DFP026 Segunda-feira da Semana Santa (ABC)

 DFP026 Segunda-feira da Semana Santa (ABC)


Isaías 42:1-9; Salmo 36:5-11; Hebreus 9:11-15; João 12:1-11

Coleta para a 2ª feira da Semana Santa
: Onipotente Deus, cujo Filho muito amado não gozou perfeita alegria, senão após o sofrimento, e só subiu à glória depois de crucificado; concede-nos misericordioso que, seguindo o caminho da cruz, seja este para nós vereda de vida e paz; por Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
Prefácio da Semana Santa: Por Jesus Cristo, nosso Senhor, o qual pelos nossos peca- dos foi erguido na Cruz, para que atraísse para Si o mundo todo; e por seu sofrimento e morte tornou-se a fonte de salvação eterna para todos os que nEle confiam.

=========================================================

LEITURAS PARA A SEGUNDA- FEIRA DA SEMANA SANTA, ANOS A, B e C:  

Isaías 42:1-9
1 Vejam o meu servo, a quem eu sustento: ele é o meu escolhido, nele tenho o meu agrado. Eu coloquei sobre ele o meu espírito, para que promova o direito entre as nações. 
2 Ele não gritará nem clamará, nem fará ouvir a sua voz na praça. 
3 Não quebrará a cana que já está rachada, nem apagará o pavio que está para se apagar. Promoverá fielmente o direito; 
4 não desanimará, nem se abaterá, até implantar o direito na terra e a lei que as ilhas esperam.
5 Assim diz o Deus Javé, que criou o céu e o estendeu; que firmou a terra e tudo o que ela produz; ele dá respiração ao povo que nela habita e o espírito aos que sobre ela caminham: 
6 «Eu, Javé, chamei você para a justiça, tomei-o pela mão, e lhe dei forma, e o coloquei como aliança de um povo e luz para as nações. 
7 Para você abrir os olhos dos cegos, para tirar os presos da cadeia, e do cárcere os que vivem no escuro. 
8 Eu sou Javé: esse é o meu nome. Não vou dar para outro a minha glória, nem vou ceder minha honra para os ídolos. 
9 As primeiras coisas já aconteceram; coisas novas é o que eu agora anuncio: antes que elas comecem, eu as comunico a vocês».


Salmo 36:5-11 Dixit injustus
5 Ó SENHOR, tua misericórdia chega até os céus; * tua fidelidade alcança até o firmamento.
6 Tua Justiça é como as mais altas montanhas; teus juízos são um abismo profundo; * ó SENHOR, cuidas dos humanos e animais.
7 Quão preciosa é tua misericórdia, ó Deus! * A sombra de tuas asas se acolhe a humanidade.
8 São eles saciados com a fartura da tua casa; * e da torrente de tua bondade lhes dás de beber.
9 Porque em ti está a fonte da vida; * na tua luz é que nós vemos a luz.
10 Continua tua misericórdia a quem te conhece, * e tua justiça a quem tem o coração puro.
11 Não venha sobre mim o pé de quem é arrogante, * e não me mova a mão de quem pratica a maldade.

Hebreus 9:11-15
11 Cristo, porém, veio como sumo sacerdote dos bens futuros. Ele atravessou uma tenda muito maior e mais perfeita, não construída por mãos humanas, isto é, ele atravessou uma tenda que não pertence a esta criação. 
12 Ele entrou uma vez por todas no santuário, e não com sangue de bodes e novilhos, mas com o seu próprio sangue, depois de conseguir para nós uma libertação definitiva. 
13 Sangue de bodes e de touros e cinzas de novilha, espalhadas sobre pessoas impuras, as santificam, concedendo-lhes uma pureza externa. 
14 Muito mais o sangue de Cristo que, com um Espírito eterno, se ofereceu a Deus como vítima sem mancha! Ele purificará das obras da morte a nossa consciência, para que possamos servir ao Deus vivo.
15 Desse modo, ele é o mediador de uma nova aliança. Morrendo, nos livrou das faltas cometidas durante a primeira aliança, para que os chamados recebam a herança definitiva que foi prometida.

João 12:1-11
1 Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi para Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 
2 Aí ofereceram um jantar para Jesus. Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com Jesus. 
3 Então Maria levou quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro. Ungiu com ele os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos. A casa inteira se encheu com o perfume. 
4 Judas Iscariotes, um dos discípulos, aquele que ia trair Jesus, disse: 
5 «Por que esse perfume não foi vendido por trezentas moedas de prata, para dar aos pobres?» 
6 Judas disse isso não porque se preocupava com os pobres, mas porque era um ladrão. Ele tomava conta da bolsa comum e roubava do que era depositado nela. 
7 Jesus, porém, disse: «Deixe-a. Ela guardou esse perfume para me ungir no dia do meu sepultamento. 
8 No meio de vocês sempre haverá pobres; enquanto eu não estarei sempre com vocês.»
9 Muitos judeus ficavam sabendo que Jesus estava aí em Betânia. Então foram aí não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus havia ressuscitado dos mortos. 
10 Então os chefes dos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 
11 porque, por causa dele, muitos judeus deixavam seus chefes e acreditavam em Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal