessoas perversas da terra, * para desalojar da cidade do SENHOR todas as que praticam maldade.

1Reis 7:1-12
1 Salomão levou treze anos para construir seu palácio e deixá-lo completamente pronto. 
2 Construiu a Casa da Floresta do Líbano, que tinha cinqüenta metros de comprimento, vinte e cinco de largura e quinze de altura. Ela foi construída sobre quatro fileiras de colunas de cedro, com vigas de cedro sobre as colunas. 
3 Sobre as vigas sustentadas pelas colunas, foi feito um revestimento de cedro. 
4 Havia três fileiras de janelas, quarenta e cinco ao todo; ficavam quinze em cada fileira, cada uma na frente das outras, de três em três. 
5 Todas as portas e janelas tinham enquadramento retangular e ficavam umas na frente das outras, de três em três. 
6 Salomão construiu o pórtico das colunas com vinte e cinco metros de comprimento e quinze de largura. Além disso, fez um vestíbulo diante das colunas, com uma varanda na frente. 
7 Fez o salão do trono ou da audiência, onde administrava a justiça; era revestido de cedro desde o piso até o teto. 
8 Sua residência pessoal, em outro pátio atrás do pórtico, era do mesmo estilo. Salomão fez também outro palácio, parecido com esse pórtico, para a filha do Faraó, com quem se havia casado. 
9 Desde o alicerce até as vigas do teto, todas as construções foram feitas de pedras escolhidas, cortadas sob medida, serradas por dentro e por fora, também do lado de fora, até o grande pátio. 
10 Os alicerces eram de pedras escolhidas, em blocos de cinco por quatro metros, 
11 e em cima delas pedras especiais, cortadas sob medida, e também madeira de cedro. 
12 O pátio maior tinha três fileiras de pedra talhada e uma fileira de tábuas de cedro; era semelhante ao pátio interno do templo de Javé e ao vestíbulo do palácio.

Atos 7:9-16
9 Os patriarcas, porém, por inveja venderam José como escravo para o Egito. Mas Deus estava com ele 
10 e o libertou de todas as aflições, e lhe concedeu graça e sabedoria diante do Faraó, rei do Egito. Este o nomeou administrador do Egito e de toda a sua casa. 
11 Sobreveio então uma carestia em todo o Egito e em Canaã; a miséria era grande e nossos pais não encontravam o que comer. 
12 Sabendo que no Egito havia mantimentos, Jacó enviou para lá nossos pais uma primeira vez. 
13 Na segunda vez, José deu-se a conhecer aos seus irmãos. E o Faraó ficou sabendo de que raça era José. 
14 Então José mandou chamar seu pai Jacó e toda a sua família, ao todo setenta e cinco pessoas. 
15 Jacó desceu para o Egito e aí morreu, como também nossos pais. 
16 E eles foram transportados para Siquém e colocados no sepulcro que Abraão tinha comprado em Siquém, a preço de prata, dos filhos de Hemor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal