ODB240 Segunda-feira

ODB240 Segunda-feira: 
Complem: Salmo 111; Gênesis 18:1-15; Filipenses 4:10-20 
Semicont: Salmo 37:12-22; 2 Samuel 11:14-21; Filipenses 4:10-20  

Complem: Salmo 111; Gênesis 18:1-15; Filipenses 4:10-20

Salmos Litúrgicos - Livro V – 23º Dia: Oração Matutina
Salmo 111
Confitebor tibi
ALELUIA! De todo o meu coração celebrarei ao SENHOR, *na assembléia das pessoas justas e na congregação.
2 Grandes são as obras do SENHOR; * as buscam quem nelas se compraz.
3 Suas obras são esplendor e majestade; *e sua justiça permanece para sempre.
4 Fez memoráveis as suas maravilhas; *benigno e misericordioso é o SENHOR.
5 Ele dá alimento a quem ama obedece: *recordando-se sempre de sua aliança.
6 Mostra a seu povo o poder de suas obras, * dando-lhe a herança das nações.
7 Verdade e justiça são as obras de sua mão, *imutáveis são todos os seus preceitos.
8 São eles estáveis para todo o sempre, *feitos em verdade e em retidão.
9 Ele enviou a redenção ao seu povo; estabeleceu sua aliança para sempre; *santo e poderoso é o seu Nome.
10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento quem cumpre os seus preceitos; *o seu louvor subsiste para sempre.

Gênesis 18:1-15
1 Javé apareceu a Abraão junto ao Carvalho de Mambré, enquanto ele estava sentado à entrada da tenda, pois fazia muito calor. 
2 Levantando os olhos, Abraão viu na sua frente três homens de pé. Ao vê-los, correu da entrada da tenda ao encontro deles e se prostrou por terra, 
3 dizendo: «Senhor, se alcancei o seu favor, não passe junto ao seu servo sem fazer uma parada. 
4 Vou mandar que tragam água para que vocês lavem os pés e descansem debaixo da árvore. 
5 Vou trazer um pedaço de pão e vocês poderão recuperar as forças antes de partir; foi para isso que passaram junto ao servo de vocês». Eles responderam: «Está bem. Faça o que está dizendo».
6 Abraão entrou correndo na tenda onde estava Sara, e disse a ela: «Depressa! Tome vinte e um litros de flor de farinha, amasse-os e faça um pão grande». 
7 Depois Abraão correu até o rebanho, escolheu um vitelo novo e bom, e o entregou ao empregado, que se apressou em prepará-lo. 
8 Pegou também coalhada, leite e o vitelo que havia preparado, e colocou tudo diante deles. E os atendia debaixo da árvore enquanto eles comiam.
9 Depois eles perguntaram: «Onde está sua mulher Sara?» Abraão respondeu: «Está na tenda». 
10 O hóspede disse: «No próximo ano eu voltarei a você. Então sua mulher já terá um filho». Sara estava na entrada da tenda, atrás de Abraão, e ouviu isso. 
11 Ora, Abraão e Sara eram velhos, de idade avançada, e Sara já não tinha regras. 
12 Sara riu por dentro, pensando: «Agora que sou velha vou provar o prazer, e com um marido tão velho?» 
13 Javé, porém, disse a Abraão: «Por que Sara riu, dizendo: ‘Será que vou dar à luz agora que sou velha?’ 
14 Por acaso, existe alguma coisa impossível para Javé? Neste mesmo tempo, no próximo ano, eu voltarei a você, e Sara já terá um filho». 
15 Sara, que estava assustada, negou: «Eu não ri». Mas ele tornou a dizer: «Não negue, você riu».

Filipenses 4:10-20
10 Foi grande a minha alegria no Senhor, porque finalmente vi florescer de novo o interesse de vocês por mim. Na verdade, vocês já tinham esse interesse antes, mas faltava oportunidade para demonstrá-lo. 
11 Não digo isso por estar passando necessidade, pois aprendi a arranjar-me em qualquer situação. 
12 Aprendi a viver na necessidade e aprendi a viver na abundância; estou acostumado a toda e qualquer situação: viver saciado e passar fome, ter abundância e passar necessidade. 
13 Tudo posso naquele que me fortalece. 
14 Entretanto, vocês fizeram bem, tomando parte na minha aflição.
15 Vocês mesmos sabem, filipenses, que no início da pregação do Evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma outra Igreja, fora vocês, teve contato comigo em questão de dar e receber. 
16 Já em Tessalônica, vocês me enviaram ajuda por mais de uma vez, para aliviar as minhas necessidades. 
17 Não que eu esteja querendo presentes. Pelo contrário, quero ver mais lucro na conta de vocês. 
18 No momento, tenho tudo em abundância; tenho até de sobra, especialmente agora que Epafrodito me trouxe aquilo que vocês mandaram. É como um perfume de suave odor, sacrifício agradável que Deus aceita. 
19 O meu Deus, por sua vez, atenderá com grandeza a todas as necessidades de vocês, conforme a riqueza dele em Jesus Cristo. 
20 Ao nosso Deus e Pai seja dada a glória para sempre. Amém.

Semicont: Salmo 37:12-22; 2 Samuel 11:14-21; Filipenses 4:10-20 

Salmos Litúrgicos  Livro 1 - Oração Vespertina  
Salmo 37:12-22
Noli aemulari
12 Quem pratica a maldade, rangendo os dentes, * conspira contra quem pratica a justiça.
13 Mas deestas pessoas rirá o SENHOR, * pois vê que seu dia se aproxima.
14 Pessoas más desembainharam a espada e armaram o arco, para abater as pessoas  pobres e necessitadas, * e para aniquilar as que andam na retidão.
15 Mas a sua espada lhes ferirá o coração * e seus arcos serão quebrados.
16 Mais vale o pouco de quem pratica a justiça, * do que a prosperidade de muita gente  má.
17 Enquanto o braço das pessoas  más se quebra, * o SENHOR sustém as pessoas justas.
18 O SENHOR conhece os dias de quem vive a integridade, * e para sempre permanecerá a sua herança.
19 Jamais viveram em confusão no tempo do infortúnio; * antes, experimentarão a saciedade nos dias de fome.
20 As pessoas más perecerão, * e como a fumaça que se opõe ao SENHOR será desfeito.
21 A pessoa má pede emprestado e não paga mais; * mas a pessoa  justa tem compaixão e dá.
22 Quem Deus abençoa herdará a terra; * mas as outras pessoas serão destruídas.

2 Samuel 11:14-21
14 Na manhã seguinte, Davi escreveu uma carta para Joab e a mandou por meio de Urias. 
15 Na carta, ele mandava: «Coloque Urias no lugar mais perigoso da batalha e retirem-se, deixando-o sozinho, para que seja ferido e morra». 
16 Joab estava cercando a cidade e colocou Urias no lugar onde sabia que estavam os guerreiros mais valentes. 
17 Os que estavam defendendo a cidade saíram para atacar Joab, e do exército morreram alguns da guarda de Davi. E morreu também Urias, o heteu.
18 Joab mandou a Davi um relatório sobre a guerra 
19 e ordenou ao mensageiro: «Quando você acabar de fazer o relatório para o rei, 
20 o rei poderá ficar enfurecido e perguntar: ‘Por que se aproximaram da cidade para lutar? Vocês não sabiam que os arqueiros atiram do alto das muralhas? 
21 Quem matou Abimelec, o filho de Jerobaal? Foi uma mulher que jogou do alto da muralha uma pedra de moinho, e Abimelec morreu em Tebes. Por que se aproximaram da muralha?’ Então você dirá: ‘Morreu também o seu servo Urias, o heteu’ «.

Filipenses 4:10-20
10 Foi grande a minha alegria no Senhor, porque finalmente vi florescer de novo o interesse de vocês por mim. Na verdade, vocês já tinham esse interesse antes, mas faltava oportunidade para demonstrá-lo. 
11 Não digo isso por estar passando necessidade, pois aprendi a arranjar-me em qualquer situação. 
12 Aprendi a viver na necessidade e aprendi a viver na abundância; estou acostumado a toda e qualquer situação: viver saciado e passar fome, ter abundância e passar necessidade. 
13 Tudo posso naquele que me fortalece. 
14 Entretanto, vocês fizeram bem, tomando parte na minha aflição.
15 Vocês mesmos sabem, filipenses, que no início da pregação do Evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma outra Igreja, fora vocês, teve contato comigo em questão de dar e receber. 
16 Já em Tessalônica, vocês me enviaram ajuda por mais de uma vez, para aliviar as minhas necessidades. 
17 Não que eu esteja querendo presentes. Pelo contrário, quero ver mais lucro na conta de vocês. 
18 No momento, tenho tudo em abundância; tenho até de sobra, especialmente agora que Epafrodito me trouxe aquilo que vocês mandaram. É como um perfume de suave odor, sacrifício agradável que Deus aceita. 
19 O meu Deus, por sua vez, atenderá com grandeza a todas as necessidades de vocês, conforme a riqueza dele em Jesus Cristo. 
20 Ao nosso Deus e Pai seja dada a glória para sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal