oda251

oda251:
Complementares: Salmo 18:1-19; Gênesis 7:11-8: 5; 2 Pedro 2:4-10 
Semicontínuas: Salmo 28; Gênesis 37:29-36; 2Pedro 2:4-10  

Complementares:

Salmo 18: 1-19    Diligam te, Domine                (LOC)
1 e 2 COM fervor te amo, * ó SENHOR, força minha.
3 O SENHOR é minha rocha, minha fortaleza e meu libertador; meu Deus, rochedo em que me refugio; * meu escudo, minha força salvadora, meu alto retiro.
4 Invocarei o Nome do SENHOR, que é digno de ser louvado, * e me livrarei dos meus adversários.
5 Rodeavam-me laços de morte, * e torrentes de impiedade me amedrontavam.
6 Cercaram-me tristezas do inferno, * e laços de morte me atingiram.
7 Na angústia clamei ao SENHOR, gritei por socorro a meu Deus; * ouviu de seu templo minha voz e meu clamor chegou a seus ouvidos.
8 Então a terra se abalou e tremeu; * e moveram-se também os fundamentos dos montes com a sua ira.
9 De seu fôlego subiu fumo e fogo que consumia; * dele saíram brasas ardentes.
10 Abaixou os céus e desceu, * e a escuridão estava sob ele.
11 E voou, * sim, voou sobre as asas do vento.
12 Fez das trevas um esconderijo; * cercavam-no a escuridão das águas e as nuvens do céu.
13 Ao resplendor da sua presença, * as nuvens se espalharam.
14 E o Altíssimo fez soar a sua voz; * o SENHOR fez trovejar no céu.
15 Enviou suas setas e os espalhou; * despediu raios e os derrotou.
16 Descobriram-se então as profundezas das águas e os fundamentos do mundo, * pela repreensão do SENHOR e o vento, que enviou.
17 Do alto estendeu o seu braço e me tomou; * tirou-me das muitas águas.
18 Livrou-me de pessoas fortes que eram contra mim e daqueles  que me aborreciam, * pois eram mais poderosas do que eu.
19 Atacaram-me no dia do infortúnio; * mas o SENHOR foi meu amparo.

Gênesis 7: 11-8: 5
11 No dia em que Noé completou seiscen­tos anos, um mês e dezessete dias, nesse mesmo dia todas as fontes das grandes profundezas jor­raram, e as compor­tas do céu se abriram.
12 E a chuva caiu sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.
13 Naquele mesmo dia, Noé e seus filhos, Sem, Cam e Jafé, com sua mulher e com as mu­lheres de seus três filhos, entraram na arca.
14 Com eles entraram todos os animais de acordo com as suas espécies: todos os animais selva­gens, todos os rebanhos domésticos, todos os demais seres vivos que se movem rente ao chão ­e todas as criaturas que têm asas: todas as aves e todos os outros animais que voam.
15 Casais de todas as criaturas que tinham fôlego de vida vieram a Noé e entraram na arca.
16 Os animais que entraram foram um macho e uma fêmea de cada ser vivo, conforme Deus ordenara a Noé. Então o Senhor fechou a porta.
17 Quarenta dias durou o Dilúvio, e as águas aumentaram e elevaram a arca acima da terra.
18 As águas prevaleceram, aumen­tando muito sobre a terra, e a arca flutuava na superfície das águas.
19 As águas dominavam cada vez mais a terra, e foram cobertas todas as altas montanhas debaixo do céu.
20 As águas su­biram até quase sete metros acima das montanhas.
21 Todos os seres vivos que se movem so­bre a terra pereceram: aves, rebanhos domésti­cos, animais selvagens, todas as pequenas criatu­ras que povoam a terra e toda a humanidade.
22 Tu­do o que havia em terra seca e tinha nas narinas o fôlego de vida morreu.
23 Todos os seres vivos foram exterminados da face da terra; tanto os homens como os animais grandes, os animais pequenos que se movem rente ao chão e as aves do céu foram exterminados da terra. Só resta­ram Noé e aqueles que com ele estavam na arca.
24 E as águas prevaleceram sobre a terra cento e cinquenta dias.
Gênesis 8:1-5
1 Então Deus lembrou-se de Noé e de todos os animais selvagens e rebanhos domésticos que estavam com ele na arca, e enviou um vento sobre a terra, e as águas começaram a baixar.
2 As fontes das profundezas e as comportas do céu se fecharam, e a chuva parou.
3 As águas foram baixando pouco a pouco sobre a terra. Ao fim de cento e cinquenta dias, as águas tinham diminuído,
4 e, no décimo sétimo dia do sétimo mês, a arca pousou nas montanhas de Ara­rate.
5 As águas continuaram a baixar até o décimo mês, e no primeiro dia do décimo mês aparece­ram os topos das montanhas.

2 Pedro 2: 4-10 
4 Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo.
5 Ele não poupou o mundo antigo quando trouxe o Dilúvio sobre aquele povo ímpio, mas preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas.
6 Também condenou as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinzas, tornando-as exemplo do que acontecerá aos ímpios;
7 mas livrou Ló, homem justo, que se afligia com o procedimento libertino dos que não tinham princípios morais
8 (pois, vivendo entre eles, todos os dias aquele justo se atormentava em sua alma justa por causa das maldades que via e ouvia).
9 Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo,
10 especialmente os que seguem os desejos impuros da carne e desprezam a autoridade. Insolentes e arrogantes, tais homens não têm medo de difamar os seres celestiais;

Semicontínuas: 
Salmo 28  Ad te, Domine   (LOC)
A TI clamo, SENHOR, rocha minha! Não sejas indiferente para comigo; *se te calares, serei como os que descem à sepultura.
2 Ouve minha súplica, quando imploro teu auxílio; * quando as mãos elevo para teu santuário.
3 Não me abandones entre gente perversa, nem com os quem pratica maldade; *gente que fala de paz a seu próximo, mas têm a maldade no coração.
4 Dá-lhes segundo a malícia dos seus esforços; * e a obra de suas mãos.
5 Porque não atentam para as obras do SENHOR, * sofrerão perpétua destruição.
6 Bendito seja o SENHOR, * porque ouviu a voz de minhas súplicas.
7 O SENHOR é minha fortaleza e meu escudo; nele confio e sou ajudado; *por isso, meu coração exulta e lhe canta louvores.
8 O SENHOR é a força de seu povo; * e também a fortaleza de seu escolhido.
9 Salva o teu povo e abençoa os que são teus; * apascenta e exalta-os para todo o sempre!

Gênesis 37: 29-36
29 Quando Rúben voltou ao poço e viu que José não estava lá, rasgou suas vestes
30 e, vol­tando a seus irmãos, disse: "O jovem não está lá! Para onde irei agora?"
31 Então eles mataram um bode, mergu­lha­ram no sangue a túnica de José
32 e a mandaram ao pai com este recado: "Achamos isto. Veja se é a túnica de teu filho".
33 Ele a reconheceu e disse: "É a túnica de meu filho! Um animal selvagem o devorou! José foi despedaçado!"
34 Então Jacó rasgou suas vestes, vestiu-se de pano de saco e chorou muitos dias por seu filho.
35 Todos os seus filhos e filhas vieram consolá-lo, mas ele recusou ser consolado, dizendo: "Não! Chorando descerei à sepultura para junto de meu filho". E continuou a chorar por ele.
36 Nesse meio-tempo, no Egito, os midiani­tas venderam José a Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda.

2 Pedro 2: 4-10 
4 Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo.
5 Ele não poupou o mundo antigo quando trouxe o Dilúvio sobre aquele povo ímpio, mas preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas.
6 Também condenou as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinzas, tornando-as exemplo do que acontecerá aos ímpios;
7 mas livrou Ló, homem justo, que se afligia com o procedimento libertino dos que não tinham princípios morais
8 (pois, vivendo entre eles, todos os dias aquele justo se atormentava em sua alma justa por causa das maldades que via e ouvia).
9 Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo,
10 especialmente os que seguem os desejos impuros da carne e desprezam a autoridade. Insolentes e arrogantes, tais homens não têm medo de difamar os seres celestiais;


-----------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal