oda209 Segunda

oda209 Segunda 
Complementares: Salmo 6; Miquéias 7:1-7; Apocalipse 2:1-7 
Semicontínuas: Salmo 86:11-17; Gênesis 16:1-15; Apocalipse 2:1-7 

Complementares:
Salmo 6
Domine, ne in furore   (LOC)
Ó SENHOR, não me repreendas na tua indignação, * nem na tua ira me castigues. 
2 Tem compaixão de mim, SENHOR, no meu abatimento *  sara-me, ó SENHOR, que meus ossos estão abalados. 
3 Minha alma está também sobremodo aflita; * mas tu, SENHOR, até quando? 
4 Volta-te, SENHOR, livra a minha alma; * salva-me, por amor de tua misericórdia. 
5 Porque na morte não há lembrança de ti; * no sepulcro quem te louvará? 
6 Cansei de gemer; * cada noite, banho de lágrimas o meu leito. 
7 Meus olhos desfalecem de mágoa; * e envelhecem por causa dos meus opressores. 
8 Afaste-se de mim quem pratica o mal; “ o SENHOR já ouviu a voz do meu lamento. 
9 Atendeu o SENHOR à minha súplica; * e aceitará a minha oração. 
10 Envergonhe-se quem me quer mal; * torne atrás e se arrependa. 

Miquéias 7:1-7
1 Que desgraça a minha!
Sou como quem colhe frutos de verão
na respiga da vinha;
não há nenhum cacho de uvas
para provar,
nenhum figo novo que eu tanto desejo.
2 Os piedosos desapareceram do país;
não há um justo sequer.
Todos estão à espreita
para derramar sangue;
cada um caça seu irmão com uma armadilha.
3 Com as mãos prontas para fazer o mal
o governante exige presentes,
o juiz aceita suborno,
os poderosos impõem o que querem;
todos tramam em conjunto.
4 O melhor deles é como espinheiro,
e o mais correto
é pior que uma cerca de espinhos.
Chegou o dia anunciado
pelas suas sentinelas,
o dia do castigo de Deus.
Agora reinará a confusão entre eles.
5 Não confie nos vizinhos;
nem acredite nos amigos.
Até com aquela que o abraça
tenha cada um cuidado com o que diz.
6 Pois o filho despreza o pai,
a filha se rebela contra a mãe,
a nora, contra a sogra;
os inimigos do homem
são os seus próprios familiares.
7 Mas, quanto a mim,
ficarei atento ao Senhor,
esperando em Deus, o meu Salvador,
pois o meu Deus me ouvirá.

Apocalipse 2:1-7 
1 "Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro."
2 Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores.
3 "Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome e não tem desfalecido.
4 "Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor.
5 Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele.
6 Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas , como eu também as odeio.
7 "Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.

Semicontínuas: 
Salmo 86:11-17
Inclina, Domine (LOC)
11 Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e eu andarei na tua verdade;* une o meu coração para só temer o teu Nome.
12 Te Louvarei, ó SENHOR meu Deus, de todo o meu coração; * e glorificarei teu Nome para sempre.
13 Porque grande é tua misericórdia para comigo; * e livraste minha alma das profundezas da morte.
14 Ó Deus, gente orgulhosa tem-se levantado contra mim; pessoas violentas, reunidas, têm procurado tirar-me a vida; * e não te puseram diante de seus olhos.
15 Tu, meu SENHOR, és um Deus compassivo e benigno; * tardio em irar-se, e abundante em graça e verdade.
16 Volta-te para mim e tem de mim piedade; * fortalece quem te serve e salva o que nasceu de tua serva.
17 Mostra-me uma prova do teu favor, para que a vejam e se envergonhem quem me odeia;* pois tu, SENHOR, me tens ajudado e confortado.

Gênesis 16:1-15
1 Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera ne­nhum filho. Como tinha uma serva egíp­cia, chamada Hagar,
2 disse a Abrão: "Já que o Senhor me impediu de ter filhos, possua a mi­nha serva; talvez eu possa formar família por meio dela". Abrão atendeu à proposta de Sarai.
3 Quando isso aconteceu, já fazia dez anos que Abrão, seu marido, vivia em Canaã. Foi nessa ocasião que Sarai, sua mulher, lhe entregou sua serva egípcia Hagar.
4 Ele possuiu Ha­gar, e ela engravidou.
Quando se viu grávida, começou a olhar com desprezo para a sua senhora.
5 Então Sarai disse a Abrão: "Caia sobre você a afronta que venho sofrendo. Coloquei minha serva em seus braços e, agora que ela sabe que engravidou, despreza-me. Que o Senhor seja o juiz entre mim e você".
6 Respondeu Abrão a Sarai: "Sua serva está em suas mãos. Faça com ela o que achar melhor". Então Sarai tanto maltratou Hagar que esta acabou fugindo.
7 O Anjo do Senhor encontrou Hagar perto de uma fonte no de­serto, no caminho de Sur,
8 e perguntou-lhe: "Ha­gar, serva de Sarai, de onde você vem? Para onde vai?"
Respondeu ela: "Estou fugindo de Sarai, a minha senhora".
9 Disse-lhe então o Anjo do Senhor: "Vol­te à sua senhora e sujeite-se a ela".
10 Disse mais o Anjo: "Multiplicarei tanto os seus descendentes que ninguém os poderá contar".
11 Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor:
"Você está grávida e terá um filho,
e lhe dará o nome de Ismael,
porque o Senhor a ouviu
em seu sofrimento.
12 Ele será como jumento selvagem;
sua mão será contra todos,
e a mão de todos contra ele,
e ele viverá em hostilidade
contra todos os seus irmãos".
13 Este foi o nome que ela deu ao Senhor, que lhe havia falado: "Tu és o Deus que me vê", pois dissera: "Teria eu visto Aquele que me vê?"
14 Por isso o poço, que fica entre Cades e Bere­de, foi chamado Beer-Laai-Roi.
15 Hagar teve um filho de Abrão, e este lhe deu o nome de Ismael.

Apocalipse 2:1-7 
1 "Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro."
2 Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores.
3 "Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome e não tem desfalecido.
4 "Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor.
5 Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele.
6 Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas , como eu também as odeio.
7 "Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal