ODB012 Quarta depois do 2º Domingo do Advento Ano B

ODB012 Quarta depois do 2º Domingo do Advento Ano B

Salmo 27; Malaquías 2:10-3:1; Lucas 1:5-17

Salmo 27 
 Dominus iliuminatio  (LOC)
O SENHOR é minha luz e minha salvação; a quem temerei? *O SENHOR é a fortaleza de minha vida; de quem me recearei?
2 Quando pessoas que praticam o mal se chegaram contra mim, com ódio cruel, * tropeçaram e caíram.
3 Levante-se embora contra mim um exército, jamais trepidará meu coração; *surja embora contra mim a guerra, terei, assim mesmo, confiança.
4 Uma coisa tenho pedido ao SENHOR e a buscarei: Que assista na casa do SENHOR todos os dias de minha vida; * para contemplar o resplendor de Deus e instruir-me em seu templo.
5 Porque no dia da desgraça me ocultará em seu tabernáculo; *no recesso de seu templo me esconderá; me erguerá sobre um rochedo.
6 Agora exaltar-me-ás diante das pessoas que são contra mim; * oferecerei sacrifício de júbilo e cantarei louvores ao SENHOR.
7 Ouve, SENHOR, minha voz quando a ti clamo; * tem piedade de mim e me responde.
8 Busquem a minha face, tu disseste; * e meu coração te responde: A tua face, SENHOR, eu buscarei.
9 Não escondas de mim a tua face; não rejeites com ira quem te serve; tu tens sido meu auxílio; * não me deixes, nem me desampares, ó Deus de minha salvação.
10 Ainda que meu pai e minha mãe me abandonem, * o SENHOR me acolherá.
11 Mostra-me, SENHOR, o teu caminho; * e conduze-me por caminho seguro, por causa de quem é contra mim.
12 Não me entregues à vontade de quem é contra mim;  * pois contra mim se levantam falsas testemunhas e os que respiram crueldade.
13 Oh! Se eu não houvera crido que veria a bondade do SENHOR, * na terra dos viventes!
14 Espera no SENHOR, anima-te e fortifique-se teu coração; * espera, pois, no SENHOR.


Malaquías 2:10-3:1
10 Por acaso, não temos todos nós um único Pai? Por acaso, não foi um só o Deus que nos criou? Então, por que enganamos uns aos outros, profanando assim a Aliança de nossos pais?
11 Judá cometeu uma traição, uma coisa horrível aconteceu em Israel e Jerusalém; Judá profanou o santuário que Javé ama e se casou com a filha de um deus estrangeiro. 
12 Que Javé elimine das tendas de Jacó quem assim faz, a testemunha e o defensor, e até mesmo aqueles que trazem ofertas a Javé dos exércitos.
13 Há uma outra coisa que vocês fazem: cobrem o altar de Javé com lágrimas, prantos e lamentos, porque ele não olha a oferta de vocês, nem aceita com agrado a oferta de suas mãos. 
14 E vocês ainda perguntam: «Por que isso?» Porque Javé é testemunha entre você e a mulher de sua juventude, à qual você foi infiel, embora ela fosse a sua companheira, a esposa unida a você por uma aliança. 
15 Por acaso, Deus não fez dos dois um único ser, dotado de carne e espírito? E o que é que esse único ser procura? Uma descendência da parte de Deus! Portanto, controlem-se para não serem infiéis à esposa de sua juventude. 
16* Eu odeio o divórcio - diz Javé, Deus de Israel - e quem cobre sua veste de violência - diz Javé dos exércitos. Controlem-se e não sejam infiéis.
17 Vocês cansam a Javé com palavras. E depois dizem: «Como é que nós o cansamos?» É quando vocês dizem coisas assim: «Quem pratica o mal é que é bom aos olhos de Javé. É desses que ele gosta». Ou ainda: «Onde é que está o Deus que faz justiça?»
Malaquías 3:1
1 Vejam! Estou mandando o meu mensageiro para preparar o caminho à minha frente. De repente, vai chegar ao seu Templo o Senhor que vocês procuram, o mensageiro da Aliança que vocês desejam. Olhem! Ele vem! - diz Javé dos exércitos.


Lucas 1:5-17
5 No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias. Era do grupo de Abias. Sua esposa se chamava Isabel, e era descendente de Aarão. 
6 Os dois eram justos diante de Deus: obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. 
7 Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada.
8 Certa ocasião, Zacarias fazia o serviço religioso no Templo, pois era a vez do seu grupo realizar as cerimônias. 
9 Conforme o costume do serviço sacerdotal, ele foi sorteado para entrar no Santuário, e fazer a oferta do incenso. 
10 Na hora do incenso, toda a assembléia do povo estava rezando no lado de fora. 
11 Então apareceu a Zacarias um anjo do Senhor. Estava de pé, à direita do altar do incenso. 
12 Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e cheio de medo. 
13 Mas o anjo disse: «Não tenha medo, Zacarias! Deus ouviu o seu pedido, e a sua esposa Isabel vai ter um filho, e você lhe dará o nome de João. 
14 Você ficará alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, 
15 porque ele vai ser grande diante do Senhor. Ele não beberá vinho, nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará cheio do Espírito Santo. 
16 Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. 
17 Caminhará à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto.» 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal