ODB236

ODB236 Quarta-feira: 
Complem: Salmo 100; 2 Samuel 5:1-12; Lucas 15:1-7 
Semicont: Salmo 61; 2 Samuel 9:1-13; Lucas 15:1-7    

Complem: Salmo 100; 2 Samuel 5:1-12; Lucas 15:1-7
Salmos Litúrgicos  Livro IV  Décimo Nono Dia: Oração Vespertina
Salmo 100
Jubilate Deo
CELEBREM com júbilo ao SENHOR, * ó moradores da terra;
2 Sirvam ao SENHOR com alegria * e, cantando, vinde à sua presença.
3 Saibam que o SENHOR é DEUS; foi ele quem nos formou e nós lhe pertencemos; * somos seu povo e rebanho que ele pastoreia.
4 Venham às suas portas bendizendo e com hino aos átrios sagrados; * deem graças e bendigam seu Nome.
5 Porque o SENHOR é benigno e eterna a sua misericórdia; * e sua fidelidade subsiste de geração em geração.

2 Samuel 5:1-12
1 Todas as tribos de Israel foram encontrar-se com Davi em Hebron, e lhe propuseram: «Veja! Somos do mesmo sangue. 
2 Já antes, quando Saul era nosso rei, o verdadeiro comandante de Israel era você. E Javé lhe disse: ‘Você será o pastor do meu povo Israel. Você será o chefe de Israel’ «. 
3 Todos os anciãos de Israel foram visitar o rei em Hebron, e Davi fez um pacto com eles em Hebron, diante de Javé. E eles ungiram Davi como rei de Israel.
4 Davi tinha trinta anos quando começou a reinar, e reinou durante quarenta anos. 
5 Em Hebron, ele reinou sete anos e meio sobre Judá. Depois, em Jerusalém, reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e sobre Judá.
6 Davi marchou com seus homens sobre Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam o território. Os jebuseus disseram a Davi: «Não entre aqui, porque bastam os cegos e aleijados para o repelir». Era a maneira de dizer que Davi não entraria na cidade. 
7 Mas Davi conquistou a fortaleza de Sião, que ficou sendo a cidade de Davi. 
8 Nesse dia, Davi disse: «Todo aquele que ferir os jebuseus e subir pelo canal... Quanto aos cegos e aleijados, Davi os detesta». É por isso que se diz: «Os cegos e aleijados não poderão entrar no Templo».
9 Davi se instalou na fortaleza e deu-lhe o nome de Cidade de Davi. Em seguida, construiu uma grande muralha ao seu redor, desde o Melo até o interior. 
10 Davi ia crescendo em poder. E Javé, Deus dos exércitos, estava com ele. 
11 Hiram, rei de Tiro, enviou uma embaixada a Davi, com madeira de cedro, carpinteiros e pedreiros, para construir um palácio para Davi. 
12 Então Davi percebeu que Javé o tinha confirmado como rei sobre Israel, e lhe estava exaltando a realeza por causa de Israel, povo de Javé.

Lucas 15:1-7
1 Todos os cobradores de impostos e pecadores se aproximavam de Jesus para o escutar. 
2 Mas os fariseus e os doutores da Lei criticavam a Jesus, dizendo: «Esse homem acolhe pecadores, e come com eles!»
3 Então Jesus contou-lhes esta parábola: 
4 «Se um de vocês tem cem ovelhas e perde uma, será que não deixa as noventa e nove no campo para ir atrás da ovelha que se perdeu, até encontrá-la? 
5 E quando a encontra, com muita alegria a coloca nos ombros. 
6 Chegando em casa, reúne amigos e vizinhos, para dizer: ‘Alegrem-se comigo! Eu encontrei a minha ovelha que estava perdida’. 
7 E eu lhes declaro: assim, haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.»

Semicont: Salmo 61; 2 Samuel 9:1-13; Lucas 15:1-7    

Salmos Litúrgicos  Livro II  Undécimo Dia: Oração Vespertina
Salmo 61 
  Exaudi, Deus
OUVE, ó Deus, meu clamor * e atende à minha súplica!
2 Desde a extremidade da terra a ti clamo; tenho o coração abatido; * leva-me a uma rocha que se ergue acima de mim.
3 Porquanto tu tens sido meu refúgio; * torre forte, fora do alcance de quem é contra mim.
4 Assista eu para sempre em teu tabernáculo; * acolha-me eu ao abrigo de tuas asas.
5 Pois tu, ó DEUS, atendeste a meus votos: * deste-me a herança de quem teme o teu nome.
6 Prolongarás a vida do rei; * seus anos serão como muitas gerações.
7 Permanecerá para sempre diante de DEUS; * que a misericórdia e a verdade o preservem!
8 Assim cantarei o teu Nome para sempre; * quando cumpro os meus votos diariamente.

2 Samuel 9:1-13

1 Davi perguntou: «Existe ainda algum sobrevivente da família de Saul para que eu mostre benevolência para com ele, por causa de Jônatas?» 
2 Na família de Saul havia um servo chamado Siba. Ele foi conduzido até Davi, e o rei lhe perguntou: «Você é Siba?» Ele respondeu: «Para o servir». 
3 O rei perguntou: «Existe algum sobrevivente da família de Saul, para que eu demonstre a benevolência de Deus para com ele?» Siba disse ao rei: «Existe ainda um filho de Jônatas, aleijado dos dois pés». 
4 Davi perguntou: «Onde ele está?» Siba respondeu: «Na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Dabar». 
5 Então Davi mandou buscar o filho de Jônatas na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Dabar.
6 Ao chegar diante de Davi, Meribaal, filho de Jônatas e neto de Saul, caiu com o rosto por terra e se prostrou. Davi disse: «Meribaal!» Este respondeu: «Aqui está o seu servo». 7 Davi lhe disse: «Não tenha medo, pois vou usar de benevolência para com você, por causa de seu pai Jônatas. Restituirei a você todas as terras de seu avô Saul, e você sempre comerá à minha mesa». 
8 Meribaal se prostrou e disse: «Quem é o seu servo, para que o senhor se dirija a um cão morto como eu?» 
9 Então o rei chamou Siba, servo de Saul, e lhe disse: «Tudo o que pertencia a Saul e à família dele, eu dou ao filho do seu senhor. 
10 Você deverá cuidar da terra para ele, você, seus filhos e servos. Você trará o necessário para o sustento de Meribaal, filho de seu senhor, pois ele comerá sempre à minha mesa». Siba tinha quinze filhos e vinte servos. 
11 Ele disse ao rei: «Tudo o que meu senhor rei mandar, assim o seu servo fará». E Meribaal começou a comer à mesa de Davi, como se fosse um filho do rei. 
12 Meribaal tinha um filho pequeno, chamado Micas, e todos os servos da casa de Siba estavam a serviço de Meribaal. 
13 Por isso, Meribaal foi morar em Jerusalém, pois comia sempre à mesa do rei. Ele era aleijado de ambos os pés.

Lucas 15:1-7
1 Todos os cobradores de impostos e pecadores se aproximavam de Jesus para o escutar. 
2 Mas os fariseus e os doutores da Lei criticavam a Jesus, dizendo: «Esse homem acolhe pecadores, e come com eles!»
3 Então Jesus contou-lhes esta parábola: 
4 «Se um de vocês tem cem ovelhas e perde uma, será que não deixa as noventa e nove no campo para ir atrás da ovelha que se perdeu, até encontrá-la? 
5 E quando a encontra, com muita alegria a coloca nos ombros. 
6 Chegando em casa, reúne amigos e vizinhos, para dizer: ‘Alegrem-se comigo! Eu encontrei a minha ovelha que estava perdida’. 
7 E eu lhes declaro: assim, haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.»



----------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal