ODA295 Quarta

ODA295 Quarta-feira -  Complementares: Salmo 28; Juízes 16:23-31; Mateus 9:2-8 Semicontínuas: Salmo 42; Êxodo 19:9b-25; Mateus 9:2-8  

Complementares: Salmo 28; Juízes 16:23-31; Mateus 9:2-8

Salmo 28   Ad te, Domine  (LOC)
A TI clamo, SENHOR, rocha minha! Não sejas indiferente para comigo; *se te calares, serei como os que descem à sepultura.
2 Ouve minha súplica, quando imploro teu auxílio; * quando as mãos elevo para teu santuário.
3 Não me abandones entre gente perversa, nem com os quem pratica maldade; *gente que fala de paz a seu próximo, mas têm a maldade no coração.
4 Dá-lhes segundo a malícia dos seus esforços; * e a obra de suas mãos.
5 Porque não atentam para as obras do SENHOR, * sofrerão perpétua destruição.
6 Bendito seja o SENHOR, * porque ouviu a voz de minhas súplicas.
7 O SENHOR é minha fortaleza e meu escudo; nele confio e sou ajudado; *por isso, meu coração exulta e lhe canta louvores.
8 O SENHOR é a força de seu povo; * e também a fortaleza de seu escolhido.
9 Salva o teu povo e abençoa os que são teus; * apascenta e exalta-os para todo o sempre!

Juízes 16:23-31
23 Os líderes dos filisteus se reuniram para oferecer um grande sacrifício a seu deus Dagom e para festejar. Comemorando sua vitória, diziam: "O nosso deus entregou o nosso inimigo Sansão em nossas mãos".
24 Quando o povo o viu, louvou o seu deus:
"O nosso deus nos entregou
o nosso inimigo,
o devastador da nossa terra,
aquele que multiplicava
os nossos mortos".
25 Com o coração cheio de alegria, gritaram: "Tragam-nos Sansão para nos divertir!" E mandaram trazer Sansão da prisão, e ele os divertia.
Quando o puseram entre as colunas,
26 Sansão disse ao jovem que o guiava pela mão: "Ponha-me onde eu possa apalpar as colunas que sustentam o templo, para que eu me apoie nelas".
27 Homens e mulheres lotavam o templo; todos os líderes dos filisteus estavam presentes e, no alto, na galeria, havia cerca de três mil homens e mulheres vendo Sansão, que os divertia.
28 E Sansão orou ao Senhor: "Ó Soberano Senhor, lembra-te de mim! Ó Deus, eu te suplico, dá-me forças, mais uma vez, e faze com que eu me vingue dos filisteus por causa dos meus dois olhos!"
29 Então Sansão forçou as duas colunas centrais sobre as quais o templo se firmava. Apoiando-se nelas, tendo a mão direita numa coluna e a esquerda na outra,
30 disse: "Que eu morra com os filisteus!" Em seguida, ele as empurrou com toda a força, e o templo desabou sobre os líderes e sobre todo o povo que ali estava. Assim, na sua morte, Sansão matou mais homens do que em toda a sua vida.
31 Foram, então, os seus irmãos e toda a família do seu pai para buscá-lo. Trouxeram-no e o sepultaram entre Zorá e Estaol, no túmulo de Manoá, seu pai. Sansão liderou Israel durante vinte anos.

Mateus 9:2-8
2 Alguns homens trouxeram-lhe um paralítico, deitado em sua maca. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados estão perdoados".
3 Diante disso, alguns mestres da lei disseram a si mesmos: "Este homem está blasfemando!"
4 Conhecendo Jesus seus pensamentos, disse-lhes: "Por que vocês pensam maldosamente em seu coração?
5 Que é mais fácil dizer: 'Os seus pecados estão perdoados', ou: 'Levante-se e ande'?
6 Mas para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados" - disse ao paralítico: "Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa".
7 Ele se levantou e foi.
8 Vendo isso, a multidão ficou cheia de temor e glorificou a Deus, que dera tal autoridade aos homens.
  
Semicontínuas: Salmo 42; Êxodo 19:9b-25; Mateus 9:2-8  

Salmo 42 Quemadmodum (LOC)
COMO a corça anseia por águas correntes, * assim minha alma suspira por ti, ó DEUS.
2 Minha alma tem sede de DEUS, do DEUS vivo; * quando virei comparecer diante de Deus?
3 Minhas lágrimas têm sido meu alimento dia e noite; * enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu DEUS?
4 Pudera recordar-me e dilatar dentro de mim meu espírito; * de como eu passava com a multidão e a guiava à casa de DEUS, com voz de alegre canto e louvor, com a multidão em festivo alvoroço.
5 Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas no meu íntimo? * Espera em DEUS, que ainda o louvarei, pelo auxílio de sua presença.
6 Ó DEUS meu, dentro de mim está abatida a minha alma; * desde o Jordão e em toda parte me lembrarei de ti.
7 Um abismo chama outro abismo, no ruído das cataratas; * todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim.
8 E, contudo, de dia o SENHOR me assistirá com a sua misericórdia; * e de noite estará comigo um cântico, súplica ao Deus de minha vida.
9 Direi a Deus, fortaleza minha: Por que te esqueceste de mim? * Por que tenho de prantear a opressão de quem é contra mim?
10 Sinto que me ferem,  quando as pessoas adversárias me ofendem * e me dizem: Onde está o teu DEUS?
11 Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas no meu íntimo? * Espera em Deus, que ainda o louvarei, pois é ele a salvação de minha pessoa e DEUS meu.

Êxodo 19:9b-25
9 Disse o Senhor a Moisés: "Virei numa densa nuvem, a fim de que o povo, ouvindo-me falar com você, passe a confiar sempre em você". Então Moisés relatou ao Senhor o que o povo lhe dissera.
10 E o Senhor disse a Moisés: "Vá ao povo e consagre-o hoje e amanhã. Eles deverão lavar as suas vestes
11 e estar prontos no terceiro dia, porque nesse dia o Senhor descerá sobre o monte Sinai, à vista de todo o povo.
12 Esta­beleça limites em torno do monte e diga ao po­vo: Tenham o cuidado de não subir ao monte e de não tocar na sua base. Quem tocar no monte certamente será morto;
13 será apedrejado ou morto a flechadas. Ninguém deverá tocá-lo com a mão. Seja homem, seja animal, não viverá. Somente quan­do a corneta soar um toque longo eles poderão subir ao monte".
14 Tendo Moisés descido do monte, con­sagrou o povo; e eles lavaram as suas vestes.
15 Dis­se ele então ao povo: "Preparem-se para o terceiro dia, e até lá não se acheguem a mulher".
16 Ao amanhecer do terceiro dia houve trovões e raios, uma densa nuvem cobriu o mon­te, e uma trom­beta ressoou fortemente. Todos no acampamento tremeram de medo.
17 Moisés levou o povo para fora do acampamento, para encontrar-se com Deus, e eles fica­ram ao pé do monte.
18 O monte Sinai estava coberto de fumaça, pois o Senhor tinha desci­do sobre ele em chamas de fogo. Dele subia fumaça como que de uma fornalha; todo o mon­te tremia violentamente,
19 e o som da trombeta era cada vez mais forte. Então Moisés falou, e a voz de Deus lhe respondeu.
20 O Senhor desceu ao topo do monte Sinai e chamou Moisés para o alto do monte. Moisés subiu
21 e o Senhor lhe disse: "Desça e alerte o povo que não ultrapasse os limites para ver o Senhor, e muitos deles pereçam.
22 Mes­mo os sacerdotes que se aproximarem do Senhor devem consagrar-se; senão o Senhor os fulminará".
23 Moisés disse ao Senhor: "O povo não pode subir ao monte Sinai, pois tu mesmo nos avisaste: 'Estabeleça um limite em torno do monte e declare-o santo' ".
24 O Senhor respondeu: "Desça e depois torne a subir, acompanhado de Arão. Quanto aos sacerdotes e ao povo, não devem ultrapassar o limite para subir ao Senhor; senão, o Senhor os fulminará".
25 Então Moisés desceu e avisou o povo.

Mateus 9:2-8
2 Alguns homens trouxeram-lhe um paralítico, deitado em sua maca. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados estão perdoados".
3 Diante disso, alguns mestres da lei disseram a si mesmos: "Este homem está blasfemando!"
4 Conhecendo Jesus seus pensamentos, disse-lhes: "Por que vocês pensam maldosamente em seu coração?
5 Que é mais fácil dizer: 'Os seus pecados estão perdoados', ou: 'Levante-se e ande'?
6 Mas para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados" - disse ao paralítico: "Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa".
7 Ele se levantou e foi.
8 Vendo isso, a multidão ficou cheia de temor e glorificou a Deus, que dera tal autoridade aos homens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal