oda215 Segunda

oda215 Segunda

Complementares: Salmo 119:161-168; 1 Reis 21:1-16; 1 Tessalonicenses 4:9-12
Semicontínuas: Salmo 47; Gênesis 22:15-18; 1 Tessalonicenses 4:9-12 

Salmo 119:161-168  XXI. Principes persecuti sunt (LOC)
GENTE PODEROSA me persegue sem causa; * mas meu coração teme a tua palavra.
162 Folgo com a tua palavra, * como quem outrora achava um grande tesouro.
163 Aborreço e detesto a falsidade, * porém amo a tua lei.
164 Louvo-te sete vezes por dia, * pela excelência dos teus juizos
165 Goza muita paz  quem se compraz na tua lei; * o SENHOR lhes livra da queda.
166 Espero, ó SENHOR, na tua salvação, * e guardo os teus mandamentos.
167 A minha alma observa os teus testemunhos, * e os ama intensamente.
168 Obedeço a teus preceitos e a teus juízos, * porque vês meu coração, conheces o meu pensar e não há segredo algum oculto aos teus olhos.

1 Reis 21:1-16
1 E sucedeu, depois destas coisas, que Nabote, o jezreelita, tinha uma vinha, a qual estava em Jezreel, junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria.
2 E Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que eu possa tê-la como horta de ervas, porque ela está perto da minha casa; e te darei por ela uma vinha melhor; ou, se te parecer bom, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.
3 E Nabote disse a Acabe: O SENHOR me proíba de te dar a herança dos meus pais.
4 E Acabe chegou à sua casa revoltado e aborrecido por causa da palavra que Nabote, o jezreelita, lhe havia falado; porquanto ele tinha dito: Não te darei a herança dos meus pais. E ele se deitou na sua cama, e virou a sua face, e não quis comer pão algum.
5 Todavia, Jezabel, a sua esposa, veio até ele e lhe disse: Por que o teu espírito está tão triste, a ponto de não comeres mais pão algum?
6 E ele lhe disse: Porque eu falei com Nabote, o jezreelita, e disse a ele: Dá-me a tua vinha em troca de dinheiro; ou, ainda, se te aprouver, eu te darei uma outra vinha por ela; e ele respondeu: Não te darei a minha vinha.
7 E Jezabel, a sua esposa, disse a ele: Tu governas agora o reino de Israel? Levanta-te, e come pão, e deixa o teu coração ficar contente. Eu te darei a vinha de Nabote, o jezreelita.
8 Assim, ela escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com o selo dele, e enviou as cartas para os anciãos e para os nobres que estavam na sua cidade, habitando com Nabote.
9 E ela escreveu nas cartas, dizendo: Proclamai um jejum, e ponde Nabote no alto, no meio do povo;
10 e ponde dois homens, filhos de Belial, diante dele, para dar testemunho contra ele, dizendo: Tu blasfemaste contra Deus e contra o rei. E, depois, carregai-o para fora e apedrejai-o, para que morra.
11 E os homens da sua cidade, a saber, os anciãos e os nobres que eram habitantes da sua cidade, fizeram segundo Jezabel lhes mandou, e segundo estava escrito nas cartas que ela lhes havia enviado.
12 E proclamaram um jejum, e puseram Nabote no alto no meio do povo.
13 E ali chegaram dois homens, filhos de Belial, e se assentaram diante dele; e os homens de Belial testemunharam contra ele, justamente contra Nabote, na presença do povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. Eles, então, carregaram- no para fora da cidade e o apedrejaram com pedras, de modo que morreu.
14 Então, eles mandaram dizer a Jezabel: Nabote está apedrejado e está morto.
15 E sucedeu, quando Jezabel ouviu que Nabote fora apedrejado, e estava morto, que Jezabel disse a Acabe: Levanta-te, toma posse da vinha de Nabote, o jezreelita, a qual ele se recusou a te dar em troca de dinheiro; porque Nabote não está vivo, mas morto.
16 E sucedeu, quando Acabe ouviu que Nabote estava morto, que Acabe se levantou para descer até a vinha de Nabote, o jezreelita, para dela tomar posse.

1Tessalonicenses 4:9-12    (KJ)
9 Mas, quanto ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros;
10 porque também já assim o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Mas vos suplicamos, irmãos, que continueis a progredir mais e mais,
11 e que procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado;
12 para que andeis honestamente para com os que estão de fora e para que não tenhais falta de nada.

Semicontínuas: 

Salmo 47
Omnes gentes, plaudite   (LOC)
VOCÊS, todos os povos, batam palmas; * aplaudam a Deus com vozes de júbilo.
2 Porque o SENHOR é altíssimo e poderoso; * é ele o grande Rei sobre toda a terra.
3 Ele subjugará os povos, * e submeterá as nações.
4 Escolherá uma herança para nós, * a glória de seu povo, a quem amou.
5 Deus foi exaltado com exclamações de triunfo; * o SENHOR foi exaltado ao som de trombetas.
6 Cantem louvores ao Senhor Deus, cantem louvores; * cantem louvores a nosso Rei, cantem louvores!
7 Porque Deus é Rei em toda a terra; * cantem louvores com inteligência.
8 Deus reina sobre as nações; * Deus está sentado em seu santo trono.
9 Os príncipes dos povos se reúnem para ser o povo do Deus de Abraão; *porquanto a Deus, que é sumamente elevado, pertencem os príncipes da terra.

Gênesis 22:15-18
15 E o anjo do SENHOR chamou a Abraão do céu uma segunda vez,
16 e disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR, pois porque tu fizeste tal coisa, e não negaste teu filho, teu único filho;
17 em bênção eu te abençoarei, e em multiplicação eu multiplicarei tua semente como as estrelas do céu, e como a areia que está sobre a beira do mar; e a tua semente possuirá o portão dos seus inimigos;
18 e em tua semente todas as nações da terra serão abençoadas, porque tu obedeceste à minha voz.

1Tessalonicenses 4:9-12    (KJ)
9 Mas, quanto ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros;
10 porque também já assim o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Mas vos suplicamos, irmãos, que continueis a progredir mais e mais,
11 e que procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado;
12 para que andeis honestamente para com os que estão de fora e para que não tenhais falta de nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal