ODB230 Quarta-feira

ODB230 Quarta-feira: Complem: Salmo 142; Amós 9:11-15; Lucas 7:31-35 Semicont:  Salmo 68:24-35; 2 Samuel 6:16-23; Lucas 7:31-35  
 
Salmos Litúrgicos Livro V Vigésimo Nono Dia: Oração Vespertlna
Salmo 142
Voce mea ad Dominum 
CLAMO ao SENHOR com minha voz, * com minha voz suplico ao SENHOR.
2 Derramo minha queixa em sua presença, * diante dele apresento minha angústia.
3 Quando desfalece meu espírito, conheces já a minha vereda; * no caminho, por onde ando, armam-me um laço.
4 Olha para minha direita e vê: * Não há quem me considere.
5 A ti SENHOR, clamo dizendo: * Tu és o meu refúgio e meu quinhão, na terra dos seres vivos.
6 Atende ao meu clamor, porque vivo em grande abatimento, * livra-me de quem me persegue, * pois são mais fortes do que eu.
7 Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu Nome; * e contigo farão coro as pessoas justas, porque me terás feito grande bem.

Amós 9:11-15
11* Nesse dia, vou armar de novo a tenda de Davi que caiu. Vou tapar seus buracos, levantar suas ruínas, até reconstruí-la como era antes, 
12 a fim de que possam conquistar o que sobrar de Edom e de todas as nações, sobre as quais o meu nome é invocado - oráculo de Javé, que realiza tudo isso.
13 Dias virão - oráculo de Javé - nos quais aquele que estiver arando vai encontrar-se com quem estiver colhendo, e quem estiver esmagando a uva com quem estiver semeando. As montanhas vão destilar vinho novo, que escorrerá pelas colinas. 
14 Farei voltar os exilados do meu povo Israel. Eles voltarão a construir as cidades que foram destruídas, e nelas vão morar. Plantarão vinhedos e beberão seu vinho; formarão pomares e comerão suas frutas. 
15 Eu vou plantá-los na sua própria terra e jamais serão novamente arrancados dessa terra, que eu mesmo lhes dei - diz Javé, o Deus de vocês.

Lucas 7:31-35
31 «Com quem eu vou comparar os homens desta geração? Com quem se parecem eles? 
32 São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta, e vocês não dançaram; cantamos música triste, e vocês não choraram’. 
33 Pois veio João Batista, que não comia nem bebia, e vocês disseram: ‘Ele tem um demônio!’ 
34 Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vocês dizem: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos cobradores de impostos e dos pecadores!’ 
35 Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos.»

Semicontínuas: Salmo 68:24-35; 2 Samuel 6:16-23; Lucas 7:31-35

Salmos Litúrgicos  Livro II  Décimo Terceiro Dia: Oração Matutina
Salmo 68:24-35
Exsurgat Deus
24 Eles viram, ó Deus, os teus caminhos; * os caminhos do meu Deus, meu Rei, no santuário.
25 Iam à frente os cantores e atrás os tocadores de instrumentos de cordas; * entre eles, as donzelas batendo adufes.
26 Bendigam nas congregações a Deus; * o SENHOR, vocês que são a descendência de Israel.
27 Ali está o pequeno Benjamim, seu chefe, * os príncipes de Judá com seu séquito, os príncipes de Zebulom e os de Naftali.
28 O teu Deus ordena que sejas forte; * estabelece, ó DEUS, o que fizeste por nós.
29 Por causa de teu templo em Jerusalém, * os reis te trarão dádivas.
30 Repreende a fera dos canaviais, a multidão dos animais calcando aos pés pedaços de prata; * dispersa os povos que desejam a guerra.
31 Embaixadores reais virão do Egito; * a Etiópia se dará pressa em estender as mãos para Deus.
32 Reinos da terra, cantem a DEUS; * cantem louvores ao SENHOR. 
33 Aquele que se assenta sobre o mais alto dos céus desde a antigüidade; * eis que faz ouvir a sua voz, uma voz poderosa.
34 Atribuí a Deus fortaleza; * a sua grandeza é sobre o seu povo e a sua força está nos céus.
35 Tremendo és tu, ó DEUS, em teus santuários, tu, poderoso Deus de Israel! * Ele dá força e poder a seu povo. Bendito seja Deus!

2 Samuel 6:16-23
16 Quando a arca de Javé entrou na cidade de Davi, Micol, filha de Saul, estava olhando pela janela e viu o rei Davi pulando e dançando diante de Javé; por isso, o desprezou no seu íntimo.
17 Levaram a arca de Javé e a colocaram no lugar reservado para ele, dentro da tenda que Davi tinha mandado armar. Depois, Davi ofereceu holocaustos diante de Javé e também sacrifícios de comunhão. 
18 Tendo terminado de oferecer holocaustos e sacrifícios de comunhão, Davi abençoou o povo em nome de Javé dos exércitos. 
19 E distribuiu a todo o povo e a toda a multidão de Israel, homens e mulheres, um pedaço de pão, um bolo de tâmaras e um doce de uvas passas para cada pessoa. Em seguida, cada um foi embora para casa.
20 Davi voltou para abençoar a sua família. Então Micol, filha de Saul, saiu ao encontro dele, e disse: «Hoje o rei de Israel se honrou muito, desnudando-se diante das servas de seus servos, como se fosse um homem qualquer!» 
21 Davi respondeu a Micol: «Diante de Javé que escolheu a mim, e não ao seu pai e à família dele, para colocar-me como chefe sobre o povo de Javé, sobre Israel, eu farei festa diante de Javé, 
22 e me humilharei ainda mais. Serei desprezível aos olhos de você, mas serei honrado aos olhos das servas, de quem você está falando». 
23 E Micol, filha de Saul, não teve filhos até o dia de sua morte.

Lucas 7:31-35
31 «Com quem eu vou comparar os homens desta geração? Com quem se parecem eles? 
32 São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta, e vocês não dançaram; cantamos música triste, e vocês não choraram’. 
33 Pois veio João Batista, que não comia nem bebia, e vocês disseram: ‘Ele tem um demônio!’ 
34 Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vocês dizem: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos cobradores de impostos e dos pecadores!’ 
35 Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos.»


----------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal