ODB258 Segunda-feira

ODB258 Segunda-feira: 
Complem:Salmo 36; Gênesis 43:1-15; Atos 6:1-7 
Semicont: Salmo 101; 1 Reis 3:16-28; Atos 6:1-7  

Complem:Salmo 36; Gênesis 43:1-15; Atos 6:1-7 

Salmos Litúrgicos    Livro 1   Sétimo Dia: Oração Matutina
Salmo 36
Dlxit injustus
A TRANSGRESSÃO de quem pratica a maldade repercute em meu coração; * não existe a seus olhos temor de Deus.
2 Mas a seus olhos se acha muito importante, * até que sua maldade seja descoberta.
3 Suas palavras são maldade e mentira; * recusa instruir-se e fazer o bem.
4 Planeja a maldade no seu leito; * detém-se no caminho mau e nele persevera.
5 Ó SENHOR, tua misericórdia chega até os céus; * tua fidelidade alcança até o firmamento.
6 Tua Justiça é como as mais altas montanhas; teus juízos são um abismo profundo; * ó SENHOR, cuidas dos humanos e animais.
7 Quão preciosa é tua misericórdia, ó Deus! * A sombra de tuas asas se acolhe a humanidade.
8 São eles saciados com a fartura da tua casa; * e da torrente de tua bondade lhes dás de beber.
9 Porque em ti está a fonte da vida; * na tua luz é que nós vemos a luz.
10 Continua tua misericórdia a quem te conhece, * e tua justiça a quem tem o coração puro.
11 Não venha sobre mim o pé de quem é arrogante, * e não me mova a mão de quem pratica a maldade.
12 Ali cai quem pratica a maldade; * cairão e não se poderão levantar.

Gênesis 43:1-15

1 A fome apertava no país. 
2 Quando se acabaram as provisões que haviam trazido do Egito, Jacó disse aos filhos: «Voltem lá para comprar mantimentos». 
3 Judá replicou: «Aquele homem nos declarou severamente: ‘Não se apresentem diante de mim sem me trazer o seu irmão’. 
4 Se o senhor deixar nosso irmão ir conosco, então desceremos e compraremos mantimentos para o senhor. 
5 Mas, se o senhor não o deixar, não desceremos, pois aquele homem nos disse: ‘Não se apresentem diante de mim sem me trazer o seu irmão’ «. 
6 Israel lhes disse: «Por que vocês me deram esse desgosto, contando para aquele homem que vocês têm outro irmão?» 
7 Eles responderam: «Aquele homem perguntou sobre nós e nossa família: ‘O pai de vocês ainda vive? Vocês têm outro irmão?’ E nós respondemos às perguntas dele. Como poderíamos imaginar que ele fosse exigir que levássemos nosso irmão?» 
8 Então Judá disse a seu pai Israel: «Deixe o menino ir comigo, porque indo poderemos salvar nossa vida; do contrário, morreremos todos: nós, o senhor e nossos filhos. 
9 Eu fico responsável por ele, e o senhor pedirá contas dele para mim: se eu não o trouxer de volta e não o puser diante do senhor, serei culpado diante do senhor durante toda a minha vida. 
10 Se não tivéssemos demorado tanto, já estaríamos de volta pela segunda vez».
11 Então seu pai Jacó lhes disse: «Se é necessário, então façam assim. Coloquem em suas bagagens os melhores produtos do país e levem como presente para aquele homem: um pouco de bálsamo, um pouco de mel, especiarias, resina, terebinto e amêndoas. 
12 Levem com vocês o dobro do dinheiro para devolver o que foi posto nas sacas, pois talvez tenha sido um descuido. 
13 Tomem o irmão de vocês e voltem a visitar aquele homem. 
14 Que o Todo-poderoso faça aquele homem ter compaixão de vocês, solte o irmão de vocês e não prenda Benjamim. Quanto a mim, se eu tiver que ficar sem meus filhos, paciência!» 
15 Então eles tomaram consigo os presentes, dinheiro em dobro e Benjamim, desceram ao Egito e se apresentaram a José.

Atos 6:1-7 
1 Naqueles dias, o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se contra os fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário. 
2 Então os Doze convocaram uma assembléia geral dos discípulos, e disseram: «Não está certo que nós deixemos a pregação da palavra de Deus para servir às mesas. 
3 Irmãos, é melhor que escolham entre vocês sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa. 
4 Desse modo, nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra.» 
5 A proposta agradou a toda a assembléia. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas, e Nicolau de Antioquia, um pagão que seguia a religião dos judeus. 
6 Todos estes foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles.
7 Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e um grande número de sacerdotes judeus obedecia à fé cristã.

Semicont: Salmo 101; 1 Reis 3:16-28; Atos 6:1-7  

Salmos Litúrgicos  Livro IV Décimo Nono Dia: Oração Vespertina
Salmo 101
Misericordiam et judicium
CANTAREI a misericórdia e a justiça; * para ti, SENHOR, farei uma canção.
2 Andarei sabiamente no caminho reto. * Andarei em minha casa com um coração sincero.
3 Jamais porei ante meus olhos o que é mau; * detesto o proceder de quem pratica a maldade.
4 De mim se apartará o coração perverso, * não conhecerei o mal.
5 Quem às ocultas calunia outra pessoa, eu destruirei; * não suportarei quem tem olhar altivo e coração orgulhoso.
6 Meus olhos se voltam para os fiéis da terra, para que habitem comigo; * quem anda na retidão me servirá.
7 Não habitará em minha casa quem usa de falsidade; * não persistirá quem mente diante de meus olhos.
8 De manhã em manhã irei acabando com as pessoas perversas da terra, * para desalojar da cidade do SENHOR todas as que praticam maldade.

1 Reis 3:16-28
16 Duas prostitutas foram até o rei e se apresentaram. 
17 Uma das mulheres disse: «Meu senhor, eu e esta mulher moramos na mesma casa. Eu tive um filho. 
18 Três dias depois que dei à luz, ela também teve uma criança. Não havia mais ninguém conosco. Nós estávamos sozinhas na casa. 
19 Aconteceu que certa noite essa mulher se deitou sobre o próprio filho, e ele morreu. 20 Ela se levantou durante a noite e, enquanto eu dormia, pegou o meu filho que estava junto comigo, e o colocou ao lado dela. Depois, colocou do meu lado o seu filho morto. 
21 Quando acordei de manhã, para dar de mamar ao meu filho, vi que estava morto. Olhei bem e notei que não era o filho que eu tinha dado à luz». 
22 A outra mulher retrucou: «Não é verdade! O meu filho está vivo. É o dela que morreu». A primeira contestou: «É mentira! Seu filho está morto e o meu está vivo». E começaram a discutir diante do rei. 
23 Então o rei interveio: «Uma diz: ‘Meu filho está vivo e o seu está morto’. A outra diz: ‘Mentira! Seu filho está morto e o meu está vivo’ «. 
24 Então o rei ordenou: «Tragam uma espada». E levaram uma espada. 
25 O rei disse: «Cortem o menino vivo em duas partes e dêem metade para cada uma». 
26 Então a mãe do menino vivo sentiu as entranhas se comoverem pelo filho, e suplicou: «Meu senhor, dê a ela o menino vivo. Não o mate». A outra, porém, dizia: «Nem para mim, nem para você. Dividam o menino pelo meio». 
27 Então o rei deu a sentença: «Entreguem o menino vivo à primeira mulher. Não o matem. Ela é a sua mãe». 
28 Todo o Israel ficou sabendo da sentença que o rei tinha dado. E o respeitavam, pois viram que ele possuía sabedoria divina para fazer justiça.

  
Atos 6:1-7 
1 Naqueles dias, o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se contra os fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário. 
2 Então os Doze convocaram uma assembléia geral dos discípulos, e disseram: «Não está certo que nós deixemos a pregação da palavra de Deus para servir às mesas. 
3 Irmãos, é melhor que escolham entre vocês sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa. 
4 Desse modo, nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra.» 
5 A proposta agradou a toda a assembléia. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas, e Nicolau de Antioquia, um pagão que seguia a religião dos judeus. 
6 Todos estes foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles.
7 Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e um grande número de sacerdotes judeus obedecia à fé cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal