DFP56B

DFP56B Domingo, Próprio 15 (TC20)
Ano B: Semicontínuas: I Reis 2:10-12;3:3-14; Salmo 111; Efésios 5:15-20; João 6:51-58 Complementares:  Provérbios 9:1-6; Salmo 34:9-14; Efésios 5:15-20; João 6:51-58

Próprio 15, domingo de 14 a 20 de de agosto – Tempo Comum 20
Querido Deus, que deste teu único Filho como alimento  vivo que vem dos céus, para nos desafiar na fé, e conduzir-nos através de um caminho de santidade; dá-nos a graça de sempre receber com gratidão os frutos de sua obra redentora e de seguir diariamente os santos passos do Cristo, em cujo nome oramos. Ele, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. 

* Prefácio do Dia do Senhor (Para ser usado somente aos domingos).

De Deus Pai
Pois Tu és a fonte da luz e da vida; fizeste-nos à tua imagem e nos chamaste a uma vida nova em Jesus Cristo, nosso Senhor.
De Deus Filho
Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que, no primeiro dia da semana, venceu a morte e o túmulo, e, por sua gloriosa ressurreição, nos abriu as portas da vida eterna.
De Deus Espírito Santo
Porque nos fizeste nascer da água e do Espírito Santo, tornando-nos teu povo, em Jesus Cristo, nosso Senhor, para manifestar a tua glória ao mundo.


Ano B: Semicontínuas: II Reis 2:10-12;3:3-14; Salmo 111; Efésios 5:15-20; João 6:51-58 Complementares: Provérbios 9:1-6; Salmo 34:9-14; Efésios 5:15-20; João 6:51-58

II Reis 2:10-12;3:3-14
10 Davi repousou com seus antepassados e foi enterrado na Cidade de Davi.
11 Davi foi rei em Israel durante quarenta anos; reinou sete anos em Hebron, e trinta e três anos em Jerusalém.
12 Salomão sucedeu no trono a seu pai Davi, e seu reinado se consolidou.
I Reis 3:3-14
3 Salomão amava Javé, de modo que seguia os preceitos de seu pai Davi. Entretanto, oferecia sacrifícios e incenso nos lugares altos.
4 O rei foi a Gabaon para oferecer sacrifícios, porque esse lugar alto era o mais importante de todos. E Salomão ofereceu mil holocaustos sobre esse altar.
5 Em Gabaon, durante a noite, Javé apareceu em sonhos a Salomão. Deus lhe disse: «Peça. O que lhe posso dar?»
6 Salomão respondeu: «Tu demonstraste grande amor para com o teu servo Davi, meu pai, porque, diante de ti, ele caminhou na fidelidade, na justiça e na retidão de coração para contigo. Tu guardaste para com ele esse grande amor e lhe deste um filho que hoje se assenta no trono dele.
7 Agora, Javé meu Deus, és tu que fazes teu servo reinar no lugar de meu pai Davi. Eu sou bem jovem e não sei como governar.
8 O teu servo se encontra no meio do teu povo que escolheste, povo numeroso que não se pode contar nem calcular, de tão grande que é.
9 Ensina-me a ouvir, para que eu saiba governar o teu povo e discernir entre o bem e o mal. Pois quem poderia governar esse teu povo tão numeroso?»
10 Agradou ao Senhor que Salomão tivesse pedido essas coisas.
11 Então Deus disse para ele: «Porque você pediu isso, e não vida longa para você, nem riquezas, nem a morte de seus inimigos, mas discernimento para ouvir e julgar,
12 eu farei o que você pediu. Darei a você mente sábia e inteligente, como ninguém teve antes de você e ninguém terá depois.
13 Eu lhe darei também o que você não pediu: riqueza e fama, de modo que não haverá nenhum rei que se iguale a você, durante toda a sua vida.
14 E se você andar nos meus caminhos, observando meus estatutos e mandamentos, como fez o seu pai Davi, eu lhe darei vida longa».

Salmos Litúrgicos - Livro V – 23º Dia: Oração Matutina

Salmo 111 Confitebor tibi
ALELUIA! De todo o meu coração celebrarei ao SENHOR, *na assembléia das pessoas justas e na congregação.
2 Grandes são as obras do SENHOR; * as buscam quem nelas se compraz.
3 Suas obras são esplendor e majestade; *e sua justiça permanece para sempre.
4 Fez memoráveis as suas maravilhas; *benigno e misericordioso é o SENHOR.
5 Ele dá alimento a quem ama obedece: *recordando-se sempre de sua aliança.
6 Mostra a seu povo o poder de suas obras, * dando-lhe a herança das nações.
7 Verdade e justiça são as obras de sua mão, *imutáveis são todos os seus preceitos.
8 São eles estáveis para todo o sempre, *feitos em verdade e em retidão.
9 Ele enviou a redenção ao seu povo; estabeleceu sua aliança para sempre; *santo e poderoso é o seu Nome.
10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento quem cumpre os seus preceitos; *o seu louvor subsiste para sempre.

Efésios 5:15-20
15 Estejam atentos para a maneira como vocês vivem: não vivam como tolos, mas como homens sensatos,
16 aproveitando o tempo presente, porque os dias são maus.
17 Não sejam insensatos; ao contrário, procurem compreender a vontade do Senhor.
18 Não se embriaguem com vinho, que leva para a libertinagem, mas busquem a plenitude do Espírito.
19 Juntos recitem salmos, hinos e cânticos inspirados, cantando e louvando ao Senhor de todo o coração.
20 Agradeçam sempre a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

João 6:51-58
51 E Jesus continuou: «Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha a vida.»
52 As autoridades dos judeus começaram a discutir entre si: «Como pode esse homem dar-nos a sua carne para comer?»
53 Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: se vocês não comem a carne do Filho do Homem e não bebem o seu sangue, não terão a vida em vocês.
54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
55 Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.
56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim e eu vivo nele.
57 E como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim, aquele que me receber como alimento viverá por mim.
58 Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão que os pais de vocês comeram e depois morreram. Quem come deste pão viverá para sempre.»

Complementares: Provérbios 9:1-6; Salmo 34:9-14; Efésios 5:15-20; João 6:51-58

Provérbios 9:1-6
1 A Sabedoria construiu a sua casa, talhando suas sete colunas.
2 Abateu seus animais, preparou o vinho e pôs a mesa.
3 Enviou suas criadas para anunciar nos pontos mais altos da cidade:
4 «Os ingênuos venham até aqui. Quero falar aos que não têm juízo.
5 Venham comer do meu pão e beber do vinho que eu preparei.
6 Deixem de ser ingênuos, e vocês viverão; sigam o caminho da inteligência».

Salmos Litúrgicos   Livro 1   Sexto Dia: Oração Vespertina
Salmo 34:9-14
Benedicam Dominum
9 Temam o SENHOR, vocês, as pessoas que vivem a santidade; * pois nada falta a quem o teme.
10 Até os filhotes de leão sentem fome; * mas a quem teme o SENHOR não lhe falta bem algum.
11 Vinde, filhos e filhas, escutem-me; * eu ensinarei a vocês o temor do SENHOR.
12 Quem é a pessoa que ama a vida, * e almeja longos dias de felicidade?
13 Guarda tua língua do mal, * e teus lábios de palavras mentirosas.
14 Desvia-te do mal e pratica o bem; * busca a paz e segue-a.

Efésios 5:15-20
15 Estejam atentos para a maneira como vocês vivem: não vivam como tolos, mas como homens sensatos,
16 aproveitando o tempo presente, porque os dias são maus.
17 Não sejam insensatos; ao contrário, procurem compreender a vontade do Senhor.
18 Não se embriaguem com vinho, que leva para a libertinagem, mas busquem a plenitude do Espírito.
19 Juntos recitem salmos, hinos e cânticos inspirados, cantando e louvando ao Senhor de todo o coração.
20 Agradeçam sempre a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

João 6:51-58 
51 E Jesus continuou: «Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha a vida.»
52 As autoridades dos judeus começaram a discutir entre si: «Como pode esse homem dar-nos a sua carne para comer?» 
53 Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: se vocês não comem a carne do Filho do Homem e não bebem o seu sangue, não terão a vida em vocês. 
54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 
55 Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.
56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim e eu vivo nele. 
57 E como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim, aquele que me receber como alimento viverá por mim. 
58 Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão que os pais de vocês comeram e depois morreram. Quem come deste pão viverá para sempre.»



----------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal