ODA306 Terça-feira

 ODA306 Terça-feira: 
Complementares: Salmo 34; Amós 9:5-15; Filipenses 3:13-4:1; 
Semicontínuas: Salmo 97; Êxodo 33:1-6; Filipenses 3:13-4:1 


Complementares: Salmo 34; Amós 9:5-15; Filipenses 3:13-4:1

Salmo 34 Benedicam Dominum    (LOC)
BENDIREI o SENHOR em todo o tempo; * em minha boca estará sempre seu louvor.
2 Minha alma se gloria no SENHOR; * ouçam-no, humildes e se alegrem.
3 Engrandeçam ao SENHOR comigo, * juntos exaltemos o seu Nome.
4 Busquei ao SENHOR e ele me atendeu; * e de todos os meus temores me livrou.
5 Quem olha para ele recebe sua luz; * e seus rostos não se cobrem de vergonha.
6 A pessoa aflita clamou e o SENHOR a ouviu; * e de todas as suas angústias o livrou.
7 O anjo do SENHOR se acampa ao redor de quem o teme; * e lhe dá libertação.
8 Prove e veja quanto o SENHOR é bom; * ditosa é a pessoa  que nele se refugia.
9 Temam o SENHOR, vocês, as pessoas que vivem a santidade; * pois nada falta a quem o teme.
10 Até os filhotes de leão sentem fome; * mas a quem teme o SENHOR não lhe falta bem algum.
11 Vinde, filhos e filhas, escutem-me; * eu ensinarei a vocês o temor do SENHOR.
12 Quem é a pessoa que ama a vida, * e almeja longos dias de felicidade?
13 Guarda tua língua do mal, * e teus lábios de palavras mentirosas.
14 Desvia-te do mal e pratica o bem; * busca a paz e segue-a.
15 Os olhos do SENHOR estão fixos em quem pratica a justiça, * e ao seu clamor  estão atentos seus ouvidos.
16 A face do SENHOR volta-se contra os que praticam o mal; * para da terra riscar a sua lembrança.
17 Clama quem pratica a justiça e o SENHOR  ouve; * e lhe dá libertação de todas as suas tribulações.
18 Perto está o SENHOR das pessoas desanimadas; * salva as de espírito abatido.
19 Muitos são os males que a pessoa justa sofre; * mas de todos eles o SENHOR a livra.
20 Ele guarda todos os seus ossos; * nem sequer um deles se quebra.
21 A malícia matará quem pratica a maldade, * e as pessoas que odeiam o justoquem pratica a justiça serão condenados.
22 O SENHOR resgata a alma de quem lhe serve; * e ninguém que nele confie receberá a condenadação.

Amós 9:5-15
5 Quanto ao Senhor,
o Senhor dos Exércitos,
ele toca na terra, e ela se derrete,
e todos os que nela vivem pranteiam;
ele ergue toda a terra como o Nilo,
e depois a afunda
como o ribeiro do Egito.
6 Ele constrói suas câmaras altas,
e firma a abóbada sobre a terra;
ele reúne as águas do mar e as espalha
sobre a superfície da terra.
Senhor é o seu nome.
7 "Vocês, israelitas, não são para mim
melhores do que os etíopes",
declara o Senhor.
"Eu tirei Israel do Egito,
os filisteus de Caftor
e os arameus de Quir.
8 "Sem dúvida, os olhos
do Senhor, o Soberano,
se voltam para este reino pecaminoso.
Eu o varrerei da superfície da terra,
mas não destruirei totalmente
a descendência de Jacó",
declara o Senhor.
9 "Pois darei a ordem
e sacudirei a nação de Israel
entre todas as nações,
tal como o trigo
é abanado numa peneira,
e nem um grão cai na terra.
10 Todos os pecadores
que há no meio do meu povo
morrerão à espada,
todos os que dizem:
'A desgraça não nos atingirá
nem nos encontrará'.
A restauração de Israel
11 "Naquele dia, levantarei
a tenda caída de Davi.
Consertarei o que estiver quebrado,
e restaurarei as suas ruínas.
Eu a reerguerei,
para que seja como era no passado,
12 para que o meu povo conquiste
o remanescente de Edom
e todas as nações que me pertencem",
declara o Senhor,
que realizará essas coisas.
13 "Dias virão", declara o Senhor,
"em que a ceifa continuará
até o tempo de arar,
e o pisar das uvas
até o tempo de semear.
Vinho novo gotejará dos montes
e fluirá de todas as colinas.
14 Trarei de volta Israel,
o meu povo exilado,
eles reconstruirão as cidades em ruínas
e nelas viverão.
Plantarão vinhas
e beberão do seu vinho;
cultivarão pomares
e comerão do seu fruto.
15 Plantarei Israel em sua própria terra,
para nunca mais ser desarraigado
da terra que lhe dei",
diz o Senhor, o seu Deus.

Filipenses 3:13-4:1
13 Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante,
14 prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
15 Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e, se em algum aspecto, vocês pensam de modo diferente, isso também Deus esclarecerá.
16 Tão somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.
17 Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que apresentamos a vocês.
18 Pois, como já disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo.
19 O destino deles é a perdição, o seu deus é o estômago, e eles têm orgulho do que é vergonhoso; só pensam nas coisas terrenas.
20 A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
21 Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso.
Filipenses 4:1
1 Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados!


Semicontínuas: Salmo 97; Êxodo 33:1-6; Filipenses 3:13-4:1  

Salmo 97
Dominus regnavit  (LOC)
O SENHOR reina, exulte a terra; * alegrem-se as numerosas ilhas.
2 Nuvens e escuridão o rodeiam; * justiça e direito são a base de seu trono. 
3 Um fogo vai adiante dele, * e queima ao redor de quem é contra ele. 
4 Seus relâmpagos alumiaram o mundo; * a terra viu e tremeu.
5 Os montes derreteram-se, qual cera, na presença do SENHOR; * na presença do SENHOR de toda a terra. 
6 Os céus manifestam a sua justiça; * e todos os povos vêem a sua glória.
7 Envergonhe-se quem adora imagens, quem se gloria em ídolos; * diante dele todas as divindades se prostrarão.
8 Sião ouve e alegra-se, e as filhas de Judá se alegraram, * por causa da tua justiça, ó SENHOR.
9 Pois, tu, SENHOR, és altíssimo sobre toda a terra; * estás muito acima de todas as divindades.
10 Vocês, que amam o SENHOR, destestem o mal; * ele guarda as almas das pessoas santas e as livra de mãos dos perversas.
11 Derrama-se a luz para a pessoa justa; * e a alegria para quem tem íntegro coração. 
12 Alegrem-se no SENHOR, ó pessoas justas; * e rendam graças a seu santo Nome.

Êxodo 33:1-6
1 Depois ordenou o Senhor a Moi­sés: "Saia deste lugar, com o povo que você tirou do Egito, e vá para a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: 'Eu a darei a seus descendentes'.
2 Mandarei à sua frente um anjo e expulsarei os cananeus, os amor­reus, os hititas, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.
3 Vão para a terra onde há leite e mel com fartura. Mas eu não irei com vocês, pois vocês são um povo obstinado, e eu poderia destruí-los no caminho".
4 Quando o povo ouviu essas palavras terríveis, começou a chorar, e ninguém usou enfeite algum.
5 Isso porque o Senhor ordenara que Moisés dissesse aos israelitas: "Vocês são um povo obstinado. Se eu fosse com vocês, ainda que por um só momento, eu os destruiria. Agora tirem os seus enfeites, e eu decidirei o que fazer com vocês".
6 Por isso, do monte Ho­rebe em diante, os israelitas não usaram mais nenhum enfeite.

Filipenses 3:13-4:1
13 Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante,
14 prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
15 Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e, se em algum aspecto, vocês pensam de modo diferente, isso também Deus esclarecerá.
16 Tão somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.
17 Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que apresentamos a vocês.
18 Pois, como já disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo.
19 O destino deles é a perdição, o seu deus é o estômago, e eles têm orgulho do que é vergonhoso; só pensam nas coisas terrenas.
20 A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
21Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso.
Filipenses 4:1
1 Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal