ODB212 Quarta-feira:

ODB212 Quarta-feira: 
Complem: Salmo 65; Josué 10:1-14; Marcos 6:45-52 
Semicont. Salmo 119:113-128; 1 Samuel 19:8-17; Marcos 6:45-52 

Complem: Salmo 65; Josué 10:1-14; Marcos 6:45-52
Salmos Litúrgicos Livro II Duodécimo Dia: Oração Vespertina
Salmo 65
Te decet hymnus
A TI, ó Deus, convém o louvor em Sião; * e a ti se cumprirão os votos.
2 Ó tu, que ouves as orações, * a ti virá toda a humanidade.
3 As maldades prevalecem contra mim; * mas tu perdoas as nossas faltas.
4 Feliz quem tu escolhes e fazes chegar a ti, * para que assista em teus átrios: Teremos satisfação com a bondade de tua casa, o teu santo templo.
5 Tremendas coisas com justiça nos respondes, ó Deus da nossa salvação! * Tu, que és a esperança dos confins da terra e do mais remoto mar.
6 Pela tua fortaleza firmas as montanhas, * estando revestido de poder.
7 Tu silencias o ruído dos mares, * o estrondo de suas vagas, e o tumulto dos povos.
8 Quem habita os confins da terra temem os teus sinais; * fazes exultar de júbilo os umbrais da manhã e da tarde.
9 Visitas a terra e a refrescas; tu a enriqueces abundantemente com o pleno rio de Deus; * tu lhe preparas o trigo, quando assim predispões a terra.
10 Rega-lhe os sulcos, aplana-lhe as leivas; * amolece-a com chuvas, abençoa sua produção!
11 Coroas o ano com tua bondade, * e teus caminhos destilam fartura;
12 Destilam sobre as pastagens do deserto, * e de alegria se revestem as colinas.
13 De rebanhos se cobrem os campos, e os vales se revestem de trigo; * eles se alegram e cantam!

Josué 10:1-14
1 Adonisedec, rei de Jerusalém, soube que Josué havia tomado Hai e a consagrara ao extermínio; que havia tratado Hai e seu rei como fizera com Jericó e seu rei; e que os habitantes de Gabaon tinham feito aliança com Israel e viviam no meio dos israelitas. 
2 Adonisedec ficou apavorado, pois Gabaon era uma cidade grande, como as cidades reais; era uma cidade maior do que Hai, e seus guerreiros eram todos valentes. 
3 Então Adonisedec, rei de Jerusalém, enviou mensageiros a Hoam, rei de Hebron; a Faram, rei de Jarmut; a Jáfia, rei de Laquis; e a Dabir, rei de Eglon: 
4 «Subam até aqui e me ajudem! Precisamos derrotar Gabaon, porque essa cidade fez aliança com Josué e os israelitas».
5 Os cinco reis amorreus - os reis de Jerusalém, de Hebron, de Jarmut, de Laquis e de Eglon - se reuniram, subiram com seus exércitos, cercaram e atacaram Gabaon.
6 Os gabaonitas mandaram dizer a Josué, no acampamento de Guilgal: «Não abandone seus servos; venham depressa até aqui para nos salvar. Ajude-nos, pois todos os reis amorreus que habitam na serra se reuniram contra nós». 
7 Então Josué subiu de Guilgal, levando todo o pessoal de guerra e todos os guerreiros valentes. 
8 Javé disse a Josué: «Não tenha medo deles, que eu os entregarei em suas mãos, e nenhum deles conseguirá opor resistência a você». 
9 Josué partiu de Guilgal e, depois de ter marchado a noite toda, atacou de surpresa os reis.
10 Javé dispersou os inimigos diante de Israel, causando-lhes uma grande derrota em Gabaon; e os perseguiu até o caminho da subida de Bet-Horon, derrotando-os até Azeca e Maceda. 
11 Enquanto eles estavam fugindo diante de Israel, na descida de Bet-Horon, Javé mandou do céu uma forte chuva de pedras grandes, que matou os inimigos até Azeca. Morreu mais gente por causa da chuva de pedras do que pela espada dos israelitas.
12 No dia em que Javé entregou os amorreus aos israelitas, Josué falou a Javé e disse na presença de Israel: «Sol, detenha-se em Gabaon! E você, lua, no vale de Aialon!» 
13 E o sol se deteve e a lua ficou parada, até que o povo se vingou dos inimigos. No Livro do Justo está escrito assim:
«O sol ficou parado no meio do céu e um dia inteiro ficou sem ocaso.
14 Nem antes, nem depois houve um dia como esse, quando Javé obedeceu à voz de um homem.É porque Javé lutava a favor de Israel».

Marcos 6:45-52
45 Logo em seguida Jesus obrigou os discípulos a entrar na barca e ir na frente para Betsaida, enquanto ele despedia a multidão. 
46 Logo depois de se despedir da multidão subiu ao monte para rezar.
47 Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. 
48 Viu que os discípulos estavam cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, entre as três e as seis horas da madrugada, Jesus foi até os discípulos andando sobre o mar, e queria passar na frente deles. 
49 Quando os discípulos o avistaram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. 
50 Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: «Coragem! Sou eu, não tenham medo!» 
51 Então subiu com eles na barca. E o vento parou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, 
52 porque não tinham compreendido o acontecimento dos pães. O coração deles estava endurecido.

Semicont. Salmo 119:113-128; 1 Samuel 19:8-17; Marcos 6:45-52 
Salmo 119:113-128

113 ABORREÇO os que nutrem pensamentos maus, * mas amo tua lei em extremo.
114 Tu és minha defesa e meu escudo; * pelo que confio em tua palavra.
115 Apartam-se de mim, gente injusta; * pois quero guardar os mandamentos de meu Deus.
116 Protege-me segundo a tua palavra, para que eu viva; * confirma, SENHOR, a minha esperança.
117 Defende-me e serei salvo, * e meus olhos pousarão de contínuo nos teus estatutos.
118 Impuseste silêncio a quem se desviou dos teus preceitos, * pois a falsidade é a sua astúcia.
119 Reduzes à insignificância as pessoas perversas deste mundo, * por isso amo os teus testemunhos.
120 Estremeço à tua presença, tomado de temor, * e tenho os teus juízos em profunda reverência.
121 TENHO usado de justiça e retidão; * não me abandones na mão de quem me oprime.
122 Sê fiador de quem te serve para o bem; * não deixes que me oprimam as pessoas soberbas.
123 Meus olhos esmorecem, esperando a tua salvação; * e por tua palavra de justiça.
124 Procede com quem te serve conforme a tua benignidade; * e ensina-me teus estatutos.
125 Sou alguem que te serve; dá-me entendimento, * para compreender os teus testemunhos.
126 SENHOR, é tempo de agir, * não atentam para a tua lei.
127 Quanto a mim, amo teus mandamentos, * mais do que o ouro puríssimo.
128 Por isso tenho procurado observar todos os teus preceitos, * fugindo do caminho errado.

1 Samuel 19:8-17
8 A guerra começou de novo e Davi saiu para lutar contra os filisteus. Estes foram derrotados e fugiram. 
9 Ora, um espírito mau, vindo da parte de Javé, se apoderou de Saul, quando estava sentado em casa, com a lança na mão, enquanto Davi tocava harpa. 
10 Saul tentou cravar Davi na parede, mas Davi se desviou e a lança fincou na parede. Então Davi se salvou fugindo. Nessa mesma noite, 
11 Saul mandou emissários para vigiar a casa de Davi e matá-lo de manhã. Então Micol, mulher de Davi, o avisou: «Se você não fugir esta noite, amanhã será homem morto». 
12 E Micol o fez descer pela janela, e Davi se salvou fugindo. 
13 Depois Micol pegou o ídolo, deitou-o na cama, colocou na cabeça dele uma pele de cabra e estendeu sobre ele um manto. 
14 Quando chegaram os emissários de Saul para levar Davi, Micol disse: «Ele está doente». 
15 Mas Saul mandou outra vez os emissários para que vissem Davi; e ordenou: «Tragam Davi com cama e tudo, pois eu quero matá-lo». 
16 Os emissários entraram na casa e encontraram o ídolo na cama, com a pele de cabra na cabeceira. 
17 Então Saul disse a Micol: «Por que você me enganou? Você deixou meu inimigo escapar». Micol respondeu: «Ele me ameaçou, e disse que me mataria se não o deixasse partir».

Marcos 6:45-52
45 Logo em seguida Jesus obrigou os discípulos a entrar na barca e ir na frente para Betsaida, enquanto ele despedia a multidão. 
46 Logo depois de se despedir da multidão subiu ao monte para rezar.
47 Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. 
48 Viu que os discípulos estavam cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, entre as três e as seis horas da madrugada, Jesus foi até os discípulos andando sobre o mar, e queria passar na frente deles. 
49 Quando os discípulos o avistaram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. 
50 Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: «Coragem! Sou eu, não tenham medo!» 
51 Então subiu com eles na barca. E o vento parou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, 
52 porque não tinham compreendido o acontecimento dos pães. O coração deles estava endurecido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal