Oda198 Terça

Oda198 Terça: Complementares: Salmo 40:1-8; Oséas 8:11-14;10:1-2;  Hebreus 13:1-16. Semicontínuas Salmo 119:41-48; Gênesis 17:1-27; Hebreus 13:1-16

Complementares: 
Salmo 40:1-8    Expectans expectavi   (LOC)
TENHO esperado no SENHOR com perseverança; * ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.
2 Arrancou-me duma cova de perdição, dum lamaçal imundo; * colocou meus pés sobre a rocha, tornando firmes meus passos.
3 Em minha boca pôs um novo cântico, um hino de louvor a nosso Deus; * isso muita gente vê com temor e no SENHOR confia.
4 Feliz quem põe no SENHOR a sua confiança; * que não dá atenção a gente arrogante, nem quem se desvia para a mentira.
5 Muitas são, SENHOR, Deus meu, as tuas maravilhas e muitos os teus desígnios a nosso favor; *
quisera eu manifestá-los e expô-los; mas são tão numerosos, que não podem ser contados.
6 Não é em sacrifícios e oferendas que tu te comprazes; abriste os meus ouvidos; * não reclamaste sacrifício e ofertas pelo pecado.
7 Disse eu então: Eis aqui sou vindo; * no teu livro está escrito a meu respeito.
8 Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; * e tua lei está no fundo de meu coração.

Oséas 8:11-14;10:1-2  (KJ)
11 Porque Efraim fez muitos altares para pecar; esses altares serão para ele pecar.
12 Eu escrevi a ele as grandes coisas da minha lei, mas foram consideradas algo estranho.
13 Eles sacrificam carne pelos sacrifícios das minhas ofertas, e a comem; mas o SENHOR não as aceita; agora se lembrará da sua iniquidade, e voltará os seus pecados; eles voltarão para o Egito.
14 Porque Israel se esqueceu do seu Criador, e edificou templos; e Judá multiplicou cidades fortificadas. Mas eu enviarei um fogo sobre as suas cidades, que consumirá os seus palácios.
Oséias 10:1-2
1 Israel é uma videira vazia, que dá fruto para si mesmo; conforme a abundância do seu fruto, multiplicou também os altares; conforme a bondade da sua terra, assim, fizeram boas imagens.
2 O seu coração está dividido, agora serão achados em falta; ele demolirá os seus altares, e destruirá as suas imagens.


Hebreus 13:1-16. (KJ)
1 Que o amor fraternal continue.
2 Não vos esqueçais de receber estranhos, porque assim alguns receberam anjos, sem o saberem.
3 Lembrai-vos daqueles em cativeiro, como se estivésseis cativos com eles, e daqueles que sofrem adversidades, como se vós as sofrêsseis também no vosso corpo.
4 Que o casamento seja honroso entre todos, e a cama sem mácula; porém, aos prostitutos e adúlteros, Deus os julgará.
5 Sejam as vossas conversas sem cobiça; contentai-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
6 Para que pudéssemos confiantemente dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que o homem me possa fazer.
7 Lembrai-vos daqueles que têm o domínio sobre vós, que vos falaram a palavra de Deus, cuja fé deveis seguir, considerando a finalidade de suas admoestações.
8 Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e para sempre.
9 Não vos deixeis levar por doutrinas diversas e estranhas, porque bom é que o coração se estabeleça com graça; e não com alimentos que em nada beneficiaram aos que deles se ocuparam.
10 Nós temos um altar, onde não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo.
11 Porque os corpos dos animais, cujo sangue é trazido ao santuário pelo sumo sacerdote em razão do pecado, são queimados fora do campo.
12 E por isso também Jesus, para santificar o povo com o seu próprio sangue, sofreu fora do portão.
13 Saiamos, pois, ao seu encontro fora do campo, levando a sua desonra.
14 Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura.
15 Por ele, portanto, ofereçamos sacrifício de louvor a Deus continuamente, isto é, o fruto dos nossos lábios dando graças ao seu nome.
16 E não vos esqueçais de fazer o bem e da solidariedade, porque de tais sacrifícios Deus muito se agrada.

Semicontínuas 
Salmo 119:41-48
: VI. Et veniat super me   (LOC)
VENHAM sobre mim, SENHOR, as tuas misericórdias,* e a tua salvação, segundo a tua promessa.
42 Assim terei o que responder a quem me afronta, * pois confio na tua lei.
43 Que a palavra da verdade não se afaste de minha boca, * porquanto em teus juízos tenho esperado.
44 Então hei de guardar continuamente a tua lei, * para todo o sempre.
45 E andarei em liberdade; * porque me alegro em teus preceitos.
46 Perante reis, falarei de teus testemunhos, * e de modo algum me envergonharei.
47 Terei prazer em teus mandamentos, * os quais tenho amado sobremaneira.
48 Para teus mandamentos, que tanto amo, levantarei minhas mãos, * e em teus preceitos meditarei.

Gênesis 17:1-27   (KJ)
1 E quando Abrão era da idade de noventa e nove anos, o SENHOR apareceu a Abrão, e lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda diante de mim, e sê perfeito.
2 E eu farei o meu pacto entre mim e ti, e multiplicar-te-ei excessivamente.
3 E Abrão caiu sobre a sua face, e Deus falou com ele, dizendo:
4 Quanto a mim, eis que o meu pacto é contigo, e tu serás um pai de muitas nações.
5 O teu nome não se chamará mais Abrão, mas teu nome será Abraão, pois pai de muitas nações eu te fiz.
6 E eu te farei extremamente fértil, e farei nações de ti, e reis sairão de ti.
7 E eu estabelecerei o meu pacto entre mim e ti, e tua semente depois de ti nas suas gerações, para um pacto eterno, para ser um Deus para ti, e para tua semente depois de ti.
8 E eu darei a ti, e para a tua semente depois de ti, a terra em que és estrangeiro, toda a terra de Canaã, para possessão eterna, e eu serei seu Deus.
9 E Deus disse a Abraão: Portanto, tu guardarás o meu pacto, tu, e tua semente depois de ti nas suas gerações.
10 Este é o meu pacto, que guardareis, entre mim e vós e tua semente depois de ti: Todo filho homem entre vós será circuncidado.
11 E vós circuncidareis a carne do vosso prepúcio, e será um sinal do pacto entre mim e vós.
12 E aquele que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo filho homem nas vossas gerações, aquele que é nascido em casa, ou comprado com dinheiro de algum estrangeiro, que não é da tua semente.
13 Aquele que é nascido em tua casa, e aquele que é comprado com teu dinheiro deverá ser circuncidado; e meu pacto estará na vossa carne como um pacto eterno.
14 E o homem incircunciso cuja carne do seu prepúcio não for circuncidada, esta alma será cortada de seu povo; ele quebrou o meu pacto.
15 E Deus disse a Abraão: Quanto a Sarai, tua esposa, não chamarás seu nome Sarai, mas Sara será seu nome.
16 E eu a abençoarei, e te darei também um filho dela; e a abençoarei, e ela será uma mãe de nações; reis de povos virão dela.
17 E o SENHOR disse: Eu ocultarei de Abraão as coisas que faço,
18 E Abraão disse a Deus: Que Ismael possa viver diante de ti!
19 E Deus disse: Sara, tua esposa, de fato te gerará um filho, e tu chamarás seu nome Isaque. E eu estabelecerei o meu pacto com ele como pacto eterno, e com sua semente depois dele.
20 E quanto a Ismael, eu te ouvi: Eis que o tenho abençoado, e o farei frutífero, e o multiplicarei excessivamente; doze príncipes ele gerará, e eu farei dele uma grande nação.
21 Mas, o meu pacto eu estabelecerei com Isaque, que Sara te gerará neste tempo determinado, no próximo ano.
22 E deixou de falar com ele, ascendeu Deus de junto de Abraão.
23 E Abraão tomou Ismael, seu filho, e todos os que haviam nascido em sua casa, e todos os que haviam sido comprados com seu dinheiro, todo homem entre os homens da casa de Abraão, e circuncidou a carne de seu prepúcio no mesmo dia, como Deus lhe havia dito.
24 E Abraão era da idade de noventa e nove anos, quando ele foi circuncidado na carne de seu prepúcio.
25 E Ismael, seu filho, era da idade de treze anos quando ele foi circuncidado na carne de seu prepúcio.
26 No mesmo dia foi circuncidado Abraão e seu filho Ismael.
27 E todos os homens de sua casa, nascidos na casa, e comprados com dinheiro de estrangeiros, foram circuncidados com ele.

Hebreus 13:1-16. (KJ)
1 Que o amor fraternal continue.
2 Não vos esqueçais de receber estranhos, porque assim alguns receberam anjos, sem o saberem.
3 Lembrai-vos daqueles em cativeiro, como se estivésseis cativos com eles, e daqueles que sofrem adversidades, como se vós as sofrêsseis também no vosso corpo.
4 Que o casamento seja honroso entre todos, e a cama sem mácula; porém, aos prostitutos e adúlteros, Deus os julgará.
5 Sejam as vossas conversas sem cobiça; contentai-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
6 Para que pudéssemos confiantemente dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que o homem me possa fazer.
7 Lembrai-vos daqueles que têm o domínio sobre vós, que vos falaram a palavra de Deus, cuja fé deveis seguir, considerando a finalidade de suas admoestações.
8 Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e para sempre.
9 Não vos deixeis levar por doutrinas diversas e estranhas, porque bom é que o coração se estabeleça com graça; e não com alimentos que em nada beneficiaram aos que deles se ocuparam.
10 Nós temos um altar, onde não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo.
11 Porque os corpos dos animais, cujo sangue é trazido ao santuário pelo sumo sacerdote em razão do pecado, são queimados fora do campo.
12 E por isso também Jesus, para santificar o povo com o seu próprio sangue, sofreu fora do portão.
13 Saiamos, pois, ao seu encontro fora do campo, levando a sua desonra.
14 Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura.
15 Por ele, portanto, ofereçamos sacrifício de louvor a Deus continuamente, isto é, o fruto dos nossos lábios dando graças ao seu nome.
16 E não vos esqueçais de fazer o bem e da solidariedade, porque de tais sacrifícios Deus muito se agrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal