ODA312 Terça-feira

ODA312 Terça-feira: Complementares: Salmo 98; Daniel 3:19-30; Apocalipse 18:21-24  Semicontínuas: Salmo 63:1-8; Números 12:1-9; Apocalipse 18:21-24 

Complementares: Salmo 98; Daniel 3:19-30; Apocalipse 18:21-24 

Salmo 98 Cantate Domino   (LOC)
CANTEM ao SENHOR um cântico novo, pois ele fez maravilhas; * sua mão e seu braço santo alcançaram a vitória.
2 O SENHOR manifestou sua salvação, * revelou justiça entre as nações.
3 Lembrou-se de sua bondade e fidelidade para com a casa de Israel; * viram os confins da terra a divina salvação.
4 Exaltem ao SENHOR, habitantes da terra, * exclamem, alegrem-se e cantem louvores.
5 Cantem louvores ao SENHOR com a harpa, * com a harpa e com voz de canto.
6 Com flauta e som de trombetas, * exultem na presença do SENHOR, o Rei.
7 Ruja o mar e sua plenitude, * o mundo e quem nele habita.
8 Batam palmas os rios; * unânimes aplaudam os montes ao SENHOR.
9 Ante a face do SENHOR, porque ele vem julgar a terra; * com justiça julgará o mundo, e os povos com imparcialidade. 

Daniel 3:19-30
19 Nabucodonosor ficou tão furioso com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que o seu semblante mudou. Deu ordens para que a forna­lha fosse aquecida sete vezes mais que de costume
20 e ordenou que alguns dos soldados mais fortes do seu exército amarrassem Sadra­que, Mesaque e Abede-Nego e os atirassem na fornalha em chamas.
21 E os três homens, vesti­dos com seus mantos, calções, turbantes e outras roupas, foram amarrados e atirados na fornalha extraordinariamente quente.
22 A ordem do rei era urgente e a fornalha estava tão quente que as chamas mataram os soldados que levaram Sadraque, Mesaque e Abede-Nego,
23 e estes caíram amarrados dentro da fornalha em chamas.
24 Mas logo depois o rei Nabucodonosor, alar­mado, levantou-se e perguntou aos seus conse­lheiros: "Não foram três os homens amarrados que nós atiramos no fogo?"
Eles responderam: "Sim, ó rei".
25 E o rei exclamou: "Olhem! Estou vendo quatro homens, desamarrados e ilesos, andando pelo fogo, e o quarto se parece com um filho dos deuses".
26 Então Nabucodonosor aproximou-se da entrada da fornalha em chamas e gritou: "Sadra­que, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam! Venham aqui!"
E Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do fogo.
27 Os sátrapas, os prefeitos, os governadores e os conselheiros do rei se ajunta­ram em torno deles e comprovaram que o fogo não tinha ferido o corpo deles. Nem um só fio de cabelo tinha sido chamuscado, os seus man­tos não estavam queimados, e não havia cheiro de fogo neles.
28 Disse então Nabucodonosor: "Louvado seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos! Eles confiaram nele, desafiaram a ordem do rei, preferindo abrir mão de sua vida a prestar culto e adorar a outro deus que não fosse o seu próprio Deus.
29 Por isso eu decreto que todo homem de qualquer povo, nação e língua que disser alguma coisa contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despe­daçado e sua casa seja transformada em montes de entulho, pois nenhum outro deus é capaz de livrar alguém dessa maneira".
30 Então o rei promoveu Sadraque, Mesa­que e Abede-Nego na província da Babilônia.

Apocalipse 18:21-24  
21 Então um anjo poderoso levantou uma pedra do tamanho de uma grande pedra de moinho, lançou-a ao mar e disse:
"Com igual violência
será lançada por terra
a grande cidade
de Babilônia,
para nunca mais
ser encontrada.
22 Nunca mais se ouvirá em seu meio
o som dos harpistas, dos músicos,
dos flautistas e dos tocadores
de trombeta.
Nunca mais se achará dentro de seus muros
artífice algum, de qualquer profissão.
Nunca mais se ouvirá em seu meio
o ruído das pedras de moinho.
23 Nunca mais brilhará dentro de seus muros
a luz da candeia.
Nunca mais se ouvirá ali
a voz do noivo e da noiva.
Seus mercadores eram
os grandes do mundo.
Todas as nações
foram seduzidas
por suas feitiçarias.
24 Nela foi encontrado sangue
de profetas e de santos,
e de todos os que foram assassinados
na terra".

Semicontínuas: Salmo 63:1-8; Números 12:1-9; Apocalipse 18:21-24

Salmo 63:1-8 Deus, Deus meus    (LOC)
Ó DEUS, tu és meu Deus! Eu te busco ansiosamente! * 
Por ti está sequiosa minha alma; por ti almeja minha carne, numa terra árida e cansada, onde nem água existe.
2 Assim no santuário pus os olhos em ti, * mirando teu poder e tua glória!
3 Porquanto tua misericórdia vale mais que a vida; * por isso meus lábios te louvam.
4 Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto viver; * em teu Nome levanto minhas mãos.
5 Minha alma está saciada; * e com alegres cantos te louvam meus lábios.
6 Quando em meu leito de ti me recordo, * durante as vigílias da noite, em ti medito.
7 Porque tu tens sido o meu auxílio; * e à sombra de tuas asas me regozijo.
8 Minha alma acompanha-te de perto; * tua mão direita me ampara.

Números 12:1-9
1 Miriã e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher etíope.
2 "Será que o Senhor tem falado apenas por meio de Moisés?", perguntaram. "Também não tem ele falado por meio de nós?" E o Senhor ouviu isso.
3 Ora, Moisés era um homem muito paciente, mais do que qualquer outro que havia na terra.
4 Imediatamente o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: "Dirijam-se à Tenda do Encontro, vocês três". E os três foram para lá.
5 Então o Senhor desceu numa coluna de nuvem e, pondo-se à entrada da Tenda, chamou Arão e Miriã. Os dois vieram à frente,
6 e ele disse:
"Ouçam as minhas palavras:
Quando entre vocês
há um profeta do Senhor,
a ele me revelo em visões,
em sonhos falo com ele.
7 Não é assim, porém,
com meu servo Moisés,
que é fiel em toda a minha casa.
8 Com ele falo face a face,
claramente, e não por enigmas;
e ele vê a forma do Senhor.
Por que não temeram
criticar meu servo Moisés?"
9 Então a ira do Senhor acendeu-se contra eles, e ele os deixou.

Apocalipse 18:21-24  
21 Então um anjo poderoso levantou uma pedra do tamanho de uma grande pedra de moinho, lançou-a ao mar e disse:
"Com igual violência
será lançada por terra
a grande cidade
de Babilônia,
para nunca mais
ser encontrada.
22 Nunca mais se ouvirá em seu meio
o som dos harpistas, dos músicos,
dos flautistas e dos tocadores
de trombeta.
Nunca mais se achará dentro de seus muros
artífice algum, de qualquer profissão.
Nunca mais se ouvirá em seu meio
o ruído das pedras de moinho.
23 Nunca mais brilhará dentro de seus muros
a luz da candeia.
Nunca mais se ouvirá ali
a voz do noivo e da noiva.
Seus mercadores eram
os grandes do mundo.
Todas as nações
foram seduzidas
por suas feitiçarias.
24 Nela foi encontrado sangue
de profetas e de santos,
e de todos os que foram assassinados
na terra".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal