ODB105 Quarta-feira

ODB105 Quarta-feira: Salmo 77; Provérbios 30: 1-9; Mateus 4: 1-11

Salmo 77 Voce mea ad Dominum   (LOC)
CLAMEI ao SENHOR com a minha voz; * a Deus elevei o meu clamor e ele me respondeu.
2 No dia da tribulação busquei ao meu SENHOR; *permaneci de mãos postas durante a noite e não me cansava; minha alma recusava ser consolada.
3 Lembro-me de Deus e fico em desassossego; * ponho-me a refletir e desfalece-me o espírito.
4 Meus olhos conservo abertos; * sinto tamanha perturbação, que não posso falar.
5 Tenho considerado os dias de outrora; * penso nos anos de antigamente.
6 Meditei longamente de noite; * consultei meu coração, examinei minha alma e disse:
7 Será que o meu SENHOR me rejeitou para sempre? * Não tornará a ser favorável?
8 Cessou para sempre sua misericórdia? * Falhará sua promessa para sempre?
9 Esqueceu-se Deus de ser compassivo? * Encerrou ele na ira sua terna misericórdia?
10 Eu disse: A minha tristeza é grande; * alterou-se a mão do Altíssimo.
11 Recordarei tuas obras; * comemorarei teus prodígios.
12 Meditarei em todas as tuas obras, * e falarei dos teus feitos.
13 Ó Deus, o teu caminho é santo! * Quão poderoso é o nosso Deus!
14 Tu és o Deus que fazes maravilhas; * tu fizeste notório o teu poder entre os povos.
15 Redimiste poderosamente o teu povo; * os descendentes de Jacó e de José.
16 Viram-te as águas, ó Deus, e se agitaram; * os abismos também estremeceram.
17 As nuvens desfizeram-se em água; * os céus trovejaram; teus relâmpagos correram duma para outra parte.
18 O trovão ribombava nas alturas: os relâmpagos alumiaram o mundo; * a terra se abalou e tremeu.
19 O teu caminho é no mar e o teu caminhar nas grandes águas; * e os teus passos não são conhecidos.
20 Conduziste o teu povo qual rebanho, * pela mão de Moisés e Aarão.

Provérbios 30: 1-9
1* Palavras de Agur, filho de Jaces, de Massa. Ó Deus, estou cansado. Estou cansado, ó Deus, e desfaleço, 
2 porque sou o mais ignorante dos homens, e não tenho inteligência humana. 
3 Não aprendi a sabedoria e não cheguei a compreender o Santo. 
4 Quem subiu até o céu, e daí desceu? Quem recolheu o vento na mão? Quem recolheu o mar na túnica? Quem fixou os confins do mundo? Qual é o seu nome e sobrenome? Você sabe? 
5 Cada palavra de Deus é comprovada, e ele é um escudo para quem nele se abriga. 
6 Não acrescente nada às palavras dele, porque ele o questionaria, e a sua fraude seria descoberta.
7 Eu te peço duas coisas, ó Deus. Não me negues isto antes de eu morrer: 
8 Afasta de mim a falsidade e a mentira. Não me dês riqueza, nem pobreza. Concede-me apenas o meu pedaço de pão, 
9 para que, saciado, eu não te renegue, dizendo: «Quem é Javé?» Ou então, reduzido à miséria, chegue a roubar e profanar o nome do meu Deus.

Mateus 4:1-11
1 Então o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 
2 Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, sentiu fome. 
3 Então, o tentador se aproximou e disse a Jesus: «Se tu és Filho de Deus, manda que essas pedras se tornem pães!» 
4 Mas Jesus respondeu: «A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.’ «
5 Então o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o na parte mais alta do Templo. 
6 E lhe disse: «Se tu és Filho de Deus, joga-te para baixo! Porque a Escritura diz: ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em nenhuma pedra.’ « 
7 Jesus respondeu-lhe: «A Escritura também diz: ‘Não tente o Senhor seu Deus.’ «
8 O diabo tornou a levar Jesus, agora para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e suas riquezas. 
9 E lhe disse: «Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar.» 
10 Jesus disse-lhe: «Vá embora, Satanás, porque a Escritura diz: ‘Você adorará ao Senhor seu Deus e somente a ele servirá.’ «
11 Então o diabo o deixou. E os anjos de Deus se aproximaram e serviram a Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal