ODB45 Terça-feira

ODB45 Terça-feira: Salmo 69: 1-5, 30-36; Êxodo 30: 22-38; Atos 22: 2-16

Salmo 69: 1-5, 30-36
Salvum me fac     (LOC)
SALVA-ME, ó Deus, * pois as águas ameaçam encobrir-me.
2 Afundei-me num lamaçal, onde não se pode firmar o pé; * e entrei na profundeza das águas e a corrente me submerge.
3 Estou cansado de clamar; está ressequida minha garganta; * desfalecem meus olhos de esperar por meu Deus.
4 São muitos os que me aborrecem sem causa; * por isso, tive de restituir o que não extorquira.
5 O Deus, tu conheces minha insipiência; * e meus pecados não te são ocultos.
30 Louve eu o Nome de Deus com um cântico; * e exalte-o com ação de graças.
31 Isto será mais agradável ao SENHOR, * do que os sacrifícios e holocaustos.
32 Quem vive na aflição verá isto e se alegrará; * quanto a vocês, que buscam a Deus, reviva o coração de vocês!
33 Porquanto o SENHOR ouve as pessoas necessitadas; * e não despreza as aprisionadas que são suas.
34 Louvem-no os céus e a terra, * os mares e quanto neles se move.
35 Pois Deus salvará a Sião e edificará as cidades de Judá * para que ali habitem e as possuam.
36 Também a descendência de quem o serve as herdará; e a de quem ama o seu Nome habitará nelas.

Êxodo 30: 22-38
22 Javé falou a Moisés: 
23 «Providencie bálsamo de primeira qualidade: cinco quilos de mirra em grão, dois quilos e meio de cinamomo, dois quilos e meio de cana aromática, 
24 cinco quilos de cássia, conforme o peso do santuário, e sete litros e meio de azeite de oliva. 
25 Com esses ingredientes, faça o óleo para a unção sagrada, um perfume aromático, segundo a receita de perfumista. E ele servirá para a unção sagrada. 
26 Unja com esse óleo a tenda da reunião e a arca da aliança, 
27 a mesa com seus utensílios, o candelabro com seus acessórios, o altar do incenso, 
28 o altar dos holocaustos com seus acessórios, e a bacia com a sua base. 
29 Consagre essas coisas e elas ficarão santíssimas: quem as tocar ficará santificado. 
30 Unja também Aarão e os filhos dele e consagre-os, para que exerçam o sacerdócio em minha honra. 
31 Fale aos filhos de Israel: ‘Isso será para vocês e para suas gerações um óleo para a unção sagrada. 
32 Não será derramado sobre o corpo de nenhum homem, e vocês não copiarão sua fórmula. Ele é coisa sagrada e assim vocês devem tratá-lo. 
33 Quem fizer um óleo parecido e o colocar sobre um profano, será excluído do povo’ «.
34 Javé disse a Moisés: «Providencie essências aromáticas: resina, âmbar, bálsamo, aromas e incenso puro, em quantidades iguais. 
35 Com elas faça um incenso perfumado, composto segundo a arte da perfumaria, misturando com sal; será puro e santo. 
36 Pulverize uma parte dele, coloque-o diante da arca da aliança, na tenda da reunião, onde me encontrarei com você. Será para vocês uma coisa santíssima. 
37 Não façam para uso de vocês um incenso de fórmula semelhante; vocês o considerarão como coisa santa e consagrada a Javé. 
38 Quem copiar a fórmula, para seu próprio uso, será excluído do seu povo».

Atos 22:2-16
2 Vendo que Paulo lhes falava em língua hebraica, fizeram mais silêncio ainda. E Paulo continuou: 
3 «Eu sou judeu. Nasci em Tarso da Cilícia, mas fui educado nesta cidade, formado na escola de Gamaliel, seguindo a linha mais escrupulosa dos nossos antepassados, cheio de zelo por Deus, como todos vocês o são agora. 
4 Persegui mortalmente este Caminho, prendendo e lançando à prisão homens e mulheres, 
5 como o sumo sacerdote e todos os anciãos podem testemunhar. Eles até me deram carta de recomendação para os irmãos de Damasco, e para lá me dirigi, a fim de trazer algemados os que lá estivessem, a fim de serem punidos aqui em Jerusalém. 
6 No entanto, aconteceu que na viagem, estando já perto de Damasco, aí pelo meio-dia, de repente uma grande luz que vinha do céu brilhou ao redor de mim. 
7 Então caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, por que você me persegue?’ 
8 Eu perguntei: ‘Quem és tu, Senhor?’ Ele me respondeu: ‘Eu sou Jesus, o Nazareu, a quem você está perseguindo!’ 
9 Meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz que me falava. 
10 Então perguntei: ‘Senhor, o que devo fazer?’ E o Senhor me respondeu: ‘Levante-se e vá para Damasco. Aí vão explicar tudo o que Deus quer que você faça.’ 
11 Como eu não podia enxergar por causa do brilho daquela luz, cheguei a Damasco guiado pela mão dos meus companheiros. 
12 Havia na cidade certo Ananias, homem piedoso e fiel à Lei, com boa reputação junto a todos os judeus que aí moravam. 
13 Ele veio ao meu encontro e me disse: ‘Saulo, meu irmão, recupere a vista!’ No mesmo instante recuperei a vista e pude vê-lo. 
14 Então ele me disse: ‘O Deus de nossos antepassados o destinou a conhecer a sua vontade, a ver o Justo e a ouvir a sua própria voz.
15 Porque você vai ser a sua testemunha de todas as coisas que viu e ouviu, diante de todos os homens. 
16 Agora, não perca tempo: levante-se, receba o batismo e lave os seus pecados, invocando o nome dele’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal