ODA304 Sábado

ODA304 Sábado: 
Complementares: Salmo 23; Isaías 24:17-23; Marcos 2:18-22 
Semicontínuas: Salmo 106:1-6,19-23; Êxodo 24:12-18; Marcos 2:18-22 
 
Complementares: Salmo 23; Isaías 24:17-23; Marcos 2:18-22 

Salmo 23   Dominus regit me    (LOC)
O SENHOR é meu Pastor; * nada me faltará.
2 Faz-me repousar em pastos verdejantes; * ao longo de tranquilas águas me conduz.
3 Reanima minha alma- * guia-me pelos caminhos da justiça, por amor de seu Nome.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não recearia mal algum, * porque tu és comigo; teu cajado e teu bordão me confortam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença de quem me quer mal; * ungiste com óleo minha cabeça; meu cálice está transbordando.
6 Só a bondade e a misericórdia me acompanharão todos os dias de minha vida; * e habitarei na casa do SENHOR para sempre.

Isaías 24:17-23
17 Pavor, cova e laço os aguardam,
ó habitantes da terra!
18 Quem fugir ao grito de terror
cairá na cova;
quem sair da cova será pego no laço.
Abertas estão as comportas dos céus;
tremem os alicerces da terra.
19 A terra foi despedaçada,
está destruída,
totalmente abalada!
20 A terra cambaleia como um bêbado,
balança como uma cabana ao vento;
tão pesada sobre ela é a culpa
de sua rebelião
que ela cai para nunca mais se levantar!
21 Naquele dia, o Senhor castigará
os poderes em cima nos céus
e os reis embaixo na terra.
22 Eles serão arrebanhados
como prisioneiros numa masmorra,
trancados numa prisão
e castigados depois de muitos dias.
23 A lua ficará humilhada,
e o sol, envergonhado;
pois o Senhor dos Exércitos reinará
no monte Sião e em Jerusalém,
glorioso na presença dos seus líderes!

Marcos 2:18-22
18 Os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Algumas pessoas vieram a Jesus e lhe perguntaram: "Por que os discípulos de João e os dos fariseus jejuam, mas os teus não?"
19 Jesus respondeu: "Como podem os convidados do noivo jejuar enquanto este está com eles? Não podem, enquanto o têm consigo.
20 Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado; e nesse tempo jejuarão.
21 "Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo.
22 E ninguém põe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, o vinho rebentará a vasilha, e tanto o vinho quanto a vasilha se estragarão. Ao contrário, põe-se vinho novo em vasilha de couro nova".

Semicontínuas: Salmo 106:1-6,19-23; Êxodo 24:12-18; Marcos 2:18-22 

Salmo 106:1-6,19-23 Confitemini Domino    (LOC)
LOUVEM ao SENHOR. rendam graças ao SENHOR, porque ele é bom; *porque a sua benignidade dura para sempre.
2 Quem pode descrever as obras poderosas do SENHOR, *ou manifestar todo o seu louvor?
3 Feliz é quem guarda a retidão, *e quem pratica a justiça em todos os tempos.
4 Lembra-te de mim, SENHOR, com a misericórdia que dispensas a teu povo; *visita-me com a tua salvação.
5 Para que eu veja a prosperidade de quem escolhestes, para que me regozije com a alegria de teu povo, * para que me glorie com a tua herança.
6 Pecamos com nossos pais, *cometemos iniqüidade e praticamos o mal.
19 Em Horebe fizeram um bezerro, *e adoraram uma imagem feita de metal.
20 Assim trocaram a glória de Deus, *pela figura de um boi que come erva.
21 Esqueceram-se de Deus, sua salvação, *que no Egito operara grandes feitos.
22 Maravilhas na terra de Cam, *e tremendas coisas junto ao Mar Vermelho,
23 Pelo que disse que os destruiria; e assim o teria feito, *se Moisés, seu escolhido, não se houvesse interposto, impedindo que sua ira os exterminasse.

Êxodo 24:12-18
12 Disse o Senhor a Moisés: "Suba o monte, venha até mim e fique aqui; e lhe darei as tá­buas de pedra com a lei e os mandamentos que escrevi para a instrução do povo".
13 Moisés partiu com Josué, seu auxiliar, e subiu ao monte de Deus.
14 Disse ele ­às autori­dades de Israel: "Esperem-nos aqui, até que retornemos. Arão e Hur ficarão com vocês; quem tiver alguma questão para resolver, pode­rá procurá-los".
15 Quando Moisés subiu, a nuvem cobriu o monte,
16 e a glória do Senhor permaneceu sobre o monte Sinai. Durante seis dias a nuvem cobriu o monte. No sétimo dia o Senhor cha­mou Moisés do interior da nuvem.
17 Aos olhos dos israelitas, a glória do Senhor parecia um fogo consumidor no topo do monte.
18 Moisés entrou na nuvem e foi subindo o monte. E per­maneceu no monte quarenta dias e quarenta noites.

Marcos 2:18-22
18 Os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Algumas pessoas vieram a Jesus e lhe perguntaram: "Por que os discípulos de João e os dos fariseus jejuam, mas os teus não?"
19 Jesus respondeu: "Como podem os convidados do noivo jejuar enquanto este está com eles? Não podem, enquanto o têm consigo.
20 Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado; e nesse tempo jejuarão.
21 "Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo.
22 E ninguém põe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, o vinho rebentará a vasilha, e tanto o vinho quanto a vasilha se estragarão. Ao contrário, põe-se vinho novo em vasilha de couro nova".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal