oda224 Quinta

oda224 Quinta
Complementares:
Salmo 65: [1-8] 9-13; Isaías 48: 1-5; Romanos 2: 12-16
Semicontínuas: Salmo 119: 105-112; Êxodo 3: 1-6; Romanos 2: 12-16

Complementares:

Salmo 65: [1-8] 9-13 Te decet hymnus (LOC)
[ A TI, ó Deus, convém o louvor em Sião; * e a ti se cumprirão os votos.
2 Ó tu, que ouves as orações, * a ti virá toda a humanidade.
3 As maldades prevalecem contra mim; * mas tu perdoas as nossas faltas.
4 Feliz quem tu escolhes e fazes chegar a ti, * para que assista em teus átrios: Teremos satisfação com a bondade de tua casa, o teu santo templo.
5 Tremendas coisas com justiça nos respondes, ó Deus da nossa salvação! * Tu, que és a esperança dos confins da terra e do mais remoto mar.
6 Pela tua fortaleza firmas as montanhas, * estando revestido de poder.
7 Tu silencias o ruído dos mares, * o estrondo de suas vagas, e o tumulto dos povos.
8 Quem habita os confins da terra temem os teus sinais; * fazes exultar de júbilo os umbrais da manhã e da tarde].
9 Visitas a terra e a refrescas; tu a enriqueces abundantemente com o pleno rio de Deus; * tu lhe preparas o trigo, quando assim predispões a terra.
10 Rega-lhe os sulcos, aplana-lhe as leivas; * amolece-a com chuvas, abençoa sua produção!
11 Coroas o ano com tua bondade, * e teus caminhos destilam fartura;
12 Destilam sobre as pastagens do deserto, * e de alegria se revestem as colinas.
13 De rebanhos se cobrem os campos, e os vales se revestem de trigo; * eles se alegram e cantam!

Isaías 48:1-5
1 "Escute isto, ó comunidade de Jacó,
vocês que são chamados
pelo nome de Israel
e vêm da linhagem de Judá,
vocês que fazem juramentos
pelo nome do Senhor
e invocam o Deus de Israel,
mas não em verdade ou retidão;
2 vocês que chamam a si mesmos
cidadãos da cidade santa
e dizem confiar no Deus de Israel;
o Senhor dos Exércitos é o seu nome:
3 Eu predisse há muito
as coisas passadas,
minha boca as anunciou,
e eu as fiz conhecidas;
então repentinamente agi,
e elas aconteceram.
4 Pois eu sabia quão obstinado você era;
os tendões de seu pescoço eram ferro,
a sua testa era bronze.
5 Por isso há muito contei a você
essas coisas;
antes que acontecessem
eu as anunciei a você
para que você não pudesse dizer:
'Meus ídolos as fizeram;
minha imagem de madeira
e meu deus de metal as determinaram'.

Romanos 2:12-16 
12Todo aquele que pecar sem a Lei, sem a Lei também perecerá, e todo aquele que pecar sob a Lei, pela Lei será julgado.
13Porque não são os que ouvem a Lei que são justos aos olhos de Deus; mas os que obedecem à Lei, estes serão declarados justos.
14(De fato, quando os gentios, que não têm a Lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a Lei;
15pois mostram que as exigências da Lei estão gravadas em seu coração. Disso dão testemunho também a sua consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os.)
16Isso tudo se verá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho.
Semicontínuas: 
Salmo 119:105-112 XIV. Lucerna pedibus meis    (LOC)
105 A TUA palavra é lâmpada para os meus pés, * e luz para o meu caminho.
106 Fiz juramento e hei de cumpri-lo, * que guardarei teus justos juízos.
107 Estou em grande aflição; * vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua palavra.
108 Aceita, ó SENHOR, as oferendas voluntárias de minha boca, * e ensina-me os teus juízos.
109 Estou sempre em perigo, * contudo, não me esqueço da tua lei.
110 Pessoas injustas me armaram ciladas, * todavia, não me desvio dos teus preceitos.
111 Tomei por herança eterna os teus testemunhos, * pois são o gozo do meu coração.
112 Inclinei o meu coração a cumprir a tua lei, * para sempre, até o fim.

Êxodo 3:1-6
1 Moisés pastoreava o rebanho de seu sogro, Jetro, que era sacerdote de Midiã. Um dia levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou a Horebe, o monte de Deus.
2 Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, não era consumida pelo fogo.
3 "Que impressionan­te!", pensou. "Por que a sarça não se queima? Vou ver isso de perto."
4 O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: "Moisés, Moisés!"
"Eis-me aqui", respondeu ele.
5 Então disse Deus: "Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa".
6 Disse ainda: "Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó". Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus.

Romanos 2:12-16 
12 Todo aquele que pecar sem a Lei, sem a Lei também perecerá, e todo aquele que pecar sob a Lei, pela Lei será julgado.
13 Porque não são os que ouvem a Lei que são justos aos olhos de Deus; mas os que obedecem à Lei, estes serão declarados justos.
14 (De fato, quando os gentios, que não têm a Lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a Lei;
15 pois mostram que as exigências da Lei estão gravadas em seu coração. Disso dão testemunho também a sua consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os.)
16 Isso tudo se verá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho.      

 ----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal