ODA337 Quarta-feira

ODA337  Quarta-feira 
Complementares: Salmo 9:1-14; Jó 16:1-21; Mateus 24:45-51 
Semicontínuas: Salmo 83:1-4,9-10,17-18; Ester 7:1-10; Mateus 24:45-51 

Complementares: Salmo 9:1-14; Jó 16:1-21; Mateus 24:45-51  

Salmo 9:1-14 Confitebor tibi (LOC)
EU TE LOUVAREI, ó SENHOR, de todo o meu coração; * narrarei as tuas maravilhas. 
2 Eu me Alegrarei e exultarei em ti; * cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo. 
3 Porquanto quem me queria mal recuou, * caíram e pereceram à tua vista. 
4 Pois sustentaste o meu direito e a minha causa; *no teu trono julgas com retidão.
5 Repreendes as nações *e apagas o nome de quem pratica a maldade.
6 Quanto a quem é contra mim, tem seu fim; *suas cidades estão em ruínas e até a sua memória pereceu.
7 Mas o SENHOR está perpetuamente no seu trono; *seu tribunal está preparado para o julgamento.
8 Julgará com justiça o mundo; * e as nações com retidão.
9 Será assim o SENHOR um refúgio para as pessoas oprimidas; *um refúgio nos tempos de tribulação.
10 Em ti confiará os que conhece teu Nome; *porque tu, SENHOR, nunca abandonaste quem te busca.
11 Cantem louvores ao SENHOR; * anunciem seus feitos entre os povos.
12 Pois quando vinga o derramamento de sangue, *não esquece o clamor das pessoas aflitas.
13 Compadece-te de mim, SENHOR, *olha para a minha aflição, tu que me levantas das portas da morte.
14 Para que eu proclame os teus louvores, * e me alegre na tua salvação.

Jó 16:1-21
1 Então Jó respondeu:
2 "Já ouvi muitas palavras como essas. Pobres consoladores são vocês todos!
3 Esses discursos inúteis nunca terminarão? E você, o que o leva a continuar discutindo?
4 Bem que eu poderia falar como vocês, se estivessem em meu lugar; eu poderia condená-los com belos discursos e menear a cabeça contra vocês.
5 Mas a minha boca procuraria encorajá-los; a consolação dos meus lábios daria alívio para vocês.
6 "Contudo, se falo, a minha dor não se alivia; se me calo, ela não desaparece.
7 Sem dúvida, ó Deus, tu me esgotaste as forças; deste fim a toda a minha família.
8 Tu me deixaste deprimido, o que é uma testemunha disso; a minha magreza se levanta e depõe contra mim.
9 Deus, em sua ira, ataca-me e faz-me em pedaços e range os dentes contra mim; meus inimigos fitam-me com olhar ferino.
10 Os homens abrem sua boca contra mim, esmurram meu rosto com zombaria e se unem contra mim.
11 Deus fez-me cair nas mãos dos ímpios e atirou-me nas garras dos maus.
12 Eu estava tranquilo, mas ele me arrebentou; agarrou-me pelo pescoço e esmagou-me. Fez de mim o seu alvo;
13 seus flecheiros me cercam. Ele traspassou sem dó os meus rins e derramou na terra a minha bílis.
14 Lança-se sobre mim uma e outra vez; ataca-me como um guerreiro.
15 "Costurei veste de lamento sobre a minha pele e enterrei a minha testa no pó.
16 Meu rosto está rubro de tanto eu chorar, e sombras densas circundam os meus olhos,
17 apesar de não haver violência em minhas mãos e de ser pura a minha oração.
18 "Ó terra, não cubra o meu sangue! Não haja lugar de repouso para o meu clamor!
19 Saibam que agora mesmo a minha testemunha está nos céus; nas alturas está o meu advogado.
20 O meu intercessor é meu amigo, quando diante de Deus correm lágrimas dos meus olhos;
21 ele defende a causa do homem perante Deus, como quem defende a causa de um amigo.

Mateus 24:45-51
45 "Quem é, pois, o servo fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos demais servos de sua casa para lhes dar alimento no tempo devido?
46 Feliz o servo que seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar.
47 Garanto que ele o encarregará de todos os seus bens.
48 Mas suponham que esse servo seja mau e diga a si mesmo: 'Meu senhor está demorando',
49 e então comece a bater em seus conservos e a comer e a beber com os beberrões.
50 O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe.
51 Ele o punirá severamente e lhe dará lugar com os hipócritas, onde haverá choro e ranger de dentes.

Semicontínuas: Salmo 83:1-4,9-10,17-18; Ester 7:1-10; Mateus 24:45-51  

Salmo 83:1-4,9-10,17-18
Deus, quis similis?   (LOC)
Ó DEUS, não guardes silêncio; * não te cales e não te detenhas.
2 Pois eis que quem é contra ti faz tumultos; * e quem te aborrece levanta a cabeça.
3 Tramam planos contra o teu povo; * e conspiram contra quem tu proteges.
4 Dizem: Vinde provoquemos sua destruição, para que não constituam nação; * assim não será mais lembrado o nome de Israel. 
9 Faze-lhes como aos midianitas, * como a Sísera, como a Jabim, na ribeira de Quisom.
10 Os quais pereceram em Endor, * tornaram-se como adubo para a terra.
17 Sofram a vergonha e medo daqui em diante, * que percam o rumo e  pereçam.
18 Para que saibam que só tu, SENHOR, * és o Altíssimo sobre toda a terra.

Ester 7:1-10
Hamã é enforcado
1 O rei e Hamã foram ao banquete com a rainha Ester,
2 e, enquanto estavam beben­do vinho no segundo dia, o rei perguntou de novo: "Rainha Ester, qual é o seu pedido? Você será atendida. Qual o seu desejo? Mesmo que seja a metade do reino, isso será concedido a você".
3 Então a rainha Ester respondeu: "Se posso contar com o favor do rei e se isto lhe agrada, poupe a minha vida e a vida do meu povo; este é o meu pedido e o meu desejo.
4 Pois eu e meu povo fomos vendidos para destruição, morte e aniquilação. Se apenas tivéssemos sido vendidos como escravos e escravas, eu teria ficado em silêncio, porque nenhuma aflição como essa justificaria perturbar o rei".
5 O rei Xerxes perguntou à rainha Ester: "Quem se atreveu a uma coisa dessas? Onde está ele?"
6 Respondeu Ester: "O adversário e inimigo é Hamã, esse perverso".
Diante disso, Hamã ficou apavorado na presença do rei e da rainha.
7 Furioso, o rei levantou-se, deixou o vinho, saiu dali e foi para o jardim do palácio. E percebendo Hamã que o rei já tinha decidido condená-lo, ficou ali para implorar por sua vida à rainha Ester.
8 E voltando o rei do jardim do palácio ao salão do banquete, viu Hamã caído sobre o assento onde Ester estava reclinada. E então exclamou: "Chegaria ele ao cúmulo de violentar a rainha na minha presença e em minha própria casa?"
Mal o rei terminou de dizer isso, alguns oficiais cobriram o rosto de Hamã.
9 E um deles, chamado Harbona, que estava a serviço do rei, disse: "Há uma forca de mais de vinte metros de altura junto à casa de Hamã, que ele fez para Mardoqueu, aquele que intercedeu pela vida do rei".
Então o rei ordenou: "Enforquem-no nela!"
10 Assim Hamã morreu na forca que tinha preparado para Mardoqueu; e a ira do rei se acalmou.

Mateus 24:45-51
45 "Quem é, pois, o servo fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos demais servos de sua casa para lhes dar alimento no tempo devido?
46 Feliz o servo que seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar.
47 Garanto que ele o encarregará de todos os seus bens.
48 Mas suponham que esse servo seja mau e diga a si mesmo: 'Meu senhor está demorando',
49 e então comece a bater em seus conservos e a comer e a beber com os beberrões.
50 O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe.
51 Ele o punirá severamente e lhe dará lugar com os hipócritas, onde haverá choro e ranger de dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal