oda238 Sábado

oda238 Sábado: 

Complementares: Salmo 119:129-136; 1 Reis 2:1-4; Mateus 12:38-42  
Semicontínuas: Salmo 105:1-11, 45b; Gênesis 29:31-30:24; Mateus 12:38-42 

Complementares:
Salmos Litúrgicos  Livro V  Vigésimo Sexto Dia: Oração Matutina 
 (LOC)
Salmo 119:129-136     XVII. Mirabilia
MARAVILHOSOS os teus testemunhos! * Minha alma os guarda como um tesouro.
130 O conhecimento de tuas palavras esparge luz, * dando entendimento aos simples.
131 Abro minha boca e respiro; * porque anseio por teus mandamentos.
132 Põe os teus olhos sobre mim e de mim tem misericórdia, * como fazes para com os que amam o teu Nome.
133 Firma meus passos na tua vereda santa, * e vaidade alguma me dominará.
134 Livra-me da opressão humana, * para que me seja dado seguir os teus preceitos.
135 Faze resplandecer a tua face sobre esta pessoa que te serve, * e ensina-me os teus testemunhos.
136 Enchem-se os meus olhos de lágrimas, ó SENHOR, * quando vejo que há quem despreze a tua lei.

1 Reis 2:1-4
1 Quando se aproximava o dia de sua morte, Davi deu instruções ao seu filho Salomão:
2 "Estou para seguir o caminho de toda a terra. Por isso, seja forte e seja homem.
3 Obedeça ao que o Senhor, o seu Deus, exige: ande nos seus caminhos e obedeça aos seus decretos, aos seus mandamentos, às suas ordenanças e aos seus testemunhos, conforme se acham escritos na Lei de Moisés; assim você prosperará em tudo o que fizer e por onde quer que for,
4 e o Senhor manterá a promessa que me fez: 'Se os seus descendentes cuidarem de sua conduta e se me seguirem fielmente de todo o coração e de toda a alma, você jamais ficará sem descendente no trono de Israel'.

Mateus 12:38-42

38 Então alguns dos fariseus e mestres da lei lhe disseram: "Mestre, queremos ver um sinal milagroso feito por ti".
39 Ele respondeu: "Uma geração perversa e adúltera pede um sinal milagroso! Mas nenhum sinal será dado, exceto o sinal do profeta Jonas.
40 Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra.
41 Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração e a condenarão; pois eles se arrependeram com a pregação de Jonas, e agora está aqui o que é maior do que Jonas.
42 A rainha do Sul se levantará no juízo com esta geração e a condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e agora está aqui o que é maior do que Salomão.

Semicontínuas:
Salmos Litúrgicos Livro IV Vigésimo Primeiro Dia: Oração Matutina   (LOC)
Salmo 105:1-11,45b Confitemini Domino  
1 RENDAM graças ao SENHOR, invoquem o seu Nome; * façam conhecidos os seus feitos entre os povos.
2 Cantem-lhe, cantem-lhe louvores; * meditem em todas as suas maravilhas.
3 Gloriem-se no seu santo Nome, * regozije-se o coração de que busca o SENHOR.
4 Busquem o SENHOR e a sua fortaleza. * Busquem perpetuamente a sua face.
5 Lembremse das maravilhas que tem feito, * dos seus milagres e dos julgamentos, que proferiu.
6 Vocês, descendência de Abraão, seu servo, * vocês, descendência de Jacó, sua escolhida.
7 Ele é o SENHOR nosso Deus; * os seus julgamentos estão em toda a terra.
8 Lembrem-se para sempre da sua aliança; * da palavra que ordenou para milhares de gerações.
9 Da aliança que fez com Abraão, * e do juramento que fez a Isaque.
10 E confirmou a Jacó por decreto, * a Israel por aliança perpétua.
11 Dizendo: A ti darei a terra de Canaã, * como parte da herança de vocês.
45b *e observassem as suas leis.

Gênesis 29:31-30:24

31 Quando o Senhor viu que Lia era des­prezada, concedeu-lhe filhos; Raquel, porém, era estéril.
32 Lia engra­vidou, deu à luz um filho e deu-lhe o nome de Rúben, pois dizia: "O Senhor viu a minha in­felicid­ade. Agora, certamen­te o meu marido me amará".
33 Lia engravidou de novo e, quando deu à luz outro filho, disse: "Porque o Senhor ouviu que sou desprezada, deu-me também este". Pelo que o chamou Si­meão.
34 De novo engravidou e, quando deu à luz mais um filho, disse: "Agora, finalmente, meu marido se apegará a mim, porque já lhe dei três filhos". Por isso deu-lhe o nome de Levi.
35 Engravidou ainda outra vez e, quando deu à luz mais outro filho, disse: "Desta vez louvarei o Senhor". Assim deu-lhe o nome de Judá. Então parou de ter filhos.
Gênesis 30:1-24
1 Quando Raquel viu que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã. Por isso disse a Jacó: "Dê-me filhos ou morrerei!"
2 Jacó ficou irritado e disse: "Por acaso estou no lugar de Deus, que a impediu de ter fi­lhos?"
3 Então ela respondeu: "Aqui está Bila, minha serva. Deite-se com ela, para que tenha filhos em meu lugar e por meio dela eu também possa formar família".
4 Por isso ela deu a Jacó sua serva Bila por mulher. Ele deitou-se com ela,
5 Bila engravidou e deu-lhe um filho.
6 Então Raquel disse: "Deus me fez justiça, ouviu o meu clamor e deu-me um fi­lho". Por isso deu-lhe o nome de Dã.
7 Bila, serva de Raquel, engravidou nova­mente e deu a Jacó o segundo filho.
8 Então disse Raquel: "Tive grande luta com minha irmã e ven­ci". Pelo que o chamou Naftali.
9 Quando Lia viu que tinha parado de ter filhos, tomou sua serva Zilpa e a deu a Jacó por mulher.
10 Zilpa, serva de Lia, deu a Jacó um filho.
11 Então disse Lia: "Que grande sorte!" Por isso o chamou Gade.
12 Zilpa, serva de Lia, deu a Jacó mais um filho.
13 Então Lia exclamou: "Como sou feliz! As mulheres dirão que sou feliz". Por isso lhe deu o nome de Aser.
14 Durante a colheita do trigo, Rúben saiu ao campo, encontrou algumas mandrágoras e as trouxe a Lia, sua mãe. Então Raquel disse a Lia: "Dê-me algumas mandrágoras do seu filho".
15 Mas ela respondeu: "Não lhe foi suficien­te tomar de mim o marido? Vai tomar também as mandrá­goras que o meu filho trouxe?" Então disse Raquel: "Jacó se deitará com você esta noite, em troca das mandrá­goras trazidas pelo seu filho".
16 Quando Jacó chegou do campo naquela tarde, Lia saiu ao seu encontro e lhe disse: "Ho­je você me possuirá, pois eu comprei esse direito com as man­drágoras do meu filho". E naquela noite ele se deitou com ela.
17 Deus ouviu Lia, e ela engravidou e deu a Jacó o quinto filho.
18 Disse Lia: "Deus me recompensou por ter dado a minha serva ao meu marido". Por isso deu-lhe o nome de Issacar.
19 Lia engravidou de novo e deu a Jacó o sexto fi­lho.
20 Disse Lia: "Deus presenteou-me com uma dá­diva preciosa. Agora meu marido me tratará melhor; afinal já lhe dei seis fi­lhos". Por isso deu-lhe o nome de Zebulom.
21 Algum tempo depois, ela deu à luz uma menina a quem chamou Diná.
22 Então Deus lembrou-se de Raquel. Deus ouviu o seu clamor e a tornou fértil.
23 Ela engra­vidou, deu à luz um filho e disse: "Deus tirou de mim a minha humilhação".
24 Deu-lhe o nome de José e disse: "Que o Senhor me a­crescen­te ainda outro filho".

Mateus 12:38-42

38 Então alguns dos fariseus e mestres da lei lhe disseram: "Mestre, queremos ver um sinal milagroso feito por ti".
39 Ele respondeu: "Uma geração perversa e adúltera pede um sinal milagroso! Mas nenhum sinal será dado, exceto o sinal do profeta Jonas.
40 Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra.
41 Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração e a condenarão; pois eles se arrependeram com a pregação de Jonas, e agora está aqui o que é maior do que Jonas.
42 A rainha do Sul se levantará no juízo com esta geração e a condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e agora está aqui o que é maior do que Salomão.

 ------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal