ODB245 Sábado

ODB245 Sábado: 
Complem: Salmos 78:23-29; Êxodo 13:3-10; Mateus 16:5-12 
Semicont: Salmo 51:1-12; Juízes 6:1-10; Mateus 16:5-12 

Complem: Salmos 78:23-29; Êxodo 13:3-10; Mateus 16:5-12 

Salmos 78:23-29  Attendite, popule
Salmos Litúrgicos   Livro III   Décimo Quinto Dia: Oração Vespertina
23 Ordenou, contudo, às altas nuvens, * e abriu as portas do céu.
24 Fez chover maná para comerem; * e deu-lhes do trigo do céu.
25 O homem comeu o pão dos anjos; * ele lhe mandou alimento a fartar.
26 Fez soprar o vento leste; * e pelo seu poder conduziu o vento sul.
27 Choveu carne como pó; * e aves como areia do mar
28 As fez cair no meio do acampamento; * ao redor de suas tendas.
29 Então comeram e se fartaram; * e foi satisfeito o seu desejo.

Êxodo 13:3-10
3 Moisés disse ao povo: «Lembrem-se para sempre deste dia em que vocês saíram do Egito, da casa da escravidão, quando Javé os tirou daí com mão forte. Por isso, vocês não comerão pão fermentado. 
4 Hoje é o mês de Abib, e vocês estão saindo. 
5 Quando Javé tiver introduzido você na terra dos cananeus, heteus, amorreus, heveus e jebuseus, terra que ele jurou aos antepassados que iria dar a você, uma terra onde corre leite e mel, então neste mês você celebrará o seguinte rito: 
6 comerá pães sem fermento durante sete dias, e no sétimo dia haverá uma festa para Javé. 7 Durante os sete dias se comerá pão sem fermento. Em todo o território, não haverá fermento nem qualquer coisa fermentada. 
8 Nesse dia, você explicará ao seu filho: ‘Tudo isso é pelo que Javé fez por mim, quando eu saía do Egito’. 
9 Isso servirá como sinal no braço e faixa na fronte, para que esteja em sua boca a lei de Javé, que o tirou do Egito com mão forte. 
10 Você observará essa lei todos os anos, na data marcada.

Mateus 16:5-12
5 Quando atravessaram para o outro lado do mar, os discípulos se esqueceram de levar pães. 
6 Então Jesus disse: «Prestem atenção, e tomem cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus.» 
7 Os discípulos pensavam consigo mesmos: «É porque não trouxemos pães.» 
8 Mas Jesus percebeu, e perguntou: «Por que vocês estão pensando na falta de pães, homens de pouca fé? 
9 Vocês ainda não compreendem, nem mesmo se lembram dos cinco pães para cinco mil homens, e de quantos cestos vocês recolheram? 
10 Nem dos sete pães para quatro mil homens, e quantos cestos vocês recolheram? 
11 Como é que não compreendem que eu não estava falando de pão com vocês? Tomem cuidado com o fermento dos fariseus e saduceus.» 
12 Então eles perceberam que Jesus não tinha falado para tomar cuidado com o fermento de pão, mas com o ensinamento dos fariseus e saduceus.

Semicont: Salmo 51:1-12; Juízes 6:1-10; Mateus 16:5-12

Salmos Litúrgicos  Livro II  Décimo Dia: Oração Matutina
Salmo 51:1-12 
  Miserere mei, Deus
TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua bondade; * apaga os meus pecados, segundo a multidão de tuas misericórdias.
2 Lava-me completamente de minha maldade * e purifica-me do meu pecado.
3 Porque reconheço os meus erros; * e meu pecado está diante de mim.
4 Contra ti, contra ti só, eu pequei e fiz o que é mau à tua vista, * porque és justo quando falas e puro quando julgas.
5 Eis que tenho feito maldade desde que nasci * e tenho pecado desde o ventre de minha mãe.
6 Eis que amas a verdade no íntimo; * e no coração me fazes conhecer a sabedoria.
7 Purifica-me com hissôpo e me limpa; * lava-me e ficarei com a brancura da neve.
8 Faze-me ouvir júbilo e alegria; * para que se alegrem os ossos que quebraste.
9 Esconde a tua face de meus pecados, * e apaga todas as minhas maldades.
10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, * e renova em mim um espírito reto!
11 Não me lances fora de tua presença, * e não retires de mim o teu santo Espírito.
12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação, * e sustenta-me com espontâneo Espírito.

Juízes 6:1-10
1 Os israelitas fizeram o que Javé reprova. E Javé os entregou aos madianitas por sete anos. 
2 O regime de Madiã foi tirânico sobre Israel. Para escapar de Madiã, os israelitas tiveram que usar as grutas nas montanhas, as cavernas e os esconderijos. 
3 Quando os israelitas semeavam, os madianitas, amalecitas e orientais os atacavam: 
4 acampavam na terra dos israelitas e destruíam todos os produtos semeados até perto de Gaza. Não deixavam para Israel nenhum meio de sobrevivência, nenhum cordeiro, nenhum boi e nenhum jumento. 
5 Chegavam com seus rebanhos e tendas, numerosos como gafanhotos, homens e camelos sem conta, invadindo e arrasando a terra. 
6 Desse modo, os madianitas reduziram Israel à miséria. Então os israelitas clamaram a Javé.
7 Quando os israelitas clamaram a Javé por causa dos madianitas, 
8 Javé enviou para eles um profeta, que lhes falou: «Assim diz Javé, o Deus de Israel: Eu fiz vocês saírem do Egito e os tirei da casa da escravidão. 
9 Eu livrei vocês do poder egípcio e do poder daqueles que os oprimiam. Eu os expulsei diante de vocês, e a vocês eu entreguei a terra deles. 
10 Eu disse a vocês: ‘Eu sou Javé seu Deus. Não tenham medo dos deuses dos amorreus, em cuja terra vão morar’. Mas vocês não me ouviram».

Mateus 16:5-12
5 Quando atravessaram para o outro lado do mar, os discípulos se esqueceram de levar pães. 
6 Então Jesus disse: «Prestem atenção, e tomem cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus.» 
7 Os discípulos pensavam consigo mesmos: «É porque não trouxemos pães.» 
8 Mas Jesus percebeu, e perguntou: «Por que vocês estão pensando na falta de pães, homens de pouca fé? 
9 Vocês ainda não compreendem, nem mesmo se lembram dos cinco pães para cinco mil homens, e de quantos cestos vocês recolheram? 
10 Nem dos sete pães para quatro mil homens, e quantos cestos vocês recolheram? 
11 Como é que não compreendem que eu não estava falando de pão com vocês? Tomem cuidado com o fermento dos fariseus e saduceus.» 
12 Então eles perceberam que Jesus não tinha falado para tomar cuidado com o fermento de pão, mas com o ensinamento dos fariseus e saduceus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal