ODB220 Sexta-feira

ODB220 Sexta-feira: 
Complementares: Salmo 123; Jeremias 7:16-26; 2 Coríntios 10:7-11 
Semicontínuas: Salmo 48; 2 Samuel 3:1-12; 2 Coríntios 10:7-11  

Complementares: Salmo 123; Jeremias 7:16-26; 2 Coríntios 10:7-11

Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Sétimo Dia: Oração Matutina
Salmo 123     
Ad te levavi oculos meos 
A TI elevo os meus olhos, * ó tu, que habitas nos céus.
2 Tal como o servo que está atento à mão de seu SENHOR, e a serva à mão de sua senhora, * assim nossos olhos estão postos no SENHOR nosso Deus, até que tenha piedade de nós.
3 Tem piedade de nós, ó SENHOR, *tem piedade de nós, pois estamos fartos de desprezo. 
4 Nossa alma está tomada pelo deboche de gente esbanjadora, * e pelo desdém de gente orgulhosa.

Jeremias 7:16-26
16 Quanto a você, não reze por este povo, não faça preces nem súplicas em favor deles. Não insista comigo, porque eu não vou atender. 
17 Você não está vendo o que eles fazem nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém? 
18 Os filhos recolhem lenha, os pais acendem o fogo e as mulheres preparam a massa para fazer broas em honra da rainha do céu; depois derramam vinho em homenagem aos deuses estrangeiros, só para me insultar. 
19 Mas será a mim que eles ofendem? - oráculo de Javé. Não será a eles mesmos, para sua própria vergonha?» 
20 Por isso, assim diz o Senhor Javé: «Minha ira ardente se derramará sobre este lugar, sobre as pessoas e os animais, sobre as árvores do campo e os frutos da terra. Minha ira vai pegar fogo, e não se apagará».
21 Assim diz Javé dos exércitos, o Deus de Israel: «Ajuntem os holocaustos que vocês queimam, com seus sacrifícios, e comam essas carnes. 
22 Pois quando tirei do Egito os antepassados de vocês, eu não falei nada nem dei ordem alguma sobre holocaustos e sacrifícios. 
23 A única coisa que eu lhes falei e mandei, foi isto: Obedeçam-me, e eu serei o Deus de vocês, e vocês serão o meu povo. Andem sempre no caminho que eu lhes ordenar, para que sejam felizes. 
24 Eles, porém, não obedeceram nem deram ouvidos, e continuaram procedendo conforme a obstinação do seu coração perverso. E, ao invés de voltarem o rosto para mim, voltaram-me as costas. 
25 Desde o dia em que seus antepassados saíram da terra do Egito até hoje, todos os dias, estou mandando para eles, sem cansar, meus servos, os profetas. 
26 Mas não obedeceram a eles, nem me deram ouvidos; ao contrário, endureceram ainda mais a nuca e tornaram-se piores que seus antepassados.

2 Coríntios 10:7-11
7 Olhem as coisas frente a frente. Se alguém está convencido de pertencer a Cristo, tome consciência, de uma vez por todas, de que assim como ele pertence a Cristo, também nós pertencemos a Cristo. 
8 E ainda que eu me orgulhasse um pouco mais do poder que Deus nos deu para edificar e não destruir vocês, eu não me envergonharia disso. 
9 Não quero dar a impressão de estar ameaçando vocês com minhas cartas, 
10 pois, como dizem alguns, «as cartas são duras e fortes, mas a presença dele é fraca e sua palavra é desprezível.» 
11 Aquele que diz isso fique sabendo que, assim como somos pela linguagem e por carta quando estamos ausentes, tais seremos por nossos atos quando estivermos presentes.

Semicontínuas: Salmo 48; 2 Samuel 3:1-12; 2 Coríntios 10:7-11  

Salmos Litúrgicos  Livro II Nono Dia: Oração Vespertina
Salmo 48
Magnus Dominus
GRANDE é o SENHOR e digno de louvor excelso; * na cidade de nosso Deus, no seu santo monte.
2 Beleza sublime e alegria de todo país é o monte de Sião, * sobre os lados do Norte, a cidade do grande Rei.
3 Deus, em seus palácios, * é conhecido como alto refúgio.
4 Os reis se ajuntaram, * e marcharam unidos.
5 Mas, quando viram, ficaram assombrados; * conturbados, apressaram-se em fugir.
6 Ali se apoderou deles o pavor, * e ficaram em grande sofrimento.
7 Os navios inimigos se quebram, * com o sopro do vento oriental.
8 Como temos ouvido, assim vimos, na cidade do SENHOR Todo-poderoso, na cidade de nosso DEUS; * DEUS a estabelecerá para sempre.
9 Nós nos recordamos, ó DEUS, da tua misericórdia; * no meio de teu templo!
10 Tal como teu Nome, ó Deus, assim teu louvor se estende até os confins da terra; * a tua mão está cheia de justiça!
11 Alegre-se o monte de Sião e alegrem-se os filhos e filhas de teu povo, * por causa de teus juízos.
12  Vão ao redor de Sião e circundem-na; * contem suas torres.
13 Observem suas fortificações e notem bem seus palácios; * para contar às gerações futuras.
14 Porque este DEUS é nosso DEUS para todo o sempre; * é ele quem nos guiará perpetuamente.


2 Samuel 3:1-12

1 A guerra entre as famílias de Saul e Davi continuou, mas Davi se fortalecia cada vez mais, ao passo que a família de Saul se enfraquecia.
2 Davi teve vários filhos em Hebron: o primeiro foi Amnon, nascido de Aquinoam de Jezrael; 
3 o segundo, Queleab, nascido de Abigail, que tinha sido mulher de Nabal de Carmel; o terceiro, Absalão, nascido de Maaca, filha de Tolmai, rei de Gessur; 
4 o quarto, Adonias, nascido de Hagit; o quinto, Safatias, nascido de Abital; 
5 o sexto, Jetraam, nascido da esposa Egla. Foram esses os filhos que Davi teve em Hebron.
6 Durante a luta entre as famílias de Saul e Davi, Abner foi adquirindo na família de Saul prestígio cada vez maior. 
7 Saul tinha tido uma concubina chamada Resfa, filha de Aías. Isbaal perguntou a Abner: «Por que você se uniu com a concubina de meu pai?» 
8 Abner ficou furioso com a pergunta de Isbaal e respondeu: «Por acaso, eu sou um cachorro? Sempre trabalhei lealmente pela família de seu pai Saul, pelos seus irmãos e amigos, e não deixei você cair nas mãos de Davi. E agora você vem me criticar por uma questão de mulher? 
9 Que Deus me castigue, se eu não cumprir o juramento que Javé fez a Davi: 
10 Vou tirar a realeza da família de Saul e estabelecer o trono de Davi sobre Israel e sobre Judá, desde Dã até Bersabéia». 
11 Isbaal tinha medo de Abner, e não se atreveu a responder uma só palavra.
12 Abner enviou mensageiros para dizerem a Davi: «De quem é o país?» Ele queria dizer: «Faça uma aliança comigo, e eu o ajudarei a reunir todo o Israel em torno de você». 

2 Coríntios 10:7-11
7 Olhem as coisas frente a frente. Se alguém está convencido de pertencer a Cristo, tome consciência, de uma vez por todas, de que assim como ele pertence a Cristo, também nós pertencemos a Cristo. 
8 E ainda que eu me orgulhasse um pouco mais do poder que Deus nos deu para edificar e não destruir vocês, eu não me envergonharia disso. 
9 Não quero dar a impressão de estar ameaçando vocês com minhas cartas, 
10 pois, como dizem alguns, «as cartas são duras e fortes, mas a presença dele é fraca e sua palavra é desprezível.» 
11 Aquele que diz isso fique sabendo que, assim como somos pela linguagem e por carta quando estamos ausentes, tais seremos por nossos atos quando estivermos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal