ODA297 Sexta-feira

ODA297 Sexta-feira: Complementares: Salmo 80:7-15; Jeremias 2:23-37; Filipenses 2:14-18;3:1-4a Semicontínuas: Salmo 19; Êxodo 23:14-19; Filipenses 2:14-18; 3:1-4a 

Complementares: Salmo 80:7-15; Jeremias 2:23-37; Filipenses 2:14-18;3:1-4a

Salmo 80:7-15
Qui regis Israel  (LOC)
7 Converte-nos, ó Deus das Celestes Hostes, * faz brilhar tua face e teremos salvação.
8 Trouxeste do Egito uma videira; * expulsaste as nações e a plantaste.
9 Preparaste o terreno, * e ela deitou raízes e encheu a terra.
10 Cobriram-se os montes com a sua sombra; * e a sua ramagem se estendeu pelos formosos cedros.
11 Alongaram-se os ramos até o mar * e os rebentos até o rio.
12 Por que então lhe derrubaste os cercados, * de modo que quem passa por ela colha seus frutos?
13 O javali da selva a devasta, * e as feras do campo a destroem.
14 Volta, te rogamos, ó Deus das Celestes Hostes; * olha dos céus e vê e visita esta videira.
15 Protege o que a tua mão direita plantou, * e o ramo que para ti robusteceste.

Jeremias 2:23-37

23"Como você pode dizer
que não se contaminou
e que não correu atrás dos baalins?
Reveja o seu procedimento no vale
e considere o que você tem feito.
Você é como uma camela
jovem e arisca
que corre para todos os lados;
24 como uma jumenta selvagem
habituada ao deserto,
farejando o vento em seu desejo.
Quem é capaz de controlá-la
quando está no cio?
Os machos que a procuram
não precisam se cansar,
porque logo encontrarão
a que está no mês do cio.
25 Não deixe que os seus pés se esfolem
nem que a sua garganta fique seca.
Mas você disse: 'Não adianta!
Eu amo os deuses estrangeiros
e continuarei a ir atrás deles'.
26 "Assim como o ladrão
fica envergonhado
quando é apanhado em flagrante,
também a comunidade de Israel
ficará envergonhada:
seus reis e oficiais,
seus sacerdotes e profetas.
27 Pois dizem à madeira:
'Você é meu pai'
e à pedra: 'Você me deu à luz'.
Voltaram para mim as costas
e não o rosto,
mas na hora da adversidade dizem:
'Venha salvar-nos!'
28 E onde estão os deuses
que você fabricou para si?
Que eles venham,
se puderem salvá-la
na hora da adversidade!
Porque os seus deuses
são tão numerosos
como as suas cidades, ó Judá!
29 "Por que vocês fazem
denúncias contra mim?
Todos vocês se rebelaram contra mim",
declara o Senhor.
30 "De nada adiantou castigar o seu povo,
eles não aceitaram a correção.
A sua espada tem destruído
os seus profetas
como um leão devorador.
31 "Vocês, desta geração,
considerem a palavra do Senhor:
"Tenho sido um deserto para Israel?
Uma terra de grandes trevas?
Por que o meu povo diz:
'Nós assumimos o controle!
Não mais viremos a ti'?
32 Será que uma jovem
se esquece das suas joias,
ou uma noiva, de seus enfeites nupciais?
Contudo, o meu povo
esqueceu-se de mim
por dias sem fim.
33 Com quanta habilidade
você busca o amor!
Mesmo as mulheres da pior espécie
aprenderam com o seu procedimento.
34 Nas suas roupas encontrou-se
o sangue de pobres inocentes,
que não foram flagrados
arrombando casas.
Contudo, apesar de tudo isso,
35 você diz: 'Sou inocente;
ele não está irado comigo'.
Mas eu passarei sentença contra você
porque você disse que não pecou.
36 Por que você não leva a sério
a sua mudança de rumo?
Você ficará decepcionada com o Egito,
como ficou com a Assíria.
37 Você também deixará aquele lugar
com as mãos na cabeça,
pois o Senhor rejeitou
aqueles em quem você confia;
você não receberá a ajuda deles.

Filipenses 2:14-18; 3:1-4a 

14 Façam tudo sem queixas nem discussões,
15para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,
16 retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo, eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente.
17 Contudo, mesmo que eu esteja sendo derramado como oferta de bebida sobre o serviço que provém da fé que vocês têm, o sacrifício que oferecem a Deus, estou alegre e me regozijo com todos vocês.
18 Estejam vocês também alegres, e regozijem-se comigo.
Filipenses 3:1-4a
1 Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês.
2 Cuidado com os "cães", cuidado com esses que praticam o mal, cuidado com a falsa circuncisão!
Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais:
3 Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne,
4 a embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança.

Semicontínuas: Salmo 19; Êxodo 23:14-19; Filipenses 2:14-18; 3:1-4a 

Salmo 19
Coeli enarrant (LOC)
1-2 OS CÉUS proclamam a glória de Deus; * e o firmamento manifesta as obras de suas mãos.
3 Um dia a outro dia canta uma canção; * e uma noite aviva conhecimento a outra noite.
4 Sem fala, e sem palavras, * sem ouvir a sua voz.
5 Contudo, suas palavras vão até as extremidades do mundo; * aí pôs uma tenda para o sol;
6 É ele, qual noivo, que sai de seus aposentos * e se alegra, como herói, a percorrer o seu caminho.
7 Parte dum extremo dos céus e faz seu curso até o outro extremo; * e nada há que se furte a seu calor.
8 A lei do SENHOR é perfeita e refrigera a alma; * o testemunho do SENHOR é verdadeiro e dá sabedoria às pessoas  símplices.
9 Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração;* o mandamento do SENHOR é puro e esclarece os olhos.
10 O temor do SENHOR é puro e permanece eternamente; *justos e verdadeiros são os seus preceitos.
11 São mais apreciáveis do que o ouro, sim, do que muito ouro apurado; *e mais doces do que o mel e o que os favos destiIam.
12 Por eles é teu povo advertido; * e em os guardar há grande recompensa.
13 Quem pode discernir seus próprios erros? * Purifica-me dos que me são ocultos.
14 Guarda, esta pessoa que te serve, também da arrogância; * então ficarei livre de grande pecado.
15 Sejam bem aceitas as palavras de minha boca, e o meditar de meu coração, perante a tua face, *ó SENHOR, rocha minha e redentor meu!

Êxodo 23: 14-19
14"Três vezes por ano vocês me celebra­rão festa.
15"Celebrem a festa dos pães sem fer­mento; durante sete dias comam pão sem fer­mento, como ordenei a vocês. Façam isso na época determinada do mês de abibe, pois nesse mês vocês saíram do Egito.
"Ninguém se apresentará a mim de mãos vazias.
16"Celebrem a festa da colheita dos pri­meiros frutos do seu trabalho de semeadura.
"Celebrem a festa do encerramento da colheita quando, no final do ano, vocês arma­zenarem as colheitas.
17"Três vezes por ano todos os homens devem comparecer diante do Senhor, o Soberano.
18"Não ofereçam o sangue de um sacrifí­cio feito em minha honra com pão fermentado.
"A gordura das ofertas de minhas festas não deverá ser guardada até a manhã seguinte.
19"Tragam ao santuário do Senhor, o seu Deus, o melhor dos primeiros frutos das suas colheitas.
"Não cozinhem o cabrito no leite da própria mãe.


Filipenses 2:14-18; 3:1-4a 
14 Façam tudo sem queixas nem discussões,
15 para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,
16 retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo, eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente.
17 Contudo, mesmo que eu esteja sendo derramado como oferta de bebida sobre o serviço que provém da fé que vocês têm, o sacrifício que oferecem a Deus, estou alegre e me regozijo com todos vocês.
18 Estejam vocês também alegres, e regozijem-se comigo.
Filipenses 3:1-4a
1 Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês.
2 Cuidado com os "cães", cuidado com esses que praticam o mal, cuidado com a falsa circuncisão!
Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais:
3 Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne,
4a embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal