DS04 - João Apóstolo e Evangelista

DS04 - João Apóstolo e Evangelista -  27 de dezembro Cor: branco 

Êxodo 33:18-23; Salmo 92 ou 92:1-4, 11-14;  I João 1:1-9; João 21:9b-24

Coleta para o Dia de São João, Evangelista e Apóstolo: Misericordioso Senhor, suplicamos-te derrames os brilhantes raios da tua luz sobre a tua Igreja, para que, sendo iluminada pela doutrina do teu bem-aventurado Apóstolo e Evangelista São João, caminhe à luz da tua verdade e ao fim alcance a plenitude da glória eterna. Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

* Prefácio da Encarnação: Porque nos deste Jesus Cristo, teu único Filho, o qual, por obra do Espírito Santo, nasceu neste tempo da Virgem Maria, e foi feito homem, para que nós, libertos do pecado, recebêssemos o poder de sermos teus filhos.

Êxodo 33:18-23
18 Moisés disse ainda: Rogo-te que me mostres a tua glória.
19 Respondeu-lhe o Senhor: Eu farei passar toda a minha bondade diante de ti, e te proclamarei o meu nome Jeová; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem me compadecer.
20 E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver.
21 Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui, sobre a penha, te porás.
22 E quando a minha glória passar, eu te porei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.
23 Depois, quando eu tirar a mão, me verás pelas costas; porém a minha face não se verá.

Salmo 92 Bonum est confiteri  (LOC)
BOM é louvar ao SENHOR, * e ao teu Nome, ó altíssimo Deus, cantar louvores.
2 Anunciar de manhã a tua misericórdia * e à noite a tua fidelidade.
3 Tangendo a lira e a cítara, * com a harpa em harmonioso acorde.
4 Pois me alegraste, SENHOR, pelos teus feitos, * exultarei nas obras de tuas mãos.
5 Quão magníficas são as tuas obras, ó SENHOR, * e profundíssimos os teus pensamentos!
6 O insensato não sabe, * nem o ignorante compreende isto.
7 Não obstante brotarem, como erva, os perversos, e florescerem os que praticam maldade, * estão eles destinados à perpétua destruição.
8 Mas tu, SENHOR, és o Altíssimo, * és o nosso Deus para todo o sempre.
9 Eis que os teus inimigos, SENHOR, perecerão; * serão dispersos todos os que praticam maldade.
10 Mas exaltas o meu poder grandemente; * serei ungido com óleo precioso.
11 Meus olhos já viram a justiça sobre os meus inimigos, * e ouvi o que aconteceu aos malfeitores, que se levantam contra mim.
12 O justo florescerá como a palmeira; * crescerá como o cedro no Líbano.
13 Os que são plantados na casa do SENHOR, * florescerão nos átrios de nosso Deus.
14 Mesmo na velhice frutificarão, * serão viçosos e florescentes.
15 Para mostrarem que o SENHOR é reto, * o qual é minha rocha e não há nele injustiça.
ou 92:1-4,11-14; 
Salmo 92 Bonum est confiteri
BOM é louvar ao SENHOR, * e ao teu Nome, ó altíssimo Deus, cantar louvores.
2 Anunciar de manhã a tua misericórdia * e à noite a tua fidelidade.
3 Tangendo a lira e a cítara, * com a harpa em harmonioso acorde.
4 Pois me alegraste, SENHOR, pelos teus feitos, * exultarei nas obras de tuas mãos.
11 Meus olhos já viram a justiça sobre os meus inimigos, * e ouvi o que aconteceu aos malfeitores, que se levantam contra mim.
12 O justo florescerá como a palmeira; * crescerá como o cedro no Líbano.
13 Os que são plantados na casa do SENHOR, * florescerão nos átrios de nosso Deus.
14 Mesmo na velhice frutificarão, * serão viçosos e florescentes.

  
I João 1:1-9  
1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida
2 (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada);
3 sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.
4 Estas coisas vos escrevemos, para que o nosso gozo seja completo.
5 E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas.
6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade;
7 mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.
8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

João 21:9b-24 (KJ)
9b eles viram ali brasas, e um peixe posto em cima delas, e pão.
10 Disse-lhes Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes.
11 Simão Pedro subiu, e puxou a rede para a terra, cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e apesar de serem tantos, não se rompeu a rede.
12 Disse-lhes Jesus: Vinde e jantai. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? Sabendo que era o Senhor.
13 Chegou, pois, Jesus, e pegou o pão, e deu-lho, e, semelhantemente, o peixe.
14 Foi esta a terceira vez que Jesus mostrou-se aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dos mortos.
15 Assim, tendo eles jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, tu me amas mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que eu te amo. Ele disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
16 Ele disse novamente pela segunda vez: Simão, filho de Jonas, tu me amas? Ele disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que eu te amo. Ele disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
17 Ele disse-lhe pela terceira vez: Simão, filho de Jonas, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito na terceira vez: Tu me amas? E ele disse-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
18 Na verdade, na verdade eu te digo: Quando tu eras jovem, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando envelheceres, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras.
19 E falou isso, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, tendo falado isso, disse-lhe: Segue-me.
20 Então Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que também se reclinara sobre o seu peito na ceia, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair?
21 Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e o que fará a este homem?
22 Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, o que é isso para ti? Segue-me tu.
23 Então, divulgou-se entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer; Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, o que é isso para ti?
24 Este é o discípulo que testifica dessas coisas e escreveu estas coisas, e nós sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal