ODB116 Terça

ODB116 Terça: Salmo 84; 2 Crônicas 29: 1-11, 16-19; Hebreus 9: 23-28
Salmos Litúrgicos   Livro III   Décimo Sexto Dia: Oração Vespertina
Salmo 84 
 Quam dilecta!
QUÃO amáveis são teus tabernáculos, * SENHOR das Celestes Hostes!
2 Minha alma anseia e suspira pelos átrios do SENHOR; * meu coração e minha carne exultam de alegria em Deus, o Deus vivo.
3 Até o passarinho encontra casa e a andorinha ninho para si onde põe sua cria, * junto a teus altares, ó SENHOR das Celestes Hostes, Rei meu e Deus meu!
4 Feliz é quem assiste na tua casa! * Te louvará incessantemente.
5 Ditosa é a pessoa cuja força está em ti, * em cujo coração estão os teus caminhos!
6 Quem, passando pelo vale das lágrimas, faz dele um lugar de fonte; * sim, de bênção o cobre a primeira chuva.
7 Quem prossegue de força em força, * até que cada um se apresente a Deus em Sião.
8 SENHOR, DEUS das Celestes Hostes, escuta a minha oração; * inclina a mim os teus ouvidos, ó nosso Deus!
9 Olha, ó DEUS, escudo nosso, * e contempla a face de quem ungiste.
10 Porque um dia em teus átrios vale mais que mil em outro lugar; * prefiro a entrada da casa de meu Deus, a habitar em tendas de perversidade.
11 Eis que o SENHOR DEUS é luz e proteção; * graça e glória o SENHOR outorga; não negará bem algum a quem anda retamente.
12 Ó SENHOR das Celestes Hostes, * abençoada é a pessoa que em ti confia!

2Crônicas 29:1-11,16-19
1 Ezequias tinha vinte e cinco anos quando subiu ao trono. E reinou vinte e nove anos em Jerusalém. Sua mãe se chamava Abia, e era filha de Zacarias. 
2 Fez o que Javé aprova, seguindo em tudo o seu antepassado Davi.
3 No primeiro ano do seu reinado, no primeiro mês, Ezequias mandou abrir e restaurar as portas do Templo de Javé. 
4 Chamou os sacerdotes e levitas, reuniu-os na praça do Oriente, 
5 e lhes disse: «Atenção, levitas! Agora, purifiquem-se e purifiquem o Templo de Javé, o Deus de seus antepassados. Retirem do santuário as abominações, 
6 porque os nossos antepassados foram infiéis e fizeram o que Javé nosso Deus reprova. Eles o abandonaram, descuidaram completamente a moradia de Javé e voltaram as costas para ele. 
7 Além disso, fecharam as portas do Vestíbulo, apagaram as lâmpadas e pararam de queimar o incenso e de oferecer holocaustos no santuário, em honra do Deus de Israel. 
8 Isso provocou a indignação de Javé contra Judá e Jerusalém, fazendo com que eles se tornassem objeto de terror, espanto e zombaria, como vocês podem ver com seus próprios olhos. 
9 É por isso que nossos antepassados caíram mortos pela espada, e nossos filhos, filhas e mulheres foram feitos prisioneiros. 
10 Agora, eu tenho a intenção de fazer uma aliança com Javé, o Deus de Israel, para que ele afaste de nós o ardor de sua ira. 
11 Meus filhos, não sejam omissos, pois foi a vocês que Javé escolheu para ficar na presença dele, para o servir, para ser seus ministros e queimar para ele o incenso».
16 Os sacerdotes entraram no Templo para o purificar e levaram para o pátio do Templo de Javé todos os objetos impuros que encontraram no Santo de Javé. Depois, os levitas levaram esses objetos e os jogaram fora, no vale do Cedron. 
17 Eles começaram a purificação no dia primeiro do primeiro mês e, no dia oito do mês, chegaram ao Vestíbulo de Javé. Durante oito dias, purificaram o Templo de Javé. Terminaram tudo no dia dezesseis do primeiro mês. 
18 Em seguida, apresentaram-se ao rei Ezequias e lhe disseram: «Purificamos todo o Templo de Javé, o altar dos holocaustos e todos os seus utensílios, a mesa dos pães consagrados e todos os seus utensílios. 
19 Também consertamos e purificamos os utensílios que o rei Acaz profanou durante o seu ímpio reinado, e os recolocamos no lugar. Estão lá diante do altar de Javé».

Hebreus 9:23-28
23 Portanto, as cópias das realidades celestes são purificadas dessa maneira; mas as próprias realidades celestes devem ser purificadas com sacrifícios maiores do que esses.
24 De fato, Cristo não entrou num santuário feito por mãos humanas, figura do verdadeiro santuário; ele entrou no próprio céu, a fim de apresentar-se agora diante de Deus em nosso favor. 
25 Ele não teve que se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote que todos os anos entra no santuário com sangue que não é seu. 
26 Se assim fosse, ele deveria ter sofrido muitas vezes desde a criação do mundo. Entretanto, ele se manifestou uma vez por todas no fim dos tempos, abolindo o pecado pelo sacrifício de si mesmo. 
27 E dado que os homens morrem uma só vez e depois disso vem o julgamento, 
28 assim, também Cristo se ofereceu uma vez por todas, para tirar o pecado de muitos. Ele aparecerá uma segunda vez, sem nenhuma relação com o pecado, para aqueles que o esperam para a salvação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal