ODb102 Sábado

ODb102 Sábado: Salmo 25: 1-10; Salmo 32; Mateus 9: 2-13

Salmo 25:1-10 Ad te, Domine, levavi

A TI, Ó SENHOR, * elevo minha alma.
2 Ó Deus meu, em ti confio; não seja eu confundido; * não me subjuguem meus adversários.
3 Sim, ninguém que em ti espera, viva em confusão; * que a confusão seja com quem, mesmo sem causa te nega.
4 Mostra-me, SENHOR, os teus caminhos; * ensina-me a andar por eles.
5 Guia-me na tua fidelidade e me instrui; * porque tu és o Deus de minha salvação; em ti espero todo o dia.
6 Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas bondades; * porque elas são desde a eternidade.
7 Não te lembres dos pecados de minha juventude e das minhas transgressões; * mas, na tua misericórdia, recorda-te de mim; por amor de tua bondade, ó SENHOR! 
8 Bondoso e justo é o SENHOR; * pelo que ensinará o caminho a quem peca.
9 Guiará as pessoas humildes na retidão; * e  às pessoas pobres ensinará seu caminho.
10 Todos os caminhos do SENHOR são benevolência e verdade; * para os que guardam sua aliança e seus preceitos.

Salmo 32 Beati quorum    (LOC)
FELIZ daquele cuja transgressão é perdoada, * e cujo pecado é coberto.
2 Feliz a quem o SENHOR não atribui maldade, * e em cujo espírito não há fraude.
3 Mesmo guardando silêncio, meus anos se consumiam, * também no meu gemer de manhã à tarde.
4 Pois dia e noite sobre mim pesava a tua mão; * minha seiva secava ao calor do verão.
5 Confessei-te então meu pecado; minha maldade não ocultei. * Disse eu: Confessarei ao SENHOR minhas transgressões e tu perdoaste as minhas faltas.
6 Portanto, a pessoa piedosa orará a ti, a tempo de poder encontrar-te; * e no transbordar das águas, elas não o atingirão.
7 Tu és para mim um lugar secreto; da tribulação me preservas; * tu me cercas de alegres cantos de libertação.
8 Eu te Instruirei  e te guiarei no caminho que deves seguir; * olharei por ti, tendo-te debaixo de minha vista.
9 Não sejam como quem não tem entendimento, * que carecem de força para obedecerem.
10 Muitos pesares terá de curtir quem pratica a maldade; * mas quem confia no SENHOR terá misericórdia.
11 Alegrem-se no SENHOR e exultem, ó pessoas  justas; * cantem de júbilo todas vocês, que têm um coração reto!


Mateus 9: 2-13
2 Nisso, levaram a ele um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: «Coragem, filho! Os seus pecados estão perdoados.»
3 Então alguns doutores da Lei pensaram: «Esse homem está blasfemando!» 
4 Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: «Por que é que vocês pensam coisas más? 
5 O que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’; ou dizer: ‘Levante-se e ande’? 
6 Pois bem, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem poder na terra para perdoar pecados - então disse Jesus ao paralítico: - Levante-se, pegue a sua cama e vá para a sua casa.» 
7 O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. 
8 Vendo isso, a multidão ficou com medo e louvou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.
9 Saindo daí, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e lhe disse: «Siga-me!» Ele se levantou, e seguiu a Jesus. 
10 Estando Jesus à mesa em casa de Mateus, muitos cobradores de impostos e pecadores foram e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 
11 Alguns fariseus viram isso, e perguntaram aos discípulos: «Por que o mestre de vocês come com os cobradores de impostos e os pecadores?» 
12 Jesus ouviu a pergunta e respondeu: «As pessoas que têm saúde não precisam de médico, mas só as que estão doentes. 
13 Aprendam, pois, o que significa: ‘Eu quero a misericórdia e não o sacrifício’. Porque eu não vim para chamar justos, e sim pecadores.»


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal