oda203 Segunda

oda203 Segunda: 

Complementares: Salmo 105:1-11,37-45; Josué 1:1-11; 1 Tessalonicenses 3:1-5 
Semicontínuas: Salmo 126; Gênesis 23:1-19; 1 Tessalonicenses 3:1-5 

Complementares:
Salmo 105:1-11,37-45
Confitemini Domino (LOC)
RENDAM graças ao SENHOR, invoquem o seu Nome; * façam conhecidos os seus feitos entre os povos.
2 Cantem-lhe, cantem-lhe louvores; * meditem em todas as suas maravilhas.
3 Gloriem-se no seu santo Nome, * regozije-se o coração de que busca o SENHOR.
4 Busquem o SENHOR e a sua fortaleza. * Busquem perpetuamente a sua face.
5 Lembremse das maravilhas que tem feito, * dos seus milagres e dos julgamentos, que proferiu.
6 Vocês, descendência de Abraão, seu servo, * vocês, descendência de Jacó, sua escolhida.
7 Ele é o SENHOR nosso Deus; * os seus julgamentos estão em toda a terra.
8 Lembrem-se para sempre da sua aliança; * da palavra que ordenou para milhares de gerações.
9 Da aliança que fez com Abraão, * e do juramento que fez a Isaque.
10 E confirmou a Jacó por decreto, * a Israel por aliança perpétua.
11 Dizendo: A ti darei a terra de Canaã, * como parte da herança de vocês.
37 Fez o povo sair do Egito com prata e ouro, *e não houve nele ninguém que fraquejasse.
38 Regozijou-se o Egito quando saíram, *porque o temor os dominava.
39 Estendeu uma nuvem para servir de cobertura, *e um fogo para alumiar de noite.
40 Pediram, e ele fez vir codornizes, *e os saciou de pão do céu.
41 Fendeu a rocha e brotaram águas, *as quais correram, qual rio, pelos lugares áridos.
42 Porquanto ele se lembrou de sua santa palavra, *e de Abraão, seu servo.
43 Fez sair com alegria o seu povo, *e com canto de júbilo as pessoas que escolhera.
44 Deu-lhes as terras das nações, *e herdaram o trabalho dos povos;
45 Para que guardassem os seus mandamentos, *e observassem as suas leis.

Gênesis 43:1-3
1 A fome continuava rigorosa na terra.
2 Assim, quando acabou todo o trigo que os fi­lhos de Jacó tinham tra­zido do Egito, seu pai lhes disse: "Voltem e comprem um pouco mais de comida para nós".
3 Mas Judá lhe disse: "O homem nos adver­tiu s­everamente: 'Não voltem à minha presença, a não ser que tragam o seu irmão'.

Josué 1:1-11
1 Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés:
2 "Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.
3 Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês.
4 Seu território se esten­derá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas até o mar Gran­de, no oeste.
5 Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.
6 "Seja forte e corajoso, porque você con­duzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.
7 Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés ordenou a você; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar.
8 Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido.
9 Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".
10 Assim Josué ordenou aos oficiais do povo:
11 "Percorram o acampamento e ordenem ao povo que prepare as provisões. Daqui a três dias vocês atravessarão o Jordão neste ponto, para entrar e tomar posse da terra que o ­Senhor, o seu Deus, lhes dá".

1 Tessalonicenses 3:1-5 
1 Por isso, quando não pudemos mais suportar, achamos por bem permanecer sozinhos em Atenas
2 e, assim, enviamos Timóteo, nosso irmão e cooperador de Deus no evangelho de Cristo, para fortalecê-los e dar a vocês ânimo na fé,
3 para que ninguém seja abalado por essas tribulações. Vocês sabem muito bem que fomos designados para isso.
4 Quando estávamos com vocês, já dizíamos que seríamos perseguidos, o que realmente aconteceu, como vocês sabem.
5 Por essa razão, não suportando mais, enviei Timóteo para saber a respeito da fé que vocês têm, a fim de que o tentador não os seduzisse, tornando inútil o nosso esforço.

Semicontínuas:
Salmo 126
In convertendo          (LOC)
QUANDO o SENHOR nos fez voltar do cativeiro, * estávamos como sonhando.
2 Era toda risonha a nossa boca  e jubiloso cântico a nossa língua. * dizia-se então entre as nações: * Grandes coisas fez em seu favor o SENHOR.
3 Na verdade, maravilhas fez por nós o SENHOR, * por isso estamos cheios de júbilo.
4 Reconduze, ó SENHOR, as pessoas cativas, * como as torrentes do Sul.
5 Quem semeia em lágrimas, * ceifará com alegria.
6 Quem  leva chorando a preciosa semente para semear, * tornará cantando de alegria, sobraçando grandes feixes.

Gênesis 23:1-19
A morte de Sara
1 Sara viveu cento e vinte e sete anos
2 e morreu em Quiriate-Arba, que é He­brom, em Canaã; e Abraão foi lamentar e chorar por ela.
3 Depois Abraão deixou ali o corpo de sua mulher e foi falar com os hititas:
4 "Sou apenas um estrangeiro entre vocês. Cedam-me alguma propriedade para sepultura, para que eu tenha onde enterrar a minha mulher".
5 Responderam os hititas a Abraão:
6 "Ouça-nos, senhor; o senhor é um príncipe de Deus em nosso meio. Enterre a sua mulher nu­ma de nossas sepulturas, na que lhe parecer me­lhor. Ne­nhum de nós recusará ceder-lhe sua sepultura para que enterre a sua mulher".
7 Abraão levantou-se, curvou-se perante o povo daquela terra, os hititas,
8 e disse-lhes: "Já que vocês me dão permissão para sepultar minha ­mulher, peço que intercedam por mim junto a Efrom, filho de Zoar,
9 a fim de que ele me ceda a caverna de Macpela, que lhe pertence e se encontra na divisa do seu campo. Peçam-lhe que a ceda a mim pelo preço justo, para que eu tenha uma propriedade para sepultura entre vocês".
10 Efrom, o hitita, estava sentado no meio do seu povo e respondeu a Abraão, sendo ouvi­do por todos os hititas que tinham vindo à porta da cidade:
11 "Não, meu senhor. Ouça-me, eu lhe cedo o campo e também a caverna que nele está. Cedo-os na presença do meu povo. Sepulte a sua mulher".
12 Novamente Abraão curvou-se perante o povo daquela terra
13 e disse a Efrom, sendo ou­vido por todos: "Ouça-me, por favor. Pagarei o preço do campo. Aceite-o, para que eu possa sepultar a minha mulher".
14 Efrom respondeu a Abraão:
15 "Ouça-me, meu senhor: aquele pedaço de terra vale quatro­centas peças de prata, mas o que significa isso entre mim e você? Sepulte a sua mulher".
16 Abraão concordou com Efrom e pesou-lhe o valor por ele estipulado diante dos hititas: quatrocentas peças de prata, de acordo com o peso corrente entre os merca­dores.
17 Assim o campo de Efrom em Macpela, perto de Manre, o próprio campo com a caverna que nele há e todas as árvores dentro das divisas do campo, foi transferido
18 a Abraão como sua propriedade diante de todos os hititas que tinham vindo à porta da cidade.
19 Depois disso, Abraão sepultou sua mulher Sara na caverna do campo de Macpela, perto de Man­re, que se en­contra em Hebrom, na terra de Canaã.

1 Tessalonicenses 3:1-5 
1 Por isso, quando não pudemos mais suportar, achamos por bem permanecer sozinhos em Atenas
2 e, assim, enviamos Timóteo, nosso irmão e cooperador de Deus no evangelho de Cristo, para fortalecê-los e dar a vocês ânimo na fé,
3 para que ninguém seja abalado por essas tribulações. Vocês sabem muito bem que fomos designados para isso.
4 Quando estávamos com vocês, já dizíamos que seríamos perseguidos, o que realmente aconteceu, como vocês sabem.
5 Por essa razão, não suportando mais, enviei Timóteo para saber a respeito da fé que vocês têm, a fim de que o tentador não os seduzisse, tornando inútil o nosso esforço.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal