ODB191 Sábado

ODB191 Sábado
Complem. Salmos 81:1-10; Levitico 24:5-9; João 7:19-24
Semicont. Salmo 139:1-6,13-18; 1 Samuel 2:1-10; João 7:19-24 

Complementares:

Salmos Litúrgicos   Livro III  16º Dia: Oração Matutina
Salmo 81: 1-10
Exultate Deo
CANTEM de júbilo a Deus, fortaleza nossa; * ergam alegres vozes ao DEUS de Jacó.
2 Toquem a harpa e façam soar o pandeiro; * a harpa melodiosa e o alaúde.
3 Toquem a trombeta pela lua nova; * pela lua cheia, no dia da nossa festa. 
4 Pois isto é um mandamento para Israel, * uma ordenança do DEUS de Jacó.
5 Ele o prescreveu a José por testemunho, na terra do Egito, * onde ouviu uma língua que não entendia. 
6 Livrei o seu ombro da carga; e as suas mãos ficaram livres da servidão. 
7 Na angústia clamaste e te libertei; respondi no lugar secreto dos trovões; * te pus à prova junto às águas de Meribá. 
8 Ouve, povo meu, e eu te exortarei! * O Israel, se me escutasses!
9 Não haja entre ti divindade estranha; * nem adores deuses falsos.
10 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito; * abre bem a tua boca e te fartarei.

Levitico 24:5-9
5 Pegue flor de farinha e asse com ela doze pães de oito litros cada um. 
6 Coloque-os, depois, em duas fileiras de seis, sobre a mesa de ouro puro, que está diante de Javé. 
7 Coloque incenso puro sobre cada fileira. Isso será o alimento oferecido como memorial, como oferta queimada para Javé. 
8 A cada sábado esses pães serão colocados permanentemente diante de Javé. Os filhos de Israel fornecerão os pães como aliança perpétua. 
9 Esses pães pertencerão a Aarão e a seus filhos, que os comerão no lugar sagrado, porque serão, para Aarão, porção sagrada e perpétua das ofertas queimadas a Javé».

João 7:19-24
19 Não foi Moisés quem deu a Lei para vocês? No entanto, nenhum de vocês obedece à Lei. Por que é que vocês me querem matar?» 
20 A multidão respondeu: «Estás louco! Quem é que está querendo te matar?» 
21 Jesus respondeu: «Eu fiz só uma coisa, e todos vocês ficam admirados. 
22 Moisés mandou fazer a circuncisão (na verdade, ela não vem de Moisés, mas dos patriarcas) e, no entanto, vocês a fazem em dia de sábado. 
23 Assim, uma pessoa pode receber a circuncisão em dia de sábado sem violar a Lei de Moisés. Então, por que é que vocês ficam irritados comigo, porque curei totalmente um homem no sábado? 
24 Não julguem pelas aparências, mas conforme a verdade.»

Semicontínuas:

Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Nono Dia: Oração Matutina
Salmo 139:1-6,13-18
Domine, probasti
SENHOR, * tu me sondaste e me conheces.
2  Tu sabes o meu sentar e o meu levantar; * conheces, de longe, o meu pensamento.
3  Observas o meu caminhar e o meu repouso, * estás a par de todos os meus caminhos.
4   Não havendo ainda palavra na minha língua, * já tu, SENHOR, a conheces toda.
5  Por todos os lados tu me cercas, * e pões sobre mim a tua mão.
6  Tal conhecimento é para mim maravilhoso demais, * elevado é, não posso atingir.
13 Fizeste os meus rins; * em minha mãe, tu formaste minhas entranhas.
14 Eu te louvarei porque singularmente me distingo entre tuas obras maravilhosas, * e minha alma o reconhece muito bem.
15 O conjunto de meus ossos não te foi oculto, embora constituído em secredo, * e formado nas profundezas da terra.
16 Teus olhos me viram em embrião, e no teu livro registraram-se os dias que se escoavam, * sem faltar nenhum deles.
17 Eis porque, ó Deus, são preciosos para mim os teus pensamentos! * E quão grande é a soma deles!
18 Tentasse eu decifrá-los e se multiplicariam mais que a areia! * Estremeço, desperto, e ainda estou contigo.

1 Samuel 2:1-10
1 Então Ana rezou esta oração: «Meu coração se alegra com Javé, em Deus me sinto cheia de força. Agora, que eu possa responder aos meus inimigos, 
pois me sinto feliz com tua salvação. 
2 Ninguém é santo como Javé, não existe Rocha como o nosso Deus. 
3 Não multipliquem palavras soberbas, nem saia arrogância da boca de vocês, porque Javé é um Deus que sabe, é ele quem pesa as ações. 
4 O arco dos poderosos é quebrado, e os fracos são fortalecidos. 
5 Os saciados se empregam por comida, enquanto os famintos engordam com despojos. A mulher estéril dá à luz sete filhos, e a mãe de muitos filhos se esgota.
6 Javé faz morrer e faz viver, faz descer ao abismo e dele subir. 
7 Javé torna pobre e torna rico, ele humilha e também levanta. 
8 Ele ergue da poeira o fraco e tira do lixo o indigente, fazendo-os sentar-se com os príncipes e herdar um trono glorioso; pois a Javé pertencem as colunas da terra, e sobre elas ele assentou o mundo.
9 Ele guarda o passo de seus fiéis, enquanto os injustos perecem nas trevas - pois não é pela força que o homem triunfa. 
10 Javé derrota seus adversários, o Altíssimo troveja lá do céu. Javé julga os confins da terra. Ele dá força ao seu rei e aumenta o poder do seu ungido».

João 7:19-24 
19 Não foi Moisés quem deu a Lei para vocês? No entanto, nenhum de vocês obedece à Lei. Por que é que vocês me querem matar?» 
20 A multidão respondeu: «Estás louco! Quem é que está querendo te matar?» 
21 Jesus respondeu: «Eu fiz só uma coisa, e todos vocês ficam admirados. 
22 Moisés mandou fazer a circuncisão (na verdade, ela não vem de Moisés, mas dos patriarcas) e, no entanto, vocês a fazem em dia de sábado. 
23 Assim, uma pessoa pode receber a circuncisão em dia de sábado sem violar a Lei de Moisés. Então, por que é que vocês ficam irritados comigo, porque curei totalmente um homem no sábado? 
24 Não julguem pelas aparências, mas conforme a verdade.»


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal