oda245 Segunda

oda245 Segunda
Complementares:Salmo 78:1-8, 17-29; Deuteronômio 8:1-10; Romanos 1: 8-15  
Semicontínuas: Salmo 17: 1-7, 15; Gênesis 31: 22-42; Romanos 1: 8-15 

Complementares:

Salmos Litúrgicos   Livro III   Décimo Quinto Dia: Oração Vespertina  (LOC)
Salmo 78: 1-8, 17-29  A ttendite, popule
ESCUTE, povo meu, a minha lei; * incline os ouvidos às minhas palavras.
2 Falarei em parábola; * proferirei enigmas da antigüidade.
3 Tudo o que temos ouvido e sabido; e nossos pais nos contaram.
4 Nada ocultaremos aos seus descendentes, narrando às gerações vindouras os louvores do SENHOR, * assim como o seu poder e as maravilhas que operou.
5 Porque estabeleceu um testemunho em Jacó e uma lei em Israel; * e os deu a nossos pais, para transmitirem a seus filhos e filhas.
6 Para que soubesse a geração vindoura, * e esta a contasse a seus descendentes.
7 A fim de que pusessem em Deus a sua confiança, * não se esquecendo de suas obras, mas guardando os seus mandamentos.
8 E não fossem como seus pais, geração rebelde * cujo espírito não foi fiel a Deus.
17 Todavia, continuaram pecando, * e rebelando-se contra o Altíssimo, no deserto. 
18 Tentaram a Deus nos seus corações, * pedindo alimento segundo o seu apetite. 
19 Falaram contra DEUS e disseram: * Acaso pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto?
20 Eis que feriu a rocha e brotaram águas e torrentes transbordaram. * Pode ele também dar pão? Acaso proverá carne ao seu povo?
21 Pelo que o SENHOR os ouviu e se indignou; * e sua ira se acendeu contra Israel.
22 Porquanto não creram em DEUS, * nem confiaram na sua salvação.
23 Ordenou, contudo, às altas nuvens, * e abriu as portas do céu.
24 Fez chover maná para comerem; * e deu-lhes do trigo do céu.
25 O homem comeu o pão dos anjos; * ele lhe mandou alimento a fartar.
26 Fez soprar o vento leste; * e pelo seu poder conduziu o vento sul.
27 Choveu carne como pó; * e aves como areia do mar
28 As fez cair no meio do acampamento; * ao redor de suas tendas.
29 Então comeram e se fartaram; * e foi satisfeito o seu desejo.

Deuteronômio 8: 1-10
1 "Tenham o cuidado de obedecer a toda a lei que eu hoje ordeno a vocês, para que vocês vivam, multipliquem-se e tomem posse da terra que o Senhor prometeu, com juramento, aos seus antepassados.
2 "Lembrem-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não.
3 Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar a vocês que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor.
4 As roupas de vocês não se gastaram e os seus pés não incharam durante esses quarenta anos.
5 Saibam, pois, em seu coração que, assim como um homem disciplina o seu filho, da mesma forma o Senhor, o seu Deus, os disciplina.
6 "Obedeçam aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, andando em seus caminhos e dele tendo temor.
7 Pois o Senhor, o seu Deus, os está levando a uma boa terra, cheia de riachos e tanques de água, de fontes que jorram nos vales e nas colinas;
8 terra de trigo e cevada, videiras e figueiras, de romãzeiras, azeite de oliva e mel;
9 terra onde não faltará pão e onde não terão falta de nada; terra onde as rochas têm ferro e onde vocês poderão extrair cobre das colinas.
10 "Depois que tiverem comido até ficarem satisfeitos, louvem o Senhor, o seu Deus, pela boa terra que deu a vocês.

Romanos 1:8-15  
8 Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm.
9 Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês
10 em minhas orações; e peço que agora, finalmente, pela vontade de Deus, me seja aberto o caminho para que eu possa visitá-los.
11 Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los,
12 isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé.
13 Quero que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas fui impedido até agora. Meu propósito é colher algum fruto entre vocês, assim como tenho colhido entre os demais gentios.
14 Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.
15 Por isso estou disposto a pregar o evangelho também a vocês que estão em Roma.

Semicontínuas:

Salmos Litúrgicos    Livro 1   Terceiro Dia: Oração Matutina      (LOC)
Salmo 17: 1-7, 15 Exaudi, Domine
ESCUTA, ó SENHOR, o que é justo, e considera o meu clamor; * ouve minha súplica, não proferida por lábios enganosos.
2 Parta de ti minha sentença; * vejam teus olhos a retidão.
3 Sondaste meu coração; * de minha boca nada sai que leve à fraude.
4 Segundo a palavra de teus lábios, * tu me tens guardado do caminho da violência.
5 Firma os meus passos em teu caminho, * para que meus pés não vacilem.
6 Eu te invoco, ó Deus! * Inclina para mim teus ouvidos e escuta a minha voz.
7 Faz maravilhosas as tuas bondades, * ó tu que salvas quem em ti se refugia.
15 Quanto a mim, veja eu em retidão a tua face;* tenha eu, ao acordar, a satisfação da visão de tua presença!

Gênesis 31: 22-42

22 Três dias depois, Labão foi informado de que Jacó tinha fugido.
23 To­mando consigo os homens de sua família, perseguiu Jacó por sete dias e o alcançou nos montes de Gileade.
24 En­tão, de noite, Deus veio em sonho a Labão, o arameu, e o advertiu: "Cuidado! Não diga nada a Jacó, não lhe faça promessas nem ameaças".
25 Labão alcançou Jacó, que estava acam­pado nos montes de Gileade. Então Labão e os homens se acamparam ali também.
26 Ele pergun­tou a Jacó: "Que foi que você fez? Não só me enganou como também raptou minhas filhas como se fossem prisioneiras de guer­ra.
27 Por que você me enganou, fugindo em segredo, sem avisar-me? Eu teria celebrado a sua partida ­com alegria e cantos, ao som dos tambo­rins e das harpas.
28 Vo­cê nem sequer me deixou beijar meus netos e minhas filhas para despedir-me deles. Você foi insensa­to.
29 Te­nho poder para prejudicá-los; mas, na noite pas­sada, o Deus do pai de vocês me advertiu: 'Cuidado! Não diga nada a Jacó, não lhe faça promessas nem ameaças'.
30 Agora, se você partiu porque tinha saudade da casa de seu pai, por que roubou meus deuses?"
31 Jacó respondeu a Labão: "Tive medo, pois pensei que você tiraria suas filhas de mim à força.
32 Quanto aos seus deuses, quem for en­contrado com eles não ficará vivo. Na presença dos nossos parentes, veja você mesmo se está aqui comigo qualquer coisa que lhe pertença, e, se estiver, leve-a de volta". Ora, Jacó não sabia que Raquel os havia roubado.
33 Então Labão entrou na tenda de Jacó, e nas tendas de Lia e de suas duas servas, mas nada encontrou. Depois de sair da tenda de Lia, entrou na tenda de Raquel.
34 Raquel tinha colo­cado os ídolos dentro da sela do seu camelo e estava sentada em cima. Labão vasculhou toda a tenda, mas nada encontrou.
35 Raquel disse ao pai: "Não se irrite, meu se­nhor, por não poder me levantar em sua pre­sença, pois estou com o fluxo das mulhe­res". Ele procurou os ídolos, mas não os encontrou.
36 Jacó ficou irado e queixou-se a Labão­: "Qual foi meu crime? Que pecado cometi para que você me persiga furiosamente?
37 Você já vasculhou tudo o que me pertence. Encontrou algo que lhe pertença? Então coloque tudo aqui na frente dos meus paren­tes e dos seus, e que eles julguem entre nós dois.
38 "Vinte anos estive com você. Suas ove­lhas e cabras nunca abortaram, e jamais comi um só carneiro do seu rebanho.
39 Eu nunca levava a você os animais despedaçados por feras; eu mes­mo assumia o prejuízo. E você pedia contas de todo animal roubado de dia ou de noite.
40 O calor me consumia de dia, e o frio de noite, e o sono fugia dos meus olhos.
41 Foi assim nos vinte anos em que fiquei em sua casa. Traba­lhei para você catorze anos em troca de suas duas filhas e seis anos por seus reba­nhos, e dez vezes você alterou o meu salário.
42 Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão, o Temor de Isaque, não esti­vesse comigo, certa­mente você me despediria de mãos vazias. Mas Deus viu o meu sofrimento e o trabalho das minhas mãos e, na noite passada, ele manifestou a sua decisão".

Romanos 1: 8-15  
8 Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm.
9 Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês
10 em minhas orações; e peço que agora, finalmente, pela vontade de Deus, me seja aberto o caminho para que eu possa visitá-los.
11 Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los,
12 isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé.
13 Quero que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas fui impedido até agora. Meu propósito é colher algum fruto entre vocês, assim como tenho colhido entre os demais gentios.
14 Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.
15 Por isso estou disposto a pregar o evangelho também a vocês que estão em Roma.



 ------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal