ODB211 Terça-feira

ODB211 Terça-feira: 
Complem: Salmo 65; Êxodo 9:13-35; Atos 27:39-44 
Semicont: Salmo 119:113-128; 1 Samuel 19:1-7; Atos 27:39-44 

Complem: Salmo 65; Êxodo 9:13-35; Atos 27:39-44

Salmos Litúrgicos Livro II Duodécimo Dia: Oração Vespertina
Salmo 65
Te decet hymnus
A TI, ó Deus, convém o louvor em Sião; * e a ti se cumprirão os votos.
2 Ó tu, que ouves as orações, * a ti virá toda a humanidade.
3 As maldades prevalecem contra mim; * mas tu perdoas as nossas faltas.
4 Feliz quem tu escolhes e fazes chegar a ti, * para que assista em teus átrios: Teremos satisfação com a bondade de tua casa, o teu santo templo.
5 Tremendas coisas com justiça nos respondes, ó Deus da nossa salvação! * Tu, que és a esperança dos confins da terra e do mais remoto mar.
6 Pela tua fortaleza firmas as montanhas, * estando revestido de poder.
7 Tu silencias o ruído dos mares, * o estrondo de suas vagas, e o tumulto dos povos.
8 Quem habita os confins da terra temem os teus sinais; * fazes exultar de júbilo os umbrais da manhã e da tarde.
9 Visitas a terra e a refrescas; tu a enriqueces abundantemente com o pleno rio de Deus; * tu lhe preparas o trigo, quando assim predispões a terra.
10 Rega-lhe os sulcos, aplana-lhe as leivas; * amolece-a com chuvas, abençoa sua produção!
11 Coroas o ano com tua bondade, * e teus caminhos destilam fartura;
12 Destilam sobre as pastagens do deserto, * e de alegria se revestem as colinas.
13 De rebanhos se cobrem os campos, e os vales se revestem de trigo; * eles se alegram e cantam!

Êxodo 9:13-35

13 Javé disse a Moisés: «Levante-se de madrugada, apresente-se ao Faraó, e diga a ele: ‘Assim diz Javé, o Deus dos hebreus: Deixe meu povo partir para que me sirva, 
14 pois desta vez mandarei todas as minhas pragas contra você, contra seus ministros e contra o seu povo, para que você saiba que não há ninguém como eu em toda a terra. 
15 De fato, se eu já tivesse estendido a mão para ferir você e o seu povo com peste, você teria desaparecido da terra. 
16 Entretanto, foi exatamente para isto que eu o conservei de pé, para lhe mostrar a minha força e para que minha fama se espalhe por toda a terra. 
17 No entanto, você continua a reter o meu povo e não o deixa partir! 
18 Veja bem! Amanhã, a esta mesma hora, farei cair uma pesada chuva de pedras, como nunca se viu no Egito, desde o dia em que foi fundado até hoje. 
19 Agora, portanto, mande recolher seus animais e tudo o que você tem no campo, porque os homens e animais que estiverem no campo e não se refugiarem sob um teto vão morrer por causa da chuva de pedras’ «. 
20 Os ministros do Faraó que respeitaram a palavra de Javé apressaram-se em dar refúgio a seus escravos e colocar o rebanho em estábulos. 
21 E aqueles que não deram importância à palavra de Javé deixaram os escravos e o rebanho no campo.
22 Javé disse a Moisés: «Estenda a mão para o céu, e cairá chuva de pedras em todo o território egípcio: sobre homens e animais e sobre toda a vegetação». 
23 Então Moisés estendeu a vara para o céu, e Javé mandou trovões e chuva de pedras, e caíram raios sobre a terra. E Javé fez cair chuva de pedras no território egípcio. 
24 Caiu chuva de pedras acompanhada de raios; era uma chuva tão forte como nunca houve em toda a terra do Egito, desde que começou a ser nação. 
25 A chuva de pedras destruiu tudo o que havia no território egípcio: feriu tudo o que se encontrava no campo, homens e animais, destruiu a vegetação campestre e quebrou todas as árvores do campo. 
26 Só não houve chuva de pedras na terra de Gessen, onde viviam os filhos de Israel.
27 Então o Faraó mandou chamar Moisés e Aarão, e lhes disse: «Desta vez eu pequei. Javé é justo, e eu com meu povo somos ímpios. 
28 Rezem a Javé, porque já bastam esses trovões e a chuva de pedras! Eu os deixarei partir, e vocês não ficarão mais aqui». 
29 Moisés respondeu: «Quando eu sair da cidade, estenderei as mãos para Javé: os trovões cessarão e não haverá mais chuva de pedras, para que você saiba que a terra pertence a Javé. 
30 Quanto a você e seus ministros, porém, eu sei que vocês ainda não temem o Deus Javé».
31 O linho e a cevada se perderam, pois a cevada já estava na espiga e o linho estava florescendo; 
32 o trigo e o centeio, porém, não se perderam, porque são tardios.
33 Moisés saiu do palácio do Faraó e da cidade. E estendeu as mãos para Javé. Os trovões e a chuva de pedras cessaram, e parou de chover sobre a terra. 
34 Ao ver que a chuva, as pedras e os trovões tinham parado, o Faraó continuou a pecar, endurecendo o coração, tanto ele como seus ministros. 
35 O coração do Faraó se endureceu. E ele não deixou partir os filhos de Israel, exatamente como Javé tinha predito a Moisés.

Atos 27:39-44

39 Quando amanheceu, os marinheiros não reconheceram a terra. Vendo uma enseada com uma praia, conversaram para ver se poderiam conduzir o navio até lá. 
40 Soltaram as âncoras, deixando o navio ao movimento do mar. Ao mesmo tempo, desamarraram as cordas dos lemes, levantaram a vela da frente e dirigiram o navio para a praia. 
41 Mas o navio foi de encontro a um banco de areia e encalhou. A parte dianteira, atolada, ficou imóvel, mas a parte traseira começou a desconjuntar-se pela violência das ondas.
42 Então, os soldados decidiram matar os prisioneiros, para evitar que alguns deles escapassem a nado. 
43 Mas o oficial romano, querendo salvar Paulo, não aceitou a idéia. Mandou aos que sabiam nadar que saltassem primeiro e alcançassem a terra. 
44 Depois mandou que os outros fossem atrás, agarrados em pranchas ou em qualquer pedaço do navio. Assim todos chegaram à terra, sãos e salvos.

Semicont: Salmo 119:113-128; 1 Samuel 19:1-7; Atos 27:39-44 

Salmo 119:113-128
113 ABORREÇO os que nutrem pensamentos maus, * mas amo tua lei em extremo.
114 Tu és minha defesa e meu escudo; * pelo que confio em tua palavra.
115 Apartam-se de mim, gente injusta; * pois quero guardar os mandamentos de meu Deus.
116 Protege-me segundo a tua palavra, para que eu viva; * confirma, SENHOR, a minha esperança.
117 Defende-me e serei salvo, * e meus olhos pousarão de contínuo nos teus estatutos.
118 Impuseste silêncio a quem se desviou dos teus preceitos, * pois a falsidade é a sua astúcia.
119 Reduzes à insignificância as pessoas perversas deste mundo, * por isso amo os teus testemunhos.
120 Estremeço à tua presença, tomado de temor, * e tenho os teus juízos em profunda reverência.
121 TENHO usado de justiça e retidão; * não me abandones na mão de quem me oprime.
122 Sê fiador de quem te serve para o bem; * não deixes que me oprimam as pessoas soberbas.
123 Meus olhos esmorecem, esperando a tua salvação; * e por tua palavra de justiça.
124 Procede com quem te serve conforme a tua benignidade; * e ensina-me teus estatutos.
125 Sou alguem que te serve; dá-me entendimento, * para compreender os teus testemunhos.
126 SENHOR, é tempo de agir, * não atentam para a tua lei.
127 Quanto a mim, amo teus mandamentos, * mais do que o ouro puríssimo.
128 Por isso tenho procurado observar todos os teus preceitos, * fugindo do caminho errado.

1 Samuel 19:1-7
1 Saul contou a seu filho Jônatas e a todos os seus ministros que estava querendo matar Davi. Ora, Jônatas, filho de Saul, tinha grande afeição por Davi. 
2 Então Jônatas informou Davi: «Meu pai quer matar você. Fique de sobreaviso amanhã cedo, e esconda-se em lugar seguro. 
3 Eu sairei e ficarei do lado de meu pai no campo onde você estiver. Falarei com ele sobre você, ficarei sabendo o que há e contarei a você».
4 Jônatas falou bem de Davi a seu pai Saul, e disse: «Que o rei não ofenda seu servo Davi. Ele não fez nada contra você. Pelo contrário: tudo o que ele fez é de grande vantagem para você. 
5 Davi arriscou a vida, matou o filisteu, e Javé deu uma grande vitória para Israel. Você viu isso e ficou contente. Agora, não vá pecar derramando sangue inocente, matando Davi sem motivo». 
6 Saul atendeu o pedido de Jônatas e jurou: «Pela vida de Javé! Davi não morrerá». 
7 Então Jônatas chamou Davi e lhe contou essas coisas. Depois o levou a Saul. E Davi voltou ao palácio como antes.

Atos 27:39-44

39 Quando amanheceu, os marinheiros não reconheceram a terra. Vendo uma enseada com uma praia, conversaram para ver se poderiam conduzir o navio até lá. 
40 Soltaram as âncoras, deixando o navio ao movimento do mar. Ao mesmo tempo, desamarraram as cordas dos lemes, levantaram a vela da frente e dirigiram o navio para a praia. 
41 Mas o navio foi de encontro a um banco de areia e encalhou. A parte dianteira, atolada, ficou imóvel, mas a parte traseira começou a desconjuntar-se pela violência das ondas.
42 Então, os soldados decidiram matar os prisioneiros, para evitar que alguns deles escapassem a nado. 
43 Mas o oficial romano, querendo salvar Paulo, não aceitou a idéia. Mandou aos que sabiam nadar que saltassem primeiro e alcançassem a terra. 
44 Depois mandou que os outros fossem atrás, agarrados em pranchas ou em qualquer pedaço do navio. Assim todos chegaram à terra, sãos e salvos.

----------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal