oda227 Segunda

oda227 Segunda:
Complementares: Salmo 92; Levítico 26:3-20; 1 Tessalonicenses 4:1-8
Semicontínuas: Salmo 142; Miquéias 1:1-5; 1 Tessalonicenses 4:1-8 

Complementares:
Salmo 92 Bonum est confiteri    (LOC)
BOM é louvar ao SENHOR, * e ao teu Nome, ó altíssimo Deus, cantar louvores.
2 Anunciar de manhã a tua misericórdia * e à noite a tua fidelidade.
3 Tangendo a lira e a cítara, * com a harpa em harmonioso acorde.
4 Pois me alegraste, SENHOR, pelos teus feitos, * exultarei nas obras de tuas mãos.
5 Quão magníficas são as tuas obras, ó SENHOR, * e profundíssimos os teus pensamentos!
6 A pessoa insensata não sabe, * nem a ignorante compreende isto.
7 Não obstante brotam, como erva, os perversos, e florescem quem pratica maldade, * estão eles destinados à perpétua destruição.
8 Mas tu, SENHOR, és o Eterno, * és o nosso Deus para todo o sempre.
9 Quem te quer mal, SENHOR, perecerá; * dispersarás todas as pessoas que praticam maldade.
10 Mas exaltas o meu poder grandemente; * terei una tua unção com óleo precioso.
11 Meus olhos já viram a justiça sobre quem me quer mal, * e ouvi o que aconteceu a quem pratica a madade, quem se levanta contra mim.
12 A pessoa justa florescerá como a palmeira; * crescerá como o cedro no Líbano.
13 As pessoas plantadas na casa do SENHOR, * florescerão nos átrios de nosso Deus.
14 Mesmo na velhice frutificarão, * serão viçosos e florescentes.
15 Para mostrarem que o SENHOR é reto, * o qual é minha rocha e não há nele injustiça.

Levítico 26:3-20
3 "Se vocês seguirem os meus decretos, obedecerem aos meus mandamentos e os puserem em prática,
4 eu mandarei a vocês chuva na estação certa, e a terra dará a sua colheita e as árvores do campo darão o seu fruto.
5 A debulha prosseguirá até a colheita das uvas, e a colheita das uvas prosseguirá até a época da plantação, e vocês comerão até ficarem satisfeitos e vive­rão em segurança em sua terra.
6 "Estabelecerei paz na terra, e vocês se deitarão, e ninguém os amedrontará. Farei desa­parecer da terra os animais selvagens, e a espa­da não passará pela sua terra.
7 Vocês per­seguirão os seus inimigos, e estes cairão à espa­da diante de vocês.
8 Cinco de vocês perseguirão cem, cem de vocês perseguirão dez mil, e os seus inimigos cairão à espada diante de vocês.
9 "Eu me voltarei para vocês e os farei prolíferos; e os multiplicarei e guardarei a mi­nha ali­ança com vocês.
10 Vocês ainda estarão comendo da colheita armazenada no ano anteri­or, quan­do terão que se livrar dela para dar es­paço para a nova colheita.
11 Estabelecerei a minha habitação entre vocês e não os rejeitarei.
12 Andarei entre vocês e serei o seu Deus, e vo­cês serão o meu povo.
13 Eu sou o Senhor, o Deus de vocês, que os tirou da terra do Egito para que não mais fossem escravos deles; que­brei as traves do jugo que os prendia e os fiz andar de cabeça erguida.
O castigo por desobediência
14 "Mas, se vocês não me ouvirem e não puserem em prática todos esses mandamen­tos,
15 e desprezarem os meus decretos, rejeita­rem as minhas ordenanças, deixarem de pôr em prática todos os meus mandamentos e forem infiéis à minha aliança,
16 então assim os trata­rei: eu trarei sobre vocês pavor repentino, doenças e febre que tirarão a sua visão e definharão a sua vida. Vocês semearão inutilmente, porque os seus inimigos comerão as suas sementes.
17 O meu ­rosto estará contra vocês, e vocês serão derrotados pelos inimigos; os seus adversários os dominarão, e vocês fugirão mesmo quan­do ninguém os estiver perseguindo.
18 "Se depois disso tudo vocês não me ouvirem, eu os castigarei sete vezes mais pelos seus pecados.
19 Eu quebrarei o seu orgulho rebelde e farei que o céu sobre vocês fique co­mo ferro e a terra de vocês fique como bronze.
20 A força de vocês será gasta em vão, porque a terra não dará a sua colheita nem as árvores da terra darão o seu fruto.

1 Tessalonicenses 4:1-8  Viver para agradar a Deus
1 Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora pedimos e exortamos a vocês no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais.
2 Pois conhecem os mandamentos que demos a vocês pela autoridade do Senhor Jesus.
3 A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.
4 Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa,
5 não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus.
6 Neste assunto, ninguém prejudique seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já dissemos e asseguramos.
7 Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.
8 Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.

Semicontínuas:
Salmo 142 Voce mea ad Dominum  (LOC)
CLAMO ao SENHOR com minha voz, * com minha voz suplico ao SENHOR.
2 Derramo minha queixa em sua presença, * diante dele apresento minha angústia.
3 Quando desfalece meu espírito, conheces já a minha vereda; * no caminho, por onde ando, armam-me um laço.
4 Olha para minha direita e vê: * Não há quem me considere.
5 A ti SENHOR, clamo dizendo: * Tu és o meu refúgio e meu quinhão, na terra dos seres vivos.
6 Atende ao meu clamor, porque vivo em grande abatimento, * livra-me de quem me persegue, * pois são mais fortes do que eu.
7 Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu Nome; * e contigo farão coro as pessoas justas, porque me terás feito grande bem.

Miquéias 1:1-5
1 A palavra do Senhor que veio a Miqueias de Moresete durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá; visão que ele teve acerca de Samaria e de Jerusalém:
Julgamento contra Samaria e Judá
2 Ouçam, todos os povos;
prestem atenção, ó terra
e todos os que nela habitam;
que o Senhor,o Soberano,
do seu santo templo
testemunhe contra vocês.
3 Vejam! O Senhor já está saindo
da sua habitação;
ele desce e pisa os lugares altos da terra.
4 Debaixo dele os montes se derretem
como cera diante do fogo,
e os vales racham ao meio,
como que rasgados pelas águas
que descem velozes encosta abaixo.
5 Tudo por causa
da transgressão de Jacó,
dos pecados da nação de Israel.
Qual é a transgressão de Jacó?
Acaso não é Samaria?
Qual é o altar idólatra de Judá?
Acaso não é Jerusalém?

1 Tessalonicenses 4: 1-8  Viver para agradar a Deus
1 Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora pedimos e exortamos a vocês no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais.
2 Pois conhecem os mandamentos que demos a vocês pela autoridade do Senhor Jesus.
3 A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.
4 Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa,
5 não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus.
6 Neste assunto, ninguém prejudique seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já dissemos e asseguramos.
7 Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.
8 Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal