ODB133 Sábado

ODB133 Sábado: Salmo 118: 1-2,19-29; Jeremias 33:10-16; Marcos 10:32-34,46-52

Salmos Litúrgicos   Livro V   Vigésimo Quarto Dia: Oração Matutina
Salmo 118:1-2,19-29  Confitemini Domino
1  RENDAM graças ao SENHOR, porque ele é bom, * a sua misericórdia permanece para sempre.
2  Diga, pois, Israel * que sua misericórdia permanece para sempre.
19 Abri-me as portas da justiça * e eu entrarei por elas, louvando ao SENHOR.
20 Este é o pórtico do SENHOR * por ele pessoas justas entrarão.
21 Te darei graças por me haveres respondido, * pois és minha salvação.
22 A pedra que os edificadores rejeitaram * tornou-se a principal pedra angular.
23 Isto se fez por obra do SENHOR, * e é coisa maravilhosa aos nossos olhos.
24 Este é o dia que fez o SENHOR; * nele nos alegremos e regozijemos.
25 Salva-nos, rogo-te, ó SENHOR; * faze-nos prosperar, SENHOR, é minha súplica.
26 Bendito o que vem em nome do SENHOR; * da casa do SENHOR vos bendizemos.
27 O SENHOR é Deus poderoso e nos outorgou a dádiva da luz. * Preparem, pois, o sacrifício, colocando-o reverentemente sobre o altar.
28 Tu és o meu Deus e eu te darei graças; * tu és o meu Deus e eu te exaltarei.
29 Rendam graças ao SENHOR, porque ele é bom, * a sua misericórdia subsiste para sempre.


Jeremias 33:10-16
10 Assim diz Javé: Vocês dizem que as cidades de Judá e as ruas desertas de Jerusalém são um lugar arrasado, sem gente, sem morador e sem criações. Pois bem, neste mesmo lugar se ouvirão novamente 
11 o som da música, os gritos de alegria, a voz do noivo e da noiva, a voz dos que cantam ao entrar com ação de graças no Templo de Javé: «Agradeçam a Javé dos exércitos, porque ele é bom, porque o seu amor é para sempre». Pois eu mudarei a sorte deste país, farei voltar ao que era antes, diz Javé.
12 Assim diz Javé dos exércitos: Neste lugar agora arruinado, sem gente e sem criações, e também em todas as suas cidades haverá pastagens, onde os pastores farão suas ovelhas repousar. 
13 Nas cidades da Montanha e nas cidades da Planície, nas cidades do Negueb e no território de Benjamim, nos arredores de Jerusalém e nas cidades de Judá, as ovelhas ainda vão desfilar ao alcance da mão de quem as conta, diz Javé.
14 Eis que chegarão dias - oráculo de Javé - em que eu cumprirei as promessas que fiz à casa de Israel e à casa de Judá. 
15 Nesses dias e nesse tempo, farei brotar para Davi um broto justo, que exercerá o direito e a justiça no país. 
16 Nesses dias, Judá será salvo e Jerusalém viverá tranqüila e será chamada «Javé, nossa justiça».


Marcos 10:32-34,46-52
32 Jesus e os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 
33 «Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos chefes dos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 
34 Vão caçoar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará.»
46 Chegaram a Jericó. Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. Na beira do caminho havia um cego que se chamava Bartimeu, o filho de Timeu; estava sentado, pedindo esmolas. 
47 Quando ouviu dizer que era Jesus Nazareno que estava passando, o cego começou a gritar: «Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!» 
48 Muitos o repreenderam e mandaram que ficasse quieto. Mas ele gritava mais ainda: «Filho de Davi, tem piedade de mim!» 
49 Então Jesus parou e disse: «Chamem o cego.» Eles chamaram o cego e disseram: «Coragem, levante-se, porque Jesus está chamando você.» 
50 O cego largou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 
51 Então Jesus lhe perguntou: «O que você quer que eu faça por você?» O cego respondeu: «Mestre, eu quero ver de novo.» 
52 Jesus disse: «Pode ir, a sua fé curou você.» No mesmo instante o cego começou a ver de novo e seguia Jesus pelo caminho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal