ODB243 Quinta-feira:

ODB243 Quinta-feira:
Complementares: Salmos 78:23-29; Êxodo 12:33-42; 1 Coríntios 11:17-22 
Semicontínuas: Salmo 51:1-12; Êxodo 32:19-26a; 1 Coríntios 11:17-22 

Complementares: Salmos 78:23-29; Êxodo 12:33-42; 1 Coríntios 11:17-22 
Salmos 78:23-29 
Attendite, popule
Salmos Litúrgicos   Livro III   Décimo Quinto Dia: Oração Vespertina
23 Ordenou, contudo, às altas nuvens, * e abriu as portas do céu.
24 Fez chover maná para comerem; * e deu-lhes do trigo do céu.
25 O homem comeu o pão dos anjos; * ele lhe mandou alimento a fartar.
26 Fez soprar o vento leste; * e pelo seu poder conduziu o vento sul.
27 Choveu carne como pó; * e aves como areia do mar
28 As fez cair no meio do acampamento; * ao redor de suas tendas.
29 Então comeram e se fartaram; * e foi satisfeito o seu desejo.

Êxodo 12:33-42

33 Os egípcios pressionavam o povo para que saísse depressa do país, pois tinham medo que morressem todos. 
34 E o povo levou sobre os ombros a farinha amassada antes que levedasse, e as amassadeiras, atadas em trouxas com seus mantos.
35 Os filhos de Israel fizeram também o que Moisés havia mandado: pediram aos egípcios objetos de prata e ouro e também roupas. 
36 Javé fez com que eles ganhassem a simpatia dos egípcios, que lhes deram tudo o que estavam pedindo. E assim eles despojaram os egípcios.
37 Os filhos de Israel partiram de Ramsés, em direção de Sucot: eram seiscentos mil homens a pé, sem contar as crianças. 
38 Subiu também com eles imensa multidão com ovelhas, gado e muitos animais. 
39 Assaram pães sem fermento com a farinha que haviam levado do Egito, pois a massa não estava levedada: é que, expulsos do Egito, não puderam parar, nem preparar provisões para o caminho.
40 A estada dos filhos de Israel no Egito durou quatrocentos e trinta anos. 
41 No mesmo dia em que terminaram os quatrocentos e trinta anos, os exércitos de Javé saíram do Egito. 
42 Essa noite foi uma vigília para Javé, quando ele os tirou do Egito. E assim deve ser para todos os filhos de Israel: uma vigília para Javé, em todas as gerações.

1 Coríntios 11:17-22 
17 Dito isso, não posso elogiar vocês, porque as suas assembléias, em vez de ajudá-los a progredir, os prejudicam.
18 Antes de tudo, ouço dizer que, quando estão reunidos em assembléia, há divisões entre vocês. E, em parte, eu acredito nisso. 
19 É preciso mesmo que haja divisões entre vocês, a fim de que se veja quem dentre vocês resiste a essa prova. 
20 De fato, quando se reúnem, o que vocês fazem não é comer a Ceia do Senhor, 
21 porque cada um se apressa em comer a sua própria ceia. E, enquanto um passa fome, outro fica embriagado. 
22 Será que vocês não têm suas casas onde comer e beber? Ou desprezam a Igreja de Deus e querem envergonhar aqueles que nada têm? O que vou dizer para vocês? Devo elogiá-los? Não! Nesse ponto não os elogio.


Semicontínuas: Salmo 51:1-12; Êxodo 32:19-26a; 1 Coríntios 11:17-22 
Salmos Litúrgicos  Livro II  Décimo Dia: Oração Matutina
Salmo 51:1-12
    Miserere mei, Deus
TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua bondade; * apaga os meus pecados, segundo a multidão de tuas misericórdias.
2 Lava-me completamente de minha maldade * e purifica-me do meu pecado.
3 Porque reconheço os meus erros; * e meu pecado está diante de mim.
4 Contra ti, contra ti só, eu pequei e fiz o que é mau à tua vista, * porque és justo quando falas e puro quando julgas.
5 Eis que tenho feito maldade desde que nasci * e tenho pecado desde o ventre de minha mãe.
6 Eis que amas a verdade no íntimo; * e no coração me fazes conhecer a sabedoria.
7 Purifica-me com hissôpo e me limpa; * lava-me e ficarei com a brancura da neve.
8 Faze-me ouvir júbilo e alegria; * para que se alegrem os ossos que quebraste.
9 Esconde a tua face de meus pecados, * e apaga todas as minhas maldades.
10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, * e renova em mim um espírito reto!
11 Não me lances fora de tua presença, * e não retires de mim o teu santo Espírito.
12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação, * e sustenta-me com espontâneo Espírito.

Êxodo 32:19-26a

19 Quando se aproximou do acampamento e viu o bezerro e as danças, Moisés ficou enfurecido, jogou as tábuas e as quebrou no pé da montanha. 
20 Pegou o bezerro que haviam feito, o queimou e o moeu até reduzi-lo a pó. Depois espalhou o pó na água e fez os filhos de Israel beberem.
21 Moisés perguntou a Aarão: «O que foi que este povo fez a você, para que você o arrastasse a um pecado tão grande?» 
22 Aarão respondeu: «Não fique irritado, senhor. Você sabe o quanto este povo é inclinado para o mal. 23 Eles me pediram: ‘Faça para nós um deus que caminhe à nossa frente, porque não sabemos o que aconteceu com esse Moisés, que nos tirou do Egito’. 
24 Eu disse então: ‘Quem tiver ouro, que o traga’. Eles me trouxeram, eu joguei no fogo, e saiu esse bezerro».
25 Moisés viu que o povo estava desenfreado, porque Aarão os havia abandonado à zombaria dos inimigos. 
26a Então Moisés ficou de pé no meio do acampamento, e gritou: «Quem estiver do lado de Javé, venha até mim». 

1 Coríntios 11:17-22 
17 Dito isso, não posso elogiar vocês, porque as suas assembléias, em vez de ajudá-los a progredir, os prejudicam. 
18 Antes de tudo, ouço dizer que, quando estão reunidos em assembléia, há divisões entre vocês. E, em parte, eu acredito nisso. 
19 É preciso mesmo que haja divisões entre vocês, a fim de que se veja quem dentre vocês resiste a essa prova. 
20 De fato, quando se reúnem, o que vocês fazem não é comer a Ceia do Senhor, 
21 porque cada um se apressa em comer a sua própria ceia. E, enquanto um passa fome, outro fica embriagado. 
22 Será que vocês não têm suas casas onde comer e beber? Ou desprezam a Igreja de Deus e querem envergonhar aqueles que nada têm? O que vou dizer para vocês? Devo elogiá-los? Não! Nesse ponto não os elogio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal