ODb62 Segunda

ODb62 Segunda-feira: Salmo 35:1-10; Números 22:1-21; Atos 21:17-26
Salmo 35:1-10
Judica, Domine   (LOC)
DEFENDE-ME, SENHOR, de quem é contra mim; * combate quem me combate.
2 Toma do escudo e da couraça, * e vem em meu auxílio.
3 Obstrui o caminho de quem me persegue; * dize à minha alma: Eu sou a tua salvação.
4 Envergonhe-se e confunda-se  quem busca tirar-me a vida; * volte atrás quem me deseja mal.
5 Seja como a palha levada pelo vento, * acossado pelo anjo do SENHOR.
6 O seu caminho se torne tenebroso e escorregadio, * e o anjo do SENHOR o persiga.
7 Sem causa, armaram-me uma armadilha; * e abriram para minha alma uma cova.
8 A quem pratica a maldade sobrevenha a destruição quando menos pensar e caia na rede que ocultou;* nela caia para seu extermínio.
9 Mas minha alma se alegrará no SENHOR; * regozijar-se-á na sua salvação.
10 Todo o meu ser dirá: SENHOR, quem é semelhante a ti, que livras a pessoa pobre de quem lhe é mais forte? * Sim, a pessoa  pobre e a necessitada de quem a despoja.

Números 22:1-21
1 Os filhos de Israel partiram e acamparam nas estepes de Moab, no outro lado do Jordão, na frente de Jericó. 
2 Balac, filho de Sefor, viu como Israel tinha tratado os amorreus. 
3 Então Moab ficou com medo desse povo numeroso. Moab ficou apavorado diante dos filhos de Israel, 
4 e disse aos anciãos de Madiã: «Essa multidão vai devorar tudo ao nosso redor, como o boi devora a erva do campo». Nesse tempo, o rei de Moab era Balac, filho de Sefor. 
5 Ele enviou mensageiros a Balaão, filho de Beor, em Petor, seu país de origem, às margens do rio Eufrates. Mandou chamá-lo, dizendo: «Saiu do Egito um povo que está cobrindo a superfície da terra e que parou diante de mim. 
6 Por favor, venha e amaldiçoe por mim esse povo, pois é mais poderoso do que eu. Desse modo poderemos derrotá-lo e expulsá-lo desta região. Eu sei que fica abençoado quem você abençoa; e quem você amaldiçoa, fica amaldiçoado».
7 Os anciãos de Moab e Madiã foram, levando o pagamento para o adivinho. Chegaram onde estava Balaão e lhe transmitiram a mensagem de Balac. 
8 Balaão respondeu: «Fiquem aqui esta noite, e eu comunicarei a vocês o que Javé me disser». E os chefes de Moab ficaram com Balaão.
9 Deus se manifestou a Balaão e lhe perguntou: «Quem são esses homens que estão com você?» 
10 Balaão respondeu a Deus: «Balac, filho de Sefor, rei de Moab, mandou-me esta mensagem: 
11 Um povo saiu do Egito e está cobrindo a superfície da terra. Venha logo amaldiçoá-lo por mim, para ver se consigo guerrear contra eles e expulsá-los». 
12 Deus disse a Balaão: «Não vá com eles e não amaldiçoe esse povo, pois ele é bendito». 
13 Na manhã seguinte Balaão se levantou e disse aos chefes enviados por Balac: «Voltem para a sua terra, porque Javé não quer que eu vá com vocês». 
14 Os chefes de Moab se levantaram, voltaram até Balac e lhe disseram: «Balaão não quis vir conosco».
15 Então Balac enviou outros chefes, mais numerosos e mais importantes que os primeiros. 
16 Eles chegaram aonde estava Balaão e lhe disseram: «Assim diz Balac, filho de Sefor: Não recuse vir ao meu encontro, 
17 pois eu o tornarei muito rico e farei tudo o que você me disser. Por favor, venha e amaldiçoe por mim esse povo». 
18 Balaão respondeu aos chefes enviados por Balac: «Ainda que Balac me desse até o seu palácio cheio de ouro e prata, eu não poderia desobedecer a ordem de Javé, meu Deus, em coisa nenhuma, grande ou pequena. 
19 Fiquem aqui esta noite até que eu saiba o que Javé me dirá desta vez». 
20 Deus se manifestou a Balaão durante a noite e lhe disse: «Já que esses homens vieram chamar você, levante-se e vá com eles, mas você vai fazer o que eu lhe disser». 
21 Na manhã seguinte Balaão se levantou, selou a sua jumenta e partiu com os chefes de Moab.

Atos 21:17-26
17 Quando chegamos a Jerusalém, os irmãos nos receberam com alegria. 
18 No dia seguinte, Paulo foi conosco à casa de Tiago, onde todos os anciãos estavam reunidos. 
19 Depois de cumprimentá-los, Paulo expôs minuciosamente o que Deus fizera aos pagãos através do seu serviço. 
20 Ouvindo Paulo, eles glorificavam a Deus. Mas a seguir lhe disseram: «Como você vê, irmão, há milhares de judeus que abraçaram a fé, e todos são fiéis observantes da Lei. 
21 Eles estão a par de coisas que dizem a respeito de você, isto é, que você anda ensinando a todos os judeus que vivem no meio dos pagãos para abandonarem Moisés e dizendo-lhes que não circuncidassem seus filhos e não continuassem a seguir as tradições. 
22 Que vamos fazer? Certamente ficarão sabendo que você está aqui. 
23 Portanto, faça o que vamos lhe dizer. Estão aqui quatro homens que têm uma promessa para cumprir. 
24 Leve-os com você, purifique-se com eles, pague as despesas para que possam mandar raspar a cabeça. Assim, todos saberão que os boatos a seu respeito não têm fundamento e que você também é fiel na observância da Lei. 
25 Quanto aos pagãos que abraçaram a fé, já escrevemos a eles sobre nossas decisões: abster-se de carnes imoladas aos ídolos, de carnes sufocadas e de uniões ilegítimas.»
26 Então Paulo levou os homens consigo. No dia seguinte, purificou-se com eles e entrou no Templo, comunicando o prazo em que devia ser oferecido o sacrifício na intenção de cada um deles, logo após os dias da purificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal