oda247 Quarta

oda247 Quarta
Complementares: Salmo 78:1-8, 17-29; Êxodo 16: 2-15, 31-35; Mateus 15:32-39 
Semicontínuas: Salmo 17: 1-7,15; Isaías 43:1-7; Mateus 15:32-39 

Complementares:

Salmos Litúrgicos   Livro III   Décimo Quinto Dia: Oração Vespertina 
(LOC)
Salmo 78: 1-8, 17-29  Attendite, popule
ESCUTE, povo meu, a minha lei; * incline os ouvidos às minhas palavras.
2 Falarei em parábola; * proferirei enigmas da antigüidade.
3 Tudo o que temos ouvido e sabido; e nossos pais nos contaram.
4 Nada ocultaremos aos seus descendentes, narrando às gerações vindouras os louvores do SENHOR, * assim como o seu poder e as maravilhas que operou.
5 Porque estabeleceu um testemunho em Jacó e uma lei em Israel; * e os deu a nossos pais, para transmitirem a seus filhos e filhas.
6 Para que soubesse a geração vindoura, * e esta a contasse a seus descendentes.
7 A fim de que pusessem em Deus a sua confiança, * não se esquecendo de suas obras, mas guardando os seus mandamentos.
8 E não fossem como seus pais, geração rebelde * cujo espírito não foi fiel a Deus.
17 Todavia, continuaram pecando, * e rebelando-se contra o Altíssimo, no deserto. 
18 Tentaram a Deus nos seus corações, * pedindo alimento segundo o seu apetite. 
19 Falaram contra DEUS e disseram: * Acaso pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto?
20 Eis que feriu a rocha e brotaram águas e torrentes transbordaram. * Pode ele também dar pão? Acaso proverá carne ao seu povo?
21 Pelo que o SENHOR os ouviu e se indignou; * e sua ira se acendeu contra Israel.
22 Porquanto não creram em DEUS, * nem confiaram na sua salvação.
23 Ordenou, contudo, às altas nuvens, * e abriu as portas do céu.
24 Fez chover maná para comerem; * e deu-lhes do trigo do céu.
25 O homem comeu o pão dos anjos; * ele lhe mandou alimento a fartar.
26 Fez soprar o vento leste; * e pelo seu poder conduziu o vento sul.
27 Choveu carne como pó; * e aves como areia do mar
28 As fez cair no meio do acampamento; * ao redor de suas tendas.
29 Então comeram e se fartaram; * e foi satisfeito o seu desejo.

Êxodo 16: 2-15, 31-35
2 No deserto, toda a comunidade de Israel recla­mou a Moisés e Arão.
3 Disseram-lhes os israeli­tas: "Quem dera a mão do Senhor nos tivesse matado no Egito! Lá nos sentávamos ao redor das panelas de carne e comíamos pão à vontade, mas vocês nos trouxeram a este deserto para fazer morrer de fome toda esta multidão!"
4 Disse, porém, o Senhor a Moisés: "Eu lhes farei chover pão do céu. O povo sairá e recolherá diariamente a porção necessária para aquele dia. Com isso os porei à prova para ver se seguem ou não as minhas instruções.
5 No sexto dia trarão para ser preparado o dobro do que recolhem nos outros dias".
6 Assim Moisés e Arão disseram a todos os israelitas: "Ao entardecer, vocês saberão que foi o Senhor quem os tirou do Egito
7 e amanhã cedo verão a glória do Senhor, porque o Senhor ouviu a queixa de vocês contra ele. Quem somos nós para que vocês reclamem a nós?"
8 Disse ainda Moisés: "­O Senhor dará a vocês carne para comer ao entardecer e pão à vontade pela manhã, porque ele ouviu as suas queixas contra ele. Quem somos nós? Vocês não estão reclamando de nós, mas do Senhor".
9 Disse Moisés a Arão: "Diga a toda a comunidade de Israel que se apresente ao Senhor, pois ele ouviu as suas queixas".
10 Enquanto Arão falava a toda a comuni­dade, todos olharam em direção ao deserto, e a glória do Senhor apareceu na nuvem.
11 E o Senhor disse a Moisés:
12 "Ouvi as queixas ­dos israelitas. Responda-lhes que ao pôr do sol vocês comerão carne e ao amanhe­cer se fartarão de pão. Assim saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus".
13 No final da tarde, apareceram codorni­zes que cobriram o lugar onde estavam acampa­dos; ao amanhecer havia uma camada de orva­lho ao redor do acampamento.
Disse-lhes Moisés: "Este é o pão que o Senhor deu a vocês para comer.
14 Depois que o orvalho secou, flocos finos semelhantes a geada estavam sobre a superfície do deserto.
15 Quan­do os israelitas viram aquilo, começaram a pergun­tar uns aos outros: "Que é isso?", pois não sabiam do que se tratava.
31 O povo de Israel chamou maná àquele pão. Era branco como semente de coentro e tinha gosto de bolo de mel.
32 Disse Moisés: "O Senhor ordenou a vocês que recolham um jarro de maná e que o guardem para as futuras gerações, 'para que vejam o pão que lhes dei no deserto, quando os tirei do Egito' ".
33 Então Moisés disse a Arão: "Ponha numa vasilha a medida de um jarro de maná e coloque-a diante do Senhor, para que seja con­servado para as futuras gerações".
34 Em obediência ao que o Senhor tinha ordenado a Moisés, Arão colocou o maná junto às tábuas da aliança, para ali ser guardado.
35 Os israelitas comeram maná durante quarenta anos, até chegarem a uma terra habitável; comeram maná até chegarem às fronteiras de Canaã.

Mateus 15:32-39
32 Jesus chamou os seus discípulos e disse: "Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer. Não quero mandá-los embora com fome, porque podem desfalecer no caminho".
33 Os seus discípulos responderam: "Onde poderíamos encontrar, neste lugar deserto, pão suficiente para alimentar tanta gente?"
34 "Quantos pães vocês têm?", perguntou Jesus.
"Sete", responderam eles, "e alguns peixinhos."
35 Ele ordenou à multidão que se assentasse no chão.
36 Depois de tomar os sete pães e os peixes e dar graças, partiu-os e os entregou aos discípulos, e os discípulos à multidão.
37 Todos comeram até se fartar. E ajuntaram sete cestos cheios de pedaços que sobraram.
38 Os que comeram foram quatro mil homens, sem contar mulheres e crianças.
39 E, havendo despedido a multidão, Jesus entrou no barco e foi para a região de Magadã.

Semicontínuas:

Salmos Litúrgicos    Livro 1   Terceiro Dia: Oração Matutina   (LOC)
Salmo 17: 1-7, 15 Exaudi, Domine
ESCUTA, ó SENHOR, o que é justo, e considera o meu clamor; * ouve minha súplica, não proferida por lábios enganosos.
2 Parta de ti minha sentença; * vejam teus olhos a retidão.
3 Sondaste meu coração; * de minha boca nada sai que leve à fraude.
4 Segundo a palavra de teus lábios, * tu me tens guardado do caminho da violência.
5 Firma os meus passos em teu caminho, * para que meus pés não vacilem.
6 Eu te invoco, ó Deus! * Inclina para mim teus ouvidos e escuta a minha voz.
7 Faz maravilhosas as tuas bondades, * ó tu que salvas quem em ti se refugia.
15 Quanto a mim, veja eu em retidão a tua face;* tenha eu, ao acordar, a satisfação da visão de tua presença!

Isaías 43: 1-7
1 Mas agora assim diz o Senhor,
aquele que o criou, ó Jacó,
aquele que o formou, ó Israel:
"Não tema, pois eu o resgatei;
eu o chamei pelo nome; você é meu.
2 Quando você atravessar as águas,
eu estarei com você;
quando você atravessar os rios,
eles não o encobrirão.
Quando você andar através do fogo,
não se queimará;
as chamas não o deixarão em brasas.
3 Pois eu sou o Senhor, o seu Deus,
o Santo de Israel, o seu Salvador;
dou o Egito como resgate para livrá-lo,
a Etiópia e Sebá em troca de você.
4 Visto que você é precioso
e honrado à minha vista,
e porque eu o amo,
darei homens em seu lugar,
e nações em troca de sua vida.
5 Não tenha medo,
pois eu estou com você,
do oriente trarei seus filhos
e do ocidente ajuntarei você.
6 Direi ao norte: 'Entregue-os!'
e ao sul: 'Não os retenha'.
De longe tragam os meus filhos,
e dos confins da terra as minhas filhas;
7 todo o que é chamado pelo meu nome,
a quem criei para a minha glória,
a quem formei e fiz".

Mateus 15:32-39
32 Jesus chamou os seus discípulos e disse: "Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer. Não quero mandá-los embora com fome, porque podem desfalecer no caminho".
33 Os seus discípulos responderam: "Onde poderíamos encontrar, neste lugar deserto, pão suficiente para alimentar tanta gente?"
34 "Quantos pães vocês têm?", perguntou Jesus.
"Sete", responderam eles, "e alguns peixinhos."
35 Ele ordenou à multidão que se assentasse no chão.
36 Depois de tomar os sete pães e os peixes e dar graças, partiu-os e os entregou aos discípulos, e os discípulos à multidão.
37 Todos comeram até se fartar. E ajuntaram sete cestos cheios de pedaços que sobraram.
38 Os que comeram foram quatro mil homens, sem contar mulheres e crianças.
39 E, havendo despedido a multidão, Jesus entrou no barco e foi para a região de Magadã.

 



-----------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal