ODB96 Sexta-feira

ODB96 Sexta-feira: Salmo 50: 1-6; 1 Reis 14: 1-18; 1 Timóteo 1: 12-20

Salmo 50:1-6 
 Deus deorum   (loc)
DEUS, o SENHOR fala e convoca a terra, * desde o Nascente até o Poente.
2 Desde Sião, perfeita formosura, * DEUS deixa ver seu esplendor.
3 O nosso Deus vem e não fica em silêncio; * um clarão irá adiante dele e uma grande tormenta ao seu redor.
4 Ele convoca os céus e a terra, * para julgar seu povo.
5 Congreguem-se vocês, que vivem minha santidade, * que fizeram comigo uma aliança por meio de sacrifícios.
6 E os céus proclamam sua justiça, * porque DEUS mesmo é o julgador.

1 Reis 14: 1-18
1 Nessa época, Abias, filho de Jeroboão, ficou doente. 
2 E Jeroboão disse à sua mulher: «Vamos, coloque um disfarce para que não reconheçam que você é a esposa de Jeroboão. Vá até Silo, onde está o profeta Aías. Ele me profetizou que eu seria rei deste povo. 
3 Leve dez pães, roscas e um pote de mel, e apresente-se a ele. Então ele dirá o que vai acontecer ao menino». 
4 A mulher de Jeroboão assim fez. Foi para Silo e se apresentou na casa de Aías. Ora, Aías estava quase cego e tinha os olhos meio apagados por causa da velhice. 
5 Javé, porém, lhe tinha dito: «A esposa de Jeroboão virá aqui para pedir a você um oráculo sobre o filho dele que está doente. Diga isso e isso. Ela virá disfarçada».
6 Logo que Aías ouviu o barulho de passos junto à porta, disse: «Entre, esposa de Jeroboão. Por que você veio disfarçada? Fui enviado para lhe dar uma triste notícia. 
7 Diga a Jeroboão: ‘Assim diz Javé, o Deus de Israel: Eu tirei você do meio do povo e o coloquei como chefe do meu povo Israel. 
8 Tirei o reino da casa de Davi para dá-lo a você. Mas você não foi como o meu servo Davi, que observou os meus mandamentos e me seguiu de todo o coração, fazendo apenas o que eu aprovo. 
9 Você se comportou de modo pior dos que reinaram antes de você. E até chegou a fazer para você outros deuses, imagens fundidas, para me irritar, e voltou as costas para mim. 
10 Por isso, vou trazer a desgraça para a sua casa: eliminarei da casa de Jeroboão todos os que urinam na parede, tanto os escravos como os livres em Israel. Eu varrerei a casa de Jeroboão, como se varre completamente o lixo. 
11 Os membros da família de Jeroboão que morrerem na cidade, serão devorados pelos cães; e os que morrerem no campo, serão devorados pelas aves do céu. É isso que Javé tem a dizer’. 
12 Quanto a você, levante-se e volte para casa. Quando você puser o pé na cidade, o menino morrerá. 
13 Todo o Israel fará luto por ele e o enterrará, porque, da família de Jeroboão, somente esse menino entrará num túmulo. De fato, dentro da família de Jeroboão, foi somente nele que Javé, o Deus de Israel, encontrou alguma coisa de bom. 
14 Javé fará surgir em Israel um rei que vai eliminar a família de Jeroboão. 
15 Javé ferirá Israel como se faz com o caniço que balança na água: arrancará os israelitas desta boa terra que deu aos antepassados deles, e os dispersará do outro lado do rio Eufrates, porque ergueram seus postes sagrados, provocando a ira de Javé. 
16 Entregará os israelitas por causa dos pecados cometidos por Jeroboão e por causa dos pecados que ele fez os israelitas cometerem».
17 A mulher de Jeroboão levantou-se e partiu. E ao chegar a Tersa, mal ela atravessou a soleira da porta da casa, o menino morreu. 
18 E o menino foi enterrado, e todo o Israel fez luto por ele, como Javé havia dito por meio do seu servo, o profeta Aías.

1 Timóteo 1: 12-20
12 Agradeço àquele que me deu força, a Jesus Cristo nosso Senhor, que me considerou digno de confiança, tomando-me para o seu serviço, 
13 apesar de eu ter sido um blasfemo, perseguidor e insolente. Mas eu obtive misericórdia porque eu agia sem saber, longe da fé. 
14 Sim, ele me concedeu com maior abundância a sua graça, junto com a fé e o amor que estão em Jesus Cristo.
15 Esta palavra é segura e digna de ser acolhida por todos: Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro. 
16 Mas exatamente por causa disto eu obtive misericórdia: Jesus Cristo quis demonstrar toda a sua generosidade primeiramente em mim, como exemplo para os que depois iriam acreditar nele, a fim de terem a vida eterna.
17 Ao rei dos séculos, ao Deus incorruptível, invisível e único, honra e glória para sempre. Amém!
18 Timóteo, meu filho, esta é a instrução que lhe confio, conforme as profecias que foram outrora pronunciadas a respeito de você. Esteja firme nelas e combata o bom combate, 
19 com fé e boa consciência. Alguns rejeitaram a boa consciência e acabaram naufragando na fé. 
20 Entre esses encontram-se Himeneu e Alexandre, os quais eu entreguei a Satanás, a fim de que aprendam a não mais blasfemar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal