ODB196 Sexta-feira

ODB196 Sexta-feira
Complem: Salmo 130; Deuteronômio 1:34-40; 2 Coríntios 5:1-5
Semicont.  Salmo 138; 1 Samuel 5:1-12; 2 Coríntios 5:1-5 

Complem: Salmo 130; Deuteronômio 1:34-40; 2 Coríntios 5:1-5
Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Sétimo Dia: Oração Vespertina
Salmo 130  De profundis
DAS profundezas a ti clamo, * ó SENHOR!
2 Escuta, SENHOR, a minha voz. * Sejam atentos os teus ouvidos  a voz das minhas súplicas.
3 Se tu, SENHOR, Senhor meu, observares as imperfeições, * quem subsistirá?
4 Contigo, porém, está o perdão, * para que sejas reverenciado.
5 Espero no SENHOR, minha alma espera; * na tua palavra está minha esperança.
6 Mais espera minha alma pelo SENHOR, * do que os guardas pela alvorada.
7 Espere Israel no SENHOR, * porque em Deus há misericórdia e abundante redenção.
8 Ele próprio remirá o seu povo * de todas as suas transgressões.

Deuteronômio 1:34-40
34 Ouvindo o que vocês falavam, Javé ficou furioso e jurou:
35 «Nenhum dos homens desta geração perversa verá a terra boa que eu jurei dar aos antepassados de vocês,
36 exceto Caleb, filho de Jefoné. Ele a verá, pois eu vou dar-lhe a terra por onde ele passou, e também a seus filhos, pois ele seguiu a Javé sem reservas».
37 Por causa de vocês Javé também ficou furioso contra mim, e disse: «Você também não entrará lá.
38 É Josué, filho de Nun, quem lá entrará. Encoraje-o, pois é ele quem fará Israel tomar posse da terra. 39 As crianças de vocês, porém, das quais vocês diziam que seriam tomadas como presa, os filhos de vocês que ainda não sabem distinguir entre o bem e o mal, são eles que vão entrar lá. Eu lhes entregarei a terra, e eles a possuirão.
40 Quanto a vocês, meia volta! Sigam para o deserto, em direção ao mar Vermelho».

2 Coríntios 5:1-5
1 Nós sabemos: quando a nossa morada terrestre, a nossa tenda, for desfeita, receberemos de Deus uma habitação no céu, uma casa eterna não construída por mãos humanas.
2 Por isso, suspiramos neste nosso estado, desejosos de revestir o nosso corpo celeste;
3 e isso será possível se formos encontrados vestidos, e não nus.
4 Pois nós, que estamos nesta tenda, gememos acabrunhados, porque não queremos ser despojados da nossa veste, mas revestir a outra por cima desta, e assim, aquilo que é mortal seja absorvido pela vida.
5 E quem para isso nos preparou foi Deus, o qual nos deu a garantia do Espírito.


Semicont.  Salmo 138; 1 Samuel 5:1-12; 2 Coríntios 5:1-5  

Salmos Litúrgicos - Livro V – 28º Dia: Oração Vespertina
Salmo 138     Confitebor tibi

EU TE louvarei, SENHOR, de todo o meu coração; * na tua presença, ó Deus, cantarei louvores.
2 Adorarei voltado para o teu santo templo e louvarei o teu Nome pela tua bondade e pela tua verdade; * pois magnificaste a tua palavra sobre toda manifestação de teu Nome.
3 No dia em que clamei, tu me respondeste; *com coragem fortaleceste a minha alma.
4 Todos os reis da terra te louvarão, ó SENHOR, *porque eles ouviram as palavras de tua boca.
5 E celebrarão, cantando, os caminhos do SENHOR, *pois grande é a glória do SENHOR.
6 Porque ainda que o SENHOR seja excelso, lança, contudo, os olhos para as pessoas humildes; * e de longe conhece as pessoas orgulhosas.
7 Embora eu ande no meio da tribulação, tu me reanimas; *estendes tua mão contra a ira de quem me quer mal, e teu poder me salva.
8 O SENHOR aperfeiçoará o que me tem designado; tua misericórdia, ó SENHOR, subsiste para sempre; *não desampares as obras de tuas mãos.

1 Samuel 5:1-12
1 Os filisteus tomaram a arca de Deus e a levaram de Ebenezer para Azoto.
2 Pegaram a arca de Deus e a colocaram no templo de Dagon, junto à estátua de Dagon.
3 Na manhã seguinte os habitantes de Azoto se levantaram e encontraram Dagon caído de bruços diante da arca de Javé. Pegaram Dagon e o puseram novamente no seu lugar.
4 Na manhã seguinte se levantaram e de novo encontraram Dagon caído de bruços diante da arca de Javé. A cabeça e as duas mãos de Dagon tinham sido cortadas e estavam na entrada da porta. Só o tronco de Dagon estava no seu lugar.
5 É por isso que os sacerdotes de Dagon e todos os que entram no seu templo, até o dia de hoje, não pisam a soleira da porta do templo de Dagon, em Azoto.
6 Depois disso, a mão de Javé caiu pesadamente contra os habitantes de Azoto e os castigou com tumores em Azoto e nas redondezas.
7 Quando viram o que estava acontecendo, os habitantes de Azoto disseram: «A arca do Deus de Israel não deve ficar conosco, porque a mão dele está pesando contra nós e contra o deus Dagon».
8 Então convocaram em Azoto todos os príncipes dos filisteus e perguntaram: «O que devemos fazer com a arca do Deus de Israel?» Os príncipes decidiram: «Levem a arca do Deus de Israel para Gat». E assim fizeram.
9 Mas, logo que a levaram, a mão de Javé caiu sobre a cidade, e houve um grande pânico, porque Javé feriu com tumores toda a população, tanto as crianças como os adultos.
10 Levaram então a arca de Deus para Acaron. Logo que a arca de Deus chegou, o povo da cidade protestou: «Vocês trouxeram a arca do Deus de Israel para nos matar, a nós e às nossas famílias!»
11 Então mandaram convocar os príncipes dos filisteus, e disseram: «Devolvam a arca do Deus de Israel. É melhor que volte ao seu lugar, antes que destrua a todos nós e às nossas famílias». O povo estava tomado de pavor mortal, porque a mão de Deus era muito pesada;
12 os que não morriam, ficavam cheios de tumores. E o clamor do povo subia até o céu.

2 Coríntios 5:1-5
1 Nós sabemos: quando a nossa morada terrestre, a nossa tenda, for desfeita, receberemos de Deus uma habitação no céu, uma casa eterna não construída por mãos humanas.
2 Por isso, suspiramos neste nosso estado, desejosos de revestir o nosso corpo celeste;
3 e isso será possível se formos encontrados vestidos, e não nus.
4 Pois nós, que estamos nesta tenda, gememos acabrunhados, porque não queremos ser despojados da nossa veste, mas revestir a outra por cima desta, e assim, aquilo que é mortal seja absorvido pela vida.
5 E quem para isso nos preparou foi Deus, o qual nos deu a garantia do Espírito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal