oda173 Segunda-feira

oda173 Segunda-feira: Salmo 104:24-34,35b; Joel 2:18-29; Romanos 8:18-24 

Salmos Litúrgicos  Livro IV   Vigésimo Dia: Oração Vespertina
Salmo 104:24-34,35b
Benedic, anima mea    (LOC)
24 Ó SENHOR, quão numerosas são as tuas obras! * Todas elas fizeste com sabedoria; cheia está a terra de tuas riquezas.
25 Eis aí o mar grande e vasto, * onde se movem seres inumeráveis.
26 Ali andam os navios, * e o leviatã que formaste para com ele brincar.
27 Todas as criaturas esperam de ti, * que a tempo lhes dês o seu sustento.
28 Tu lhes distribuis e eles recolhem, * abres a mão e ficam saciados.
29 Ocultas tua face e ficam perturbadas; * se lhes tiras o fôlego, perecem e tornam-se no pó que eram.
30 Envias-lhes teu espírito e eles são criados; * e assim renovas a face da terra.
31 Seja para sempre a glória do SENHOR! * Regozije-se o SENHOR em suas obras!
32 Olha Deus para a terra e ela estremece; * toca as montanhas e elas fumegam.
33 Cantarei ao SENHOR enquanto eu viver; * cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu tiver existência.
34 Seja-lhe aceitável a minha meditação; * eu me alegrarei no SENHOR.
35b Bendiga ó minha alma, ao SENHOR. Louvem ao SENHOR.

Joel 2:18-29
18Então o Senhor mostrou zelo
por sua terra
e teve piedade do seu povo.
19O Senhor respondeu ao seu povo:
"Estou enviando para vocês trigo,
vinho novo e azeite,
o bastante
para satisfazê-los plenamente;
nunca mais farei de vocês
objeto de zombaria para as nações.
20"Levarei o invasor que vem do norte
para longe de vocês,
empurrando-o
para uma terra seca e estéril,
a vanguarda para o mar oriental
e a retaguarda para o mar ocidental.
E a sua podridão subirá;
o seu mau cheiro se espalhará".
Ele tem feito coisas grandiosas!
21Não tenha medo, ó terra;
regozije-se e alegre-se.
O Senhor tem feito coisas grandiosas!
22Não tenham medo, animais do campo,
pois as pastagens estão ficando verdes.
As árvores estão dando os seus frutos;
a figueira e a videira
estão carregadas.
23Ó povo de Sião, alegre-se
e regozije-se no Senhor,
o seu Deus,
pois ele dá a vocês as chuvas de outono,
conforme a sua justiça.
Ele envia a vocês muitas chuvas,
as de outono e as de primavera,
como antes fazia.
24As eiras ficarão cheias de trigo;
os tonéis transbordarão
de vinho novo e de azeite.
25"Vou compensá-los
pelos anos de colheitas
que os gafanhotos destruíram:
o gafanhoto peregrino,
o gafanhoto devastador,
o gafanhoto devorador
e o gafanhoto cortador,
o meu grande exército
que enviei contra vocês.
26Vocês comerão até ficarem satisfeitos,
e louvarão o nome do Senhor,
o seu Deus,
que fez maravilhas em favor de vocês;
nunca mais o meu povo será humilhado.
27Então vocês saberão
que eu estou no meio de Israel.
Eu sou o Senhor, o seu Deus,
e não há nenhum outro;
nunca mais o meu povo será humilhado.
O dia do Senhor
28"E, depois disso,
derramarei do meu Espírito
sobre todos os povos.
Os seus filhos e as suas filhas
profetizarão,
os velhos terão sonhos,
os jovens terão visões.
29Até sobre os servos e as servas
derramarei do meu Espírito
naqueles dias.

Romanos 8:18-24 
18Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.
19A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados.
20Pois ela foi submetida à inutilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança
21de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade dos filhos de Deus.
22Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto.
23E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.
24Pois nessa esperança fomos salvos. Mas esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Inicial

Página Inicial
voltar para a página principal