oda229 Quarta

oda229 Quarta: 
Complementares: Salmo 92; Provérbios 11: 23-30; Mateus 13: 10-17
Semicontínuas: Salmo 142; Obadias 15-21; Mateus 13: 10-17

Complementares:

Salmo 92 Bonum est confiteri
BOM é louvar ao SENHOR, * e ao teu Nome, ó altíssimo Deus, cantar louvores.
2 Anunciar de manhã a tua misericórdia * e à noite a tua fidelidade.
3 Tangendo a lira e a cítara, * com a harpa em harmonioso acorde.
4 Pois me alegraste, SENHOR, pelos teus feitos, * exultarei nas obras de tuas mãos.
5 Quão magníficas são as tuas obras, ó SENHOR, * e profundíssimos os teus pensamentos!
6 A pessoa insensata não sabe, * nem a ignorante compreende isto.
7 Não obstante brotam, como erva, os perversos, e florescem quem pratica maldade, * estão eles destinados à perpétua destruição.
8 Mas tu, SENHOR, és o Eterno, * és o nosso Deus para todo o sempre.
9 Quem te quer mal, SENHOR, perecerá; * dispersarás todas as pessoas que praticam maldade.
10 Mas exaltas o meu poder grandemente; * terei una tua unção com óleo precioso.
11 Meus olhos já viram a justiça sobre quem me quer mal, * e ouvi o que aconteceu a quem pratica a madade, quem se levanta contra mim.
12 A pessoa justa florescerá como a palmeira; * crescerá como o cedro no Líbano.
13 As pessoas plantadas na casa do SENHOR, * florescerão nos átrios de nosso Deus.
14 Mesmo na velhice frutificarão, * serão viçosos e florescentes.
15 Para mostrarem que o SENHOR é reto, * o qual é minha rocha e não há nele injustiça.

Provérbios 11:23-30
23 O desejo dos justos resulta em bem;
a esperança dos ímpios, em ira.
24 Há quem dê generosamente,
e vê aumentar suas riquezas;
outros retêm o que deveriam dar,
e caem na pobreza.
25 O generoso prosperará;
quem dá alívio aos outros,
alívio receberá.
26 O povo amaldiçoa
aquele que esconde o trigo,
mas a bênção coroa
aquele que logo se dispõe a vendê-lo.
27 Quem procura o bem será respeitado;
já o mal vai de encontro a quem o busca.
28 Quem confia em suas riquezas
certamente cairá,
mas os justos florescerão
como a folhagem verdejante.
29 Quem causa problemas à sua família
herdará somente vento;
o insensato será servo do sábio.
30 O fruto da retidão é árvore de vida,
e aquele que conquista almas é sábio.

Mateus 13: 10-17
10 Os discípulos aproximaram-se dele e perguntaram: "Por que falas ao povo por parábolas?"
11 Ele respondeu: "A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.
12 A quem tem será dado, e este terá em grande quantidade. De quem não tem, até o que tem lhe será tirado.
13 Por essa razão eu lhes falo por parábolas:
" 'Porque vendo, eles não veem
e, ouvindo, não ouvem
nem entendem'.
14 Neles se cumpre a profecia de Isaías:
" 'Ainda que estejam sempre ouvindo,
vocês nunca entenderão;
ainda que estejam sempre vendo,
jamais perceberão.
15 Pois o coração deste povo
se tornou insensível;
de má vontade
ouviram com os seus ouvidos,
e fecharam os seus olhos.
Se assim não fosse,
poderiam ver com os olhos,
ouvir com os ouvidos,
entender com o coração
e converter-se,
e eu os curaria'.
16 Mas felizes são os olhos de vocês, porque veem; e os ouvidos de vocês, porque ouvem.
17 Pois eu digo a verdade: Muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram, e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.  

Semicontínuas:

 
Salmo 142 Voce mea ad Dominum                    (LOC)
CLAMO ao SENHOR com minha voz, * com minha voz suplico ao SENHOR.
2 Derramo minha queixa em sua presença, * diante dele apresento minha angústia.
3 Quando desfalece meu espírito, conheces já a minha vereda; * no caminho, por onde ando, armam-me um laço.
4 Olha para minha direita e vê: * Não há quem me considere.
5 A ti SENHOR, clamo dizendo: * Tu és o meu refúgio e meu quinhão, na terra dos seres vivos.
6 Atende ao meu clamor, porque vivo em grande abatimento, * livra-me de quem me persegue, * pois são mais fortes do que eu.
7 Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu Nome; * e contigo farão coro as pessoas justas, porque me terás feito grande bem.

Obadias 15-21
15 "Pois o dia do Senhor está próximo
para todas as nações.
Como você fez, assim será feito a você.
A maldade que você praticou
recairá sobre você.
16 Assim como vocês beberam
do meu castigo
no meu santo monte,
também todas as nações
beberão sem parar.
Beberão até o fim
e serão como se nunca tivessem
existido.
17 Mas no monte Sião estarão os que
escaparam;
ele será santo
e a descendência de Jacó
possuirá a sua herança.
18 A descendência de Jacó será um fogo,
e a de José uma chama;
a descendência de Esaú será a palha.
Eles a incendiarão e a consumirão.
Não haverá sobreviventes
da descendên­cia de Esaú",
declara o Senhor.
19 Os do Neguebe se apossarão
dos montes de Esaú,
e os da Sefelá ocuparão
a terra dos filisteus.
Eles tomarão posse dos campos
de Efraim e de Samaria,
e Benjamim se apossará de Gileade.
20 Os israelitas exilados se apossarão
do território dos cananeus
até Sarepta;
os exilados de Jerusalém
que estão em Sefarade
ocuparão as cidades do Neguebe.
21 Os vencedores subirão ao monte Sião
para governar a montanha de Esaú.
E o reino será do Senhor.

Mateus 13: 10-17
10 Os discípulos aproximaram-se dele e perguntaram: "Por que falas ao povo por parábolas?"
11 Ele respondeu: "A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.
12 A quem tem será dado, e este terá em grande quantidade. De quem não tem, até o que tem lhe será tirado.
13 Por essa razão eu lhes falo por parábolas:
" 'Porque vendo, eles não veem
e, ouvindo, não ouvem
nem entendem'.
14 Neles se cumpre a profecia de Isaías:
" 'Ainda que estejam sempre ouvindo,
vocês nunca entenderão;
ainda que estejam sempre vendo,
jamais perceberão.
15 Pois o coração deste povo
se tornou insensível;
de má vontade
ouviram com os seus ouvidos,
e fecharam os seus olhos.
Se assim não fosse,
poderiam ver com os olhos,
ouvir com os ouvidos,
entender com o coração
e converter-se,
e eu os curaria'.
16 Mas felizes são os olhos de vocês, porque veem; e os ouvidos de vocês, porque ouvem.
17 Pois eu digo a verdade: Muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram, e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.  



 ------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal