DFP24B: Quinto domingo da Quaresma

 DFP24B: Quinto domingo da Quaresma  

ANO B: Jeremias 31:31-34; Salmo 51:1-12; ou Salmo 119:9-16; Hebreus 5:5-10; João 12:20-33 

5º Domingo da Quaresma – Deus de graça e perdão, tu somente podes colocar em ordem a vontade e as afeições desordenadas de quem peca. Concede ao teu povo a graça de amar o que ordenas e desejar o que prometes; para que, entre as inconstâncias do mundo, permaneçam nossos corações firmados lá onde se acha a verdadeira alegria, por nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. 

Jeremias 31:31-34
31 Eis que chegarão dias - oráculo de Javé - em que eu farei uma aliança nova com Israel e Judá: 
32 Não será como a aliança que fiz com seus antepassados, quando os peguei pela mão para tirá-los da terra do Egito; aliança que eles quebraram, embora fosse eu o Senhor deles - oráculo de Javé. 
33 A aliança que eu farei com Israel depois desses dias é a seguinte - oráculo de Javé: Colocarei minha lei em seu peito e a escreverei em seu coração; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. 
34 Ninguém mais precisará ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: «Procure conhecer a Javé». Porque todos, grandes e pequenos, me conhecerão - oráculo de Javé. Pois eu perdôo suas culpas e esqueço seus erros.

Salmos Litúrgicos  Livro II  Décimo Dia: Oração Matutina
Salmo 51:1-12 
  Miserere mei, Deus
TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua bondade; * apaga os meus pecados, segundo a multidão de tuas misericórdias.
2 Lava-me completamente de minha maldade * e purifica-me do meu pecado.
3 Porque reconheço os meus erros; * e meu pecado está diante de mim.
4 Contra ti, contra ti só, eu pequei e fiz o que é mau à tua vista, * porque és justo quando falas e puro quando julgas.
5 Eis que tenho feito maldade desde que nasci * e tenho pecado desde o ventre de minha mãe.
6 Eis que amas a verdade no íntimo; * e no coração me fazes conhecer a sabedoria.
7 Purifica-me com hissôpo e me limpa; * lava-me e ficarei com a brancura da neve.
8 Faze-me ouvir júbilo e alegria; * para que se alegrem os ossos que quebraste.
9 Esconde a tua face de meus pecados, * e apaga todas as minhas maldades.
10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, * e renova em mim um espírito reto!
11 Não me lances fora de tua presença, * e não retires de mim o teu santo Espírito.
12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação, * e sustenta-me com espontâneo Espírito.
ou 
Salmos Litúrgicos - Livro V – 24º Dia: Oração Vespertina
Salmo 119:9-16 
  II. In quo corrigit?
COMO pode alguém jovem guardar puro o seu caminho? * Conduzindo-se pela tua palavra.
10 Tenho-te buscado de todo o meu coração; * não permitas que me desvie de teus mandamentos.
11 Tenho guardada em meu coração a tua palavra, * para não pecar contra ti.
12 Bendito és tu, ó SENHOR; * ensina-me os teus mandamentos.
13 Com meus lábios tenho contado * todos os juízos que proferiste.
14 Mais me alegro com o caminho de teus testemunhos, * do que em todas as riquezas.
15 Meditarei em teus preceitos, * e terei sempre em vista as tuas veredas.
16 Terei prazer nas tuas leis, * jamais me esquecerei da tua palavra.

Hebreus 5:5-10
5 Da mesma forma, Cristo não atribuiu a si mesmo a glória de ser sumo sacerdote; esta lhe foi conferida por aquele que lhe disse: «Você é o meu Filho, eu hoje o gerei.» 
6 E, noutra passagem da Escritura, ele diz: «Você é sacerdote para sempre, segundo a ordem do sacerdócio de Melquisedec.»
7 Durante a sua vida na terra, Cristo fez orações e súplicas a Deus, em alta voz e com lágrimas, ao Deus que o podia salvar da morte. E Deus o escutou, porque ele foi submisso. 
8 Embora sendo Filho de Deus, aprendeu a ser obediente através de seus sofrimentos. 
9 E, depois de perfeito, tornou-se a fonte da salvação eterna para todos aqueles que lhe obedecem. 
10 De fato, ele foi proclamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem do sacerdócio de Melquisedec.

João 12:20-33
20 Entre os que tinham ido à festa para adorar a Deus, havia alguns gregos. 
21 Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e disseram: «Senhor, queremos ver Jesus.» 
22 Filipe falou com André; e os dois foram falar com Jesus.
23 Jesus respondeu para eles, dizendo: «Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 
24 Eu garanto a vocês: se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica sozinho. Mas se morre, produz muito fruto. 
25 Quem tem apego à sua vida, vai perdê-la; quem despreza a sua vida neste mundo, vai conservá-la para a vida eterna. 
26 Se alguém quer servir a mim, que me siga. E onde eu estiver, aí também estará o meu servo. Se alguém serve a mim, o Pai o honrará. 
27 Agora estou muito perturbado. E o que vou dizer? Pai, livra-me desta hora? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 
28 Pai, manifesta a glória do teu nome!» Então veio uma voz do céu: «Eu manifestei a glória do meu nome, e vou manifestá-la de novo.» 
29 A multidão que aí estava ouviu a voz, e dizia que tinha sido um trovão. Outros diziam: «Foi um anjo que falou com ele.» 
30 Jesus disse: «Essa voz não falou por causa de mim, mas por causa de vocês. 
31 Agora é o julgamento deste mundo. Agora o príncipe deste mundo vai ser expulso 
32 e, quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim.» 
33 Jesus assim falava para indicar com que morte ia morrer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal