ODB104 Terça-feira

ODB104 Terça-feira: Salmo 77; Jó 5:8-27; 1 Pedro 3:8-18a

Salmo 77 Voce mea ad Dominum

CLAMEI ao SENHOR com a minha voz; * a Deus elevei o meu clamor e ele me respondeu.
2 No dia da tribulação busquei ao meu SENHOR; *permaneci de mãos postas durante a noite e não me cansava; minha alma recusava ser consolada.
3 Lembro-me de Deus e fico em desassossego; * ponho-me a refletir e desfalece-me o espírito.
4 Meus olhos conservo abertos; * sinto tamanha perturbação, que não posso falar.
5 Tenho considerado os dias de outrora; * penso nos anos de antigamente.
6 Meditei longamente de noite; * consultei meu coração, examinei minha alma e disse:
7 Será que o meu SENHOR me rejeitou para sempre? * Não tornará a ser favorável?
8 Cessou para sempre sua misericórdia? * Falhará sua promessa para sempre?
9 Esqueceu-se Deus de ser compassivo? * Encerrou ele na ira sua terna misericórdia?
10 Eu disse: A minha tristeza é grande; * alterou-se a mão do Altíssimo.
11 Recordarei tuas obras; * comemorarei teus prodígios.
12 Meditarei em todas as tuas obras, * e falarei dos teus feitos.
13 Ó Deus, o teu caminho é santo! * Quão poderoso é o nosso Deus!
14 Tu és o Deus que fazes maravilhas; * tu fizeste notório o teu poder entre os povos.
15 Redimiste poderosamente o teu povo; * os descendentes de Jacó e de José.
16 Viram-te as águas, ó Deus, e se agitaram; * os abismos também estremeceram.
17 As nuvens desfizeram-se em água; * os céus trovejaram; teus relâmpagos correram duma para outra parte.
18 O trovão ribombava nas alturas: os relâmpagos alumiaram o mundo; * a terra se abalou e tremeu.
19 O teu caminho é no mar e o teu caminhar nas grandes águas; * e os teus passos não são conhecidos.
20 Conduziste o teu povo qual rebanho, * pela mão de Moisés e Aarão.

Jó 5:8-27
8 Em seu lugar, eu recorreria a Deus, e poria a minha causa nas mãos dele.
9 Ele faz coisas grandiosas e incompreensíveis, e maravilhas sem conta: 
10 dá chuva para a terra, e rega os campos; 
11 levanta os humildes, e concede prosperidade aos abatidos; 
12 malogra os planos do astuto, para que as manobras deste fracassem; 
13 apanha os espertos na astúcia deles, e desmonta as tramas do velhaco. 
14 Em pleno dia, todos esses caem nas trevas, e ao meio-dia tateiam como se fosse noite. 
15 É assim que Deus salva da língua afiada o pobre, e da mão do poderoso o necessitado. 
16 Desse modo, o fraco tem esperança, e a injustiça fecha a boca. 
17 Feliz o homem a quem Deus corrige. Portanto, não despreze a lição do Todo-poderoso.
18 É Deus quem fere e cura a ferida, quem golpeia e cura com sua própria mão. 
19 Ele é quem liberta você de seis perigos, e no sétimo o mal não mais o atingirá. 
20 Em tempo de fome, salvará você da morte, e na guerra o protegerá do golpe da espada. 
21 Você ficará a salvo do flagelo da língua, e não temerá quando a ruína chegar. 
22 Você rirá do desastre e da fome, e não temerá os animais selvagens. 
23 Você fará aliança com os espíritos do campo, e viverá em paz com as feras. 
24 Você terá prosperidade em sua tenda e, visitando sua propriedade, verá que nada falta. 
25 Terá descendência numerosa, e seus filhos serão como erva do campo. 
26 Descerá ao túmulo em avançada velhice, como feixe de trigo colhido no tempo certo.
27 Veja bem! Observamos tudo isso, e é coisa certa. Escute bem, e faça bom proveito».

1 Pedro 3:8-18a
8 Finalmente, tenham todos a mesma atitude, sejam compassivos, cheios de amor fraterno, misericordiosos e de espírito humilde. 
9 Não paguem o mal com o mal, nem o insulto com outro insulto; pelo contrário, abençoem, porque para isso vocês foram chamados, isto é, para serem herdeiros da bênção. 
10 De fato, aquele que ama a vida e deseja ver dias felizes guarde sua língua do mal e seus lábios de proferir mentiras;
11 afaste-se do mal e pratique o bem, busque a paz e procure segui-la.
12 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e seus ouvidos estão atentos à prece deles. Mas o rosto do Senhor se volta contra os que praticam o mal.
13 E quem lhes fará mal, se vocês se empenham em fazer o bem? 
14 Se sofrem por causa da justiça, felizes de vocês! Não tenham medo deles, nem fiquem assustados. 
15 Ao contrário, reconheçam de coração o Cristo como Senhor, estando sempre prontos a dar a razão de sua esperança a todo aquele que a pede a vocês, 
16 mas com bons modos, com respeito e mantendo a consciência limpa. Assim, quando vocês forem difamados em alguma coisa, aqueles que criticam o bom comportamento que vocês têm em Cristo ficarão confundidos. 
17 Pois, se é da vontade de Deus que vocês sofram, é melhor que seja por praticarem o bem, e não o mal.
18a De fato, o próprio Cristo morreu uma vez por todas pelos pecados, o justo pelos injustos, a fim de os conduzir a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal